Homem é salvo por smartwatch: o aparelho o ajudou a descobrir problema no coração

Smartwatch é um relógio digital que apresenta diversas outras funcionalidades para além de apenas ver as horas e programar um despertador. Ele suporta diversos aplicativos e alguns modelos têm tela sensível ao toque, o que deixa tudo muito mais prático.
Suas funcionalidades variam de acordo com cada modelo e marca. No entanto, a maioria dos smartwatches possuem funcionalidades como contador de passos e também monitoramento de sinais vitais, como a frequência cardíaca (outros realizam até eletrocardiograma). Além disso, ele serve para enviar e receber mensagens com diferentes aplicativos e até fazer pagamentos.

David Last, um inglês de 54 anos, pai de quatro filhos, atribuiu ao smartwatch o crédito por ainda estar vivo. Segundo informações reveladas ao Independent, o relógio foi determinante para ajudá-lo em uma situação em que o seu coração parou 138 vezes em 48 horas.
Conforme é relatado, David, morador em Norfolk, uma região no leste da Inglaterra, recebeu um smartwatch como presente da sua esposa, Sarah, no seu aniversário em abril.
Quando David começou a usar o dispositivo, o smartwatch começou a lhe enviar avisos de frequência cardíaca anormalmente baixa.
A primeira reação do homem foi achar que o relógio estava com problemas, fazendo medições erradas. Porém, sua esposa não ficou satisfeita com a justificação e insistiu para que David fosse a uma consulta com o seu médico.
Foi assim que David descobriu que tinha um bloqueio cardíaco de terceiro grau e corria risco de morte súbita.
“Eles explicaram que eu tinha algo chamado ‘bloqueio cardíaco’. A caixa de junção no meu coração parou de funcionar e não transmitiu pulsos elétricos”, disse.
Marca-passo
David passou por uma cirurgia para colocar um marca-passo, um dispositivo que mantém seu coração batendo no ritmo, e diz que está se sentindo “aliviado” e tem “muita mais energia”.
Com o marca-passo, qualquer ritmo anormal será sentido por ele e ajudará ambos os ventrículos cardíacos a bombear sangue em sincronia.

David confirmou que está se sentindo muito melhor. Ele voltou ao trabalho esta semana e agradeceu à esposa:
“Sarah realmente cuidou de mim”, disse David. “Ela continua dizendo o quanto está orgulhosa de si mesma – e deveria estar, ela salvou minha vida.[…] Eu serei eternamente grato a ela por isso. Além de carregá-lo [o smartwatch] , ele está sempre comigo agora”, disse David.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.