Incríveis piscinas com diferentes formas

· 4 de junho de 2019
A seguir te apresentamos uma seleção das mais incríveis piscinas com formas de objetos. Muitas vão te deixar de queixo caído por sua originalidade!

Uma tendência que ganhou cada vez mais força a partir da década de noventa e, especialmente desde começos de 2010, são as piscinas com diferentes formas.

Consiste em um tipo de construção que toma como referência um objeto em particular. Em geral o desenho corresponde a uma temática em concreto. Por exemplo, uma piscina com forma de osso pode ser destinada para o uso canino.

A extensão das piscinas com diferentes formas pode variar significativamente. Enquanto que umas se ajustam facilmente a espaços pequenos, outras requerem um terreno amplo para poder explorar seu desenho. Em consequência, este tipo de piscina não necessariamente tem que ter medidas específicas, nem tem que ser olímpica.

Por que há piscinas com diferentes formas?

Também é necessário lembrar que, as piscinas com diferentes formas surgem como resposta a uma necessidade da vida moderna. Com os diferentes avanços, muitas coisas se especializaram. Por exemplo, há 50 anos atrás não haviam piscinas exclusivamente desenhadas para recrear, exercitar e fazer terapia para mascotes, enquanto que agora já existem centros de reabilitação que possuem estas piscinas.

Com certeza você acreditava que as piscinas eram espaços para tomar banho, nadar, brincar e socializar nas épocas de altas temperaturas. Agora têm mais finalidades. Algumas das que mostraremos a seguir serão do tipo:

  • Recreativo.
  • Esportivo.
  • Decorativo.
  • Terapêutico (estas podem incluir, ou não, um sistema de hidromassagem).
  • Mistas.

Algumas das incríveis piscinas com diferentes formas

1. Com forma de pé humano

Piscina

Este tipo de piscina é muito chamativo. A forma de pé humano se compõe por figuras semi-circulares e tem vários níveis de profundidade. Por exemplo, o dedo mindinho, será a piscina que tem menos profundidade, por isso será ideal para as crianças menores.

Graças à proximidade que o desenho oferece, as pessoas podem interagir apesar de estarem em espaços separados. Por isso, são muito úteis para vigiar os pequenos que ainda não aprenderam a nadar bem.

Te recomendamos ler ademais: A natação: um exercício completo para a sua saúde

2. Com forma de instrumento musical

Piscina com forma de instrumento

Também há piscinas com formas exclusivamente decorativas. Em geral, se instalam em espaços de grande extensão e têm o desenho de algum objeto. Por exemplo, neste caso, escolheu-se um instrumento musical: o violino. Além disso inclui diferentes tipos de iluminação e áreas verdes para conseguir um efeito mais chamativo.

3. Estilo Zen

Com Buda

Assim como há fontes de água e outros elementos decorativos inspirados no estilo Zen, existem piscinas com formas de cabeça de Buda, mandalas, etc.

Por exemplo, neste tipo de desenhos costuma-se complementar com plantas, pedras e rochas. A percepção geral que devem dar é de ordem, simetria, definição e esmero. Em outras palavras: harmonia em estado puro.

4. Invisíveis

Há piscinas com diferentes formas e bordas invisíveis, portanto, oferecem certo ar de infinito, amplitude e continuidade. A ilusão de ótica é seu principal encanto, tendo em vista que a borda é dada pelo próprio entorno da paisagem. Este tipo de piscinas é ideal para terraços, telhados e lugares elevados em meio à cidade.

5. Irregulares com pontes

Forma irregular

Outros tipos de piscinas com formas irregulares variadas (mais abstratas, não necessariamente objetos) incluem pontes. Desta maneira, pode-se escolher entre passear pela área da piscina, sem entrar nela, ou bem passar por cima dela por meio da ponte.

Este tipo de piscinas é muito frequente nos conjuntos residenciais praianos na América Latina. Em geral, a ponte cria uma divisão entre duas regiões de uma piscina ampla. Uma área de relaxamento e outra para a recreação.

Como são irregulares, algumas têm desenhos no fundo, para torná-las mais chamativas. Em geral, esses desenhos envolvem animais marinhos: golfinhos, caracóis marinhos, peixes, âncoras, etc.

6. Com forma de objeto, mais uma ilha flutuante

Forma de piano

Há piscinas com diferentes formas que, em vista de sua amplitude, oferecem uma margem grande para a incorporação de outros elementos. Neste caso, adicionou-se uma ilha flutuante ou quiosque. Além disso, este espaço geralmente é útil para lanchar e se reunir.

7. Com uma temática e finalidade específica

Forma de osso

As piscinas com formas costumam ter uma temática e finalidade específica. Por exemplo, há piscinas em forma de osso especialmente desenhadas para os mascotes caninos. Apesar de poderem ser usadas com fins terapêuticos, geralmente estão destinadas para o exercício dos cachorros.

8. Zoomórficas

Forma de peixe

Sem dúvida alguma, as piscinas zoomórficas são cada vez mais populares tendo em vista o quão divertidos são os seus desenhos. Além disso, permitem que sejam escolhidos azulejos de diferentes cores no fundo, para chamar a atenção e criar um efeito visual simplesmente genial.

Em geral, a escolha mais frequente são as formas de animais marinhos, mas também podem fazer piscinas com animais fantásticos, como os dragões chineses.

Veja também: 4 formas de cuidar do cabelo naturalmente

9. Ressaltadas e suspensas

Piscinascom diferentes formas suspensas

Também há piscinas que ressaltam dos edifícios e têm certa parte “ao ar”, como suspensa. Trata-se de uma das apostas mais arriscadas por parte dos arquitetos e designers, por isso pode-se encontrar principalmente em edifícios de luxo e hotéis.

The Joule é um hotel que se encontra na cidade do Texas. Sua piscina se encontra no telhado com um estilo de balcão de 2,5 metros. Além disso, sua borda sai por cima das ruas da cidade.