Incríveis benefícios da alimentação alcalina frente ao câncer
A quantidade de pacientes com câncer que nos rodeia chama a atenção. Com certeza você conhece a mais de uma pessoa que sofre desta doença. Não é casualidade que seja a principal causa de morte em todo o mundo.
Pelo que parece, um dos principais desencadeantes é a alimentação que seguimos. Neste artigo contaremos a relação que há entre a alimentação alcalina e a prevenção do câncer.
O que é uma alimentação alcalina?
Antes de começar a falar de como repercute a favor de nossa saúde, é bom que saibamos do que se trata a “dieta alcalina”.
Este tipo de alimentação se baseia, principalmente, em consumir alimentos que elevem o pH de nosso sangue e não favoreçam um meio ácido onde os vírus e as células cancerígenas podem se desenvolver.
Seguir este tipo de dieta é tão simples como escolher alimentos alcalinizantes ao invés de acidificantes e optar por uma cocção mais saudável. A comida crua ou cozida ao vapor é melhor do que a frita.
Quais alimentos são alcalinos?
Se você quiser prevenir o câncer (dentre outras doenças) e se sentir saudável, a comida alcalina é fundamental.
Dentre os alimentos mais destacados dentro deste grupo encontramos:
Vegetais crus
Apesar de algumas verduras serem ácidas de forma inata, quando entram no organismo se transformam em alcalinizantes.
Comê-las cruas permitirá aproveitar todos os seus nutrientes (já que muitos deles se perdem com as altas temperaturas do forno ou a água fervendo).
Não deixe de adicionar à sua alimentação cotidiana estes vegetais:
- Aspargos
- Couves (brócolis, couve galega, couve de Bruxelas, couve vermelha)
- Alho, cebolinha, cebola, salsão
- Pepino, pimentão
- Cenouras
- Alface, chicória, agrião
- Beterraba
- Berinjela
Frutas
Têm um grande poder alcalinizante, inclusive aquelas com pH baixo como os cítricos. Podemos consumir frutas como sobremesa, no café da manhã ou no lanche.
Oferecerão muitas vitaminas e servirão para afastar o câncer! As recomendadas são:
- Maçãs
- Damascos
- Abacates
- Bananas
- Bagas, amoras, cerejas
- Melão, melancia
- Coco
Frutos secos
Oferecem ácidos graxos benéficos e, além disso, têm a capacidade de aumentar o pH em seu organismo.
Há muitos mitos que giram em torno dos frutos secos porque são calóricos. Porém, o certo é que são muito bons para evitar doenças cardíacas ou inclusive perder peso, porque são saciantes.
Adicione amêndoas e castanhas em sua alimentação para torná-la mais alcalina
Milho
É o único cereal integral que se considerava 100% alcalinizante. Isto não quer dizer que os demais sejam prejudiciais para a saúde mas, se você tiver que escolher, opte pelo milho.
Neste caso deverá comê-lo hidratado com água e depois cozido. Prove em hambúrgueres ou como recheio!
Mel
O produto do trabalho das abelhas é altamente alcalino, além de um excelente antibiótico natural que não pode faltar em sua dieta ou em sua farmácia caseira.
Use-o para adoçar infusões ou sobremesas ou para comer só se tiver gripe ou resfriado.
Clorofila
O suco de cor verde que as plantas oferecem é muito rico em enzimas e em nutrientes que vale a pena aproveitar.
A seiva da babosa é das mais conhecidas e consumidas, mas não a única. Você pode, por exemplo, fazer uma pasta de trigo e bater com água para desfrutar de suas propriedades desde as primeiras horas do dia.
A alimentação alcalina e o câncer
Já incidamos quais são os alimentos mais alcalinos, mas ainda não conhece a relação que eles têm para prevenir o câncer.
Como primeira medida, é preciso entender que as células de nosso corpo precisam de glicose e oxigênio (dentre outros nutrientes) para sobreviver e realizar suas tarefas.
Quando o organismo não tem aquilo que as células precisam, elas vão enfraquecendo e então as doenças entram em ação.
Além disso, quando o ecossistema é muito ácido o sistema imunológico enfraquece e vai perdendo a capacidade de nos proteger dos ataques externos ou internos.
As células cancerígenas podem viver a partir de um pH de 7,4, porém, quando chega aos 8,4 (alcalino) morrem automaticamente.
Do contrário, se o meio for muito ácido elas “estão confortáveis” e se reproduzem mais rapidamente.
Uma alimentação baseada em alimentos alcalinos aumenta o pH do corpo e, por onde, diminui a viabilidade para que as células prejudiciais sobrevivam e se desenvolvam.
Ao fortalecer o sistema imunológico as células benéficas contam com o oxigênio necessário para expulsar as toxinas e os rejeitos.
Quando os tecidos e os órgãos estão ácidos é porque não têm muito oxigênio…. Perfeito para o câncer!
Em contrapartida, se estiverem alcalinos as células boas podem se desenvolver e o sistema imunológico se reforçar por não estar repleto de tóxicos.
Manter uma alimentação alcalina é sinônimo de dieta saudável que, como você com certeza já sabe, tem outros benefícios adicionais, como reduzir o colesterol, combater a obesidade ou evitar problemas cardíacos.
Quais alimentos deveríamos evitar para que nosso organismo seja mais alcalino?
- Lácteos (manteiga, leite, queijo)
- Carnes (vermelha, de porco, bovina, vísceras, frango)
- Mariscos e ostras
- Frutos secos (castanha de caju, amendoim, pistache)
- Farinha refinada (também biscoitos e confeitados)
- Saladas e molhos (de tomate, de soja, mostarda, maionese, vinagre)
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- World Cancer Research Fund/American Institute for Cancer Research. (2018). Diet, nutrition, physical activity and breast cancer. Continuous Update Project Expert Report 2018. https://doi.org/10.1007/s12082-007-0105-4
- Schwalfenberg, G. K. (2012). The alkaline diet: Is there evidence that an alkaline pH diet benefits health? Journal of Environmental and Public Health. https://doi.org/10.1155/2012/727630
- Amine, E. K., Baba, N. H., Belhadj, M., Deurenberg-Yap, M., Djazayery, A., Forrestre, T., … Yach, D. (2003). Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. World Health Organization – Technical Report Series.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.