O que é a halitose?

A halitose pode ser o resultado de algo tão simples quanto a falta de higiene bucal, mas também pode ser um sintoma de uma infecção ou doença sistêmica.

Última atualização: 15 Fevereiro, 2021

Halitose é um termo que se refere ao conjunto de odores ruins que são produzidos na boca de uma pessoa. Ou seja, é uma forma de se referir ao mau hálito. É uma palavra que vem do latim, no qual ‘halitus’ significa respiração.

É uma situação muito incômoda para quem a sofre, pois complica as relações sociais e provoca vergonha. Além disso, pode ser uma situação específica ou permanente, o que a torna ainda mais difícil de enfrentar.

A halitose pode surgir por várias razões, desde um simples problema de má higiene oral a um sintoma de uma condição mais séria. Na verdade, estima-se que quase 30% dos adultos sofram com isso.

Porém, às vezes pode ser complicado estar ciente desse problema ou decidir como lidar com ele. Portanto, neste artigo explicaremos tudo que você precisa saber sobre a halitose e algumas dicas para melhorá-la.

Por que a halitose ocorre?

Como já mencionado, a halitose inclui todos os odores desagradáveis ​​que ocorrem na boca, tanto os que se manifestam de maneira pontual quanto aqueles que são originários de alguma doença secundária ao problema.

É importante saber que existem dois tipos de halitose, dependendo de onde ocorrem:

  • Oral: é o hálito produzido por algum fator presente na cavidade oral (na boca, língua, gengivas, etc.).
  • Extraoral: é o mau hálito que se origina de algum tipo de distúrbio externo à boca, seja do aparelho digestivo, alguma doença respiratória ou reflexo de uma doença sistêmica.

De qualquer forma, isso acontece devido à ação de certas bactérias, que liberam substâncias desagradáveis ​​para o nosso hálito. A forma mais comum é a halitose oral, com quase 90% dos casos.

Quais são as causas da halitose?

A halitose pode ter várias causas. Em primeiro lugar, deve-se notar que o principal motivo é o acúmulo de placa bacteriana na língua ou nos dentes. A placa é uma película transparente e pegajosa que se forma a partir de bactérias, restos de alimentos e saliva.

Além disso, você deve saber que a halitose é normal quando ocorre pela manhã, ao acordarmos. Quando produzimos menos saliva e nossa boca fica mais seca, é mais fácil que estas bactérias cresçam.

Portanto, qualquer coisa que afete a quantidade de saliva pode causar halitose. Existem muitos medicamentos que podem causar este efeito colateral. Isso também ocorre em certas situações, como ficar nervoso ou agitado, consumir algumas drogas, etc.

Por outro lado, sua incidência aumenta à medida que envelhecemos. Isso pode ocorrer por vários motivos: menos higiene, maior consumo de medicamentos, uso de próteses dentárias…

Da mesma forma, não podemos nos esquecer do tabaco. O tabagismo é, atualmente, uma das principais causas do mau hálito.

Além disso, a dieta alimentar é outra causa importante da halitose, pois certos alimentos deixam na boca um cheiro muito característico e desagradável, como o café.

Você pode gostar de ler: Produtos naturais para clarear os dentes

Existem causas patológicas para a halitose?

Todas as causas que explicamos até agora são muito comuns e não estão relacionadas a nenhum problema de saúde. No entanto, é verdade que a halitose também pode ser um sintoma de alguma patologia, como doença periodontal ou cáries.

Qualquer tipo de infecção da faringe, seja bacteriana ou viral, também pode causar halitose. Da mesma forma, existem muitas doenças sistêmicas, como diabetes, artrite, problemas hepáticos, etc., que também têm sido relacionadas a esse sintoma.

Você pode se interessar: 4 dicas para remover o tártaro dos dentes

O que posso fazer se tiver esse problema?

A primeira coisa a fazer é certificar-se de que a causa desse mau hálito não é a falta de higiene bucal. Recomenda-se escovar os dentes após cada refeição por pelo menos dois minutos. Além disso, o ideal é usar fio dental.

Se ainda assim não for possível controlar o problema, você deve consultar o seu dentista. Também é importante evitar tabaco, café e alimentos com odor muito forte e característico.

Este é um problema muito comum, por isso não tenha vergonha dele. É melhor você estar ciente disso e consultar um médico ou especialista para descobrir a causa e poder resolver a questão.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Combater a halitose com um remédio de salsa e cravo-da-índia

Combater a halitose é uma questão que todos nós tentamos fazer em algum momento de nossas vidas. Veja aqui alguns conselhos!