Suas gengivas sangram regularmente? Esses remédios ajudarão

5 de outubro de 2019
Graças às propriedades de alguns ingredientes naturais e à adoção de uma série de medidas de higiene, quando as gengivas sangram é primordial tratar o problema para que não resulte em grandes complicações. 

Quando as gengivas sangram, devemos prestar atenção não só à nossa higiene bucal, mas também à nossa saúde em geral. Alguns remédios naturais podem nos ajudar a reduzir a inflamação, e combater a acidez que causa esse problema.

Graças às propriedades de alguns ingredientes naturais e à adoção de uma série de medidas de higiene, podemos tratar o problema de sangramento nas gengivas, para que não resulte em grandes complicações.

Por que minhas gengivas sangram? 

Antes de tudo, para melhorar a saúde de nossas gengivas e dentes devemos sempre realizar uma boa higiene bucal diariamente, após cada refeição. Também devemos considerar que tipo de creme dental usamos. No entanto, não podemos esquecer a verdadeira causa da origem do sangramento das gengivas.

Do ponto de vista da medicina holística e natural, o organismo todo deve sempre ser levado em consideração. Portanto, devemos ter em conta outras possíveis doenças inflamatórias associadas.

Remédios naturais

1. Bochechos com azeite 

Bochecho com colutório

Apresentamos um tratamento natural e caseiro realizado desde os tempos antigos na Índia. Que tem como objetivo melhorar os distúrbios que afetam a boca e todo o trato digestivo.

São os bochechos ou enxágues com azeite em jejum. Com este método, contribuímos para a eliminação das bactérias e a redução da inflamação.

Como fazemos? 

  • Para fazer os bochechos, basta que enxaguemos com azeite de coco, girassol ou gergelim por 15 minutos antes de escovar os dentes, sempre em jejum.
  • Passaremos o óleo por toda a nossa boca.
  • Depois cuspimos e escovamos bem os dentes.
  • Faremos isso todos os dias, pelo menos durante um mês.

Leia também: Como eliminar a placa bacteriana dos dentes com 6 remédios caseiros

2. Bicarbonato de sódio 

As gengivas que sangram se caracterizam por um excesso de acidez na boca. Por isso, para equilibrar o pH oral podemos recorrer a algum remédio natural com propriedades alcalinizantes.

O bicarbonato de sódio é uma excelente opção, desde que seja usado em quantidades muito pequenas para não exagerarmos. Para isso, com a ponta do dedo vamos pegar uma pitada de bicarbonato e colocá-la na boca duas ou três vezes ao dia, para alcalinizar a saliva de maneira suave e progressiva.

3. Infusão de tanchagem e sálvia 

Para aqueles que preferem um remédio tradicional e simples, apresentamos as lavagens com infusão de tanchagem e sálvia. A combinação dessas duas plantas medicinais é muito eficaz quando as gengivas sangram.

A sálvia é antisséptica, enquanto a tanchagem é adstringente e cicatrizante. Dessa forma, se enxaguarmos três vezes ao dia após as refeições, melhoraremos a saúde das gengivas e aceleraremos a cicatrização de qualquer ulceração ou inflamação da boca.

Conheça: 13 razões pelas quais as gengivas sangram quando você escova os dentes

4. Enxágue com água do mar 

Água com sal para deter sangramento

Um enxaguante que não requer qualquer preparação é a água do mar. Este líquido rico em minerais e oligoelementos possui um grande poder antisséptico e regenerativo.

  • No entanto, devemos usar a água do mar limpa, que hoje é vendida em alguns supermercados e lojas de produtos naturais.
  • Se optarmos por coletar a água nós mesmos, devemos fazê-lo em áreas muito limpas, e evitar as épocas de banho.
  • Faremos isso de manhã e, para isso, submergiremos uma garrafa para evitar a camada mais superficial de água, na qual mais substâncias tóxicas se acumulam.

Outras dicas

Para que esses remédios sejam eficazes devemos levar em consideração as dicas finais:

  • Em primeiro lugar, use uma pasta de dente natural sem sulfato, feita com ingredientes como argila, xilitol, carvão vegetal, óleo de coco ou óleos essenciais.
  • Também, limpe bem o espaço entre os dentes com fio ou fita dental.
  • Por outro lado, tome um suplemento de vitamina C diariamente.
  • Além disso, reduza o consumo de farinhas refinadas, laticínios e açúcares.
  • Posteriormente, não se esqueça de ir ao dentista regularmente para fazer check-ups.
  • Ademais, é recomendável combater o bruxismo, se você ranger os dentes.
  • Finalmente, abandone os meus hábitos, como por exemplo fumar e roer as unhas.

Em conclusão, o sangramento das gengivas pode se dever a diversas causas que precisam ser analisadas para tratar o problema de forma adequada e a tempo, por isso é muito importante que recorra ao seu médico, ou dentista de confiança, regularmente para realizar os check-ups necessários.

 

  • Asokan, S., Emmadi, P., & Chamundeswari, R. (2009). Effect of oil pulling on plaque induced gingivitis: A randomized, controlled, triple-blind study. Indian Journal of Dental Research. http://doi.org/10.4103/0970-9290.49067
  • Millán, A., Morales, O., León, M., & Bermúdez, J. (2017). Saberes culturales sobre prevencion y tratamiento de enfermedades bucales en la comunidad Warao del Delta del Orinoco. Revista Venezolana de Investigación Odontológica de La IADR.
  • Schlueter, A. K., & Johnston, C. S. (2011). Vitamin C: Overview and update. Complementary Health Practice Review. http://doi.org/10.1177/1533210110392951
  • Kahabuka, F. K., & Mbawalla, H. S. (2006). Oral health knowledge and practices among Dar es Salaam institutionalized former street children aged 7-16 years. International Journal of Dental Hygiene. https://doi.org/10.1111/j.1601-5037.2006.00215.x
  • Darby, I. (2006). Drugs and gingival bleeding. Australian Prescriber. https://doi.org/10.18773/austprescr.2006.094