Incrível remédio caseiro para eliminar o mau odor nas axilas

Além de aplicar este remédio, é fundamental que procuremos manter as axilas sempre depiladas, não por uma questão estética, mas sim para evitar o desenvolvimento de fungos e bactérias que causam o mau cheiro.
Incrível remédio caseiro para eliminar o mau odor nas axilas
Renata Sylwia Kosierb Fernández

Revisado e aprovado por a dietista Renata Sylwia Kosierb Fernández.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Para algumas pessoas, eliminar o mau odor nas axilas é um problema maior do que para outras. As axilas são uma das partes do corpo que, devido ao suor, produzem um odor desagradável.

Existe um remédio caseiro para eliminar o mau odor nas axilas, simples e barato, que pode substituir o desodorante. Antes de revelar este remédio, é necessário conhecer a causa deste odor, para assim, além de contar com o remédio, nós possamos aprender a tratá-lo e preveni-lo.

O que é a transpiração?

A transpiração é a ação pela qual suamos. É uma função vital de nosso corpo, por meio da qual eliminamos toxinas e a temperatura corporal se regula.

Quando a temperatura de nosso corpo aumenta, ele começa a transpirar e aparece o suor. O suor em si não possui cheiro, mas o odor desagradável se desenvolve quando o suor se mistura com as bactérias presente em nossa pele.

Os lugares nos quais este problema se localiza com mais frequência são nas axilas, nos pés e nas mãos.

Em alguns momentos e, em algumas pessoas, a transpiração é excessiva e isso pode se tornar um problema.

Remédio caseiro para eliminar o mau odor nas axilas: creme caseiro

Um remédio simples, rápido, barato e eficaz, que podemos preparar nós mesmos, é o seguinte. Ele poderá substituir o desodorante normal que usamos:

Ingredientes:

  • Um pote de creme hidratante para o corpo, de preferência potes redondos de 200 ml, já que assim é mais cômodo fazer a mistura.
  • Ácido bórico, à venda em drogarias em formato de bolsa de 100 g (barato).

Preparação

Abra o pote de creme. Tire duas colheradas de sopa do creme e adicione uma de ácido bórico. Mexa para que fique tudo bem misturado. Tenha um cuidado especial com o ácido bórico, lave as mãos depois de usá-lo.

Cuidado para que não caia em superfícies e fique sem limpar. Também não deixe cair na pele em estado puro.

Aplicação

A aplicação deste desodorante caseiro deve substituir por completo o desodorante usado normalmente para ter um efeito mais eficaz. Este produto para eliminar o odor das axilas deve ser usado como um desodorante normal, pela manhã, ao sair de casa, etc.

Pouco a pouco, o odor será neutralizado graças ao ácido bórico, que atua como antisséptico. Também será possível notar uma redução da transpiração.

Seu uso também pode se estender aos pés ou a outras partes do corpo que apresentem este problema.

Reduzir a transpiração: outros conselhos

Alguns conselhos que também ajudarão a reduzir, se não eliminar, a transpiração, são os seguintes:

  • Use tecidos de algodão, que permitem que a pele respire.
  • Evite consumir café, álcool ou substâncias picantes em excesso.
  • Evite situações extremas de nervosismo, preocupação e ansiedade, que causem uma transpiração excessiva em seu corpo.
  • Use meias e calçados com uma boa ventilação e troque, se necessário, várias vezes ao dia.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Tufano, M., Palomba, F., Bavota, G., Olivetox, R., Di Penta, M., De Lucia, A., & Poshyvanyk, D. (2015). When and why your code starts to smell bad. In Proceedings – International Conference on Software Engineering. https://doi.org/10.1109/ICSE.2015.59
  • Mantyla, M. V., Vanhanen, J., & Lassenius, C. (2004). Bad smells -humans as code critics. https://doi.org/10.1109/icsm.2004.1357825
  • Kuepper, G., & Thomas, R. (2001). Use of Baking Soda as a Fungicide. Organic Gardening.
  • MedlinePlus. Transpiración. https://medlineplus.gov/spanish/sweat.html
  • Trials. 2015; 16: 315. Published online 2015 Jul 26. BASIC study: is intravaginal boric acid non-inferior to metronidazole in symptomatic bacterial vaginosis? Study protocol for a randomized controlled trial. doi: 10.1186/s13063-015-0852-5

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.