Suas gengivas sangram regularmente? Esses remédios ajudarão
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Quando as gengivas sangram, devemos prestar atenção não só à nossa higiene bucal, mas também à nossa saúde em geral. Alguns remédios naturais podem nos ajudar a reduzir a inflamação, e combater a acidez que causa esse problema.
Graças às propriedades de alguns ingredientes naturais e à adoção de uma série de medidas de higiene, podemos tratar o problema de sangramento nas gengivas, para que não resulte em grandes complicações.
Por que minhas gengivas sangram?
Antes de tudo, para melhorar a saúde de nossas gengivas e dentes devemos sempre realizar uma boa higiene bucal diariamente, após cada refeição. Também devemos considerar que tipo de creme dental usamos. No entanto, não podemos esquecer a verdadeira causa da origem do sangramento das gengivas.
Do ponto de vista da medicina holística e natural, o organismo todo deve sempre ser levado em consideração. Portanto, devemos ter em conta outras possíveis doenças inflamatórias associadas.
Remédios naturais
1. Bochechos com azeite
Apresentamos um tratamento natural e caseiro realizado desde os tempos antigos na Índia. Que tem como objetivo melhorar os distúrbios que afetam a boca e todo o trato digestivo.
São os bochechos ou enxágues com azeite em jejum. Com este método, contribuímos para a eliminação das bactérias e a redução da inflamação.
Como fazemos?
- Para fazer os bochechos, basta que enxaguemos com azeite de coco, girassol ou gergelim por 15 minutos antes de escovar os dentes, sempre em jejum.
- Passaremos o óleo por toda a nossa boca.
- Depois cuspimos e escovamos bem os dentes.
- Faremos isso todos os dias, pelo menos durante um mês.
Leia também: Como eliminar a placa bacteriana dos dentes com 6 remédios caseiros
2. Bicarbonato de sódio
As gengivas que sangram se caracterizam por um excesso de acidez na boca. Por isso, para equilibrar o pH oral podemos recorrer a algum remédio natural com propriedades alcalinizantes.
O bicarbonato de sódio é uma excelente opção, desde que seja usado em quantidades muito pequenas para não exagerarmos. Para isso, com a ponta do dedo vamos pegar uma pitada de bicarbonato e colocá-la na boca duas ou três vezes ao dia, para alcalinizar a saliva de maneira suave e progressiva.
3. Infusão de tanchagem e sálvia
Para aqueles que preferem um remédio tradicional e simples, apresentamos as lavagens com infusão de tanchagem e sálvia. A combinação dessas duas plantas medicinais é muito eficaz quando as gengivas sangram.
A sálvia é antisséptica, enquanto a tanchagem é adstringente e cicatrizante. Dessa forma, se enxaguarmos três vezes ao dia após as refeições, melhoraremos a saúde das gengivas e aceleraremos a cicatrização de qualquer ulceração ou inflamação da boca.
Conheça: 13 razões pelas quais as gengivas sangram quando você escova os dentes
4. Enxágue com água do mar
Um enxaguante que não requer qualquer preparação é a água do mar. Este líquido rico em minerais e oligoelementos possui um grande poder antisséptico e regenerativo.
- No entanto, devemos usar a água do mar limpa, que hoje é vendida em alguns supermercados e lojas de produtos naturais.
- Se optarmos por coletar a água nós mesmos, devemos fazê-lo em áreas muito limpas, e evitar as épocas de banho.
- Faremos isso de manhã e, para isso, submergiremos uma garrafa para evitar a camada mais superficial de água, na qual mais substâncias tóxicas se acumulam.
Outras dicas
Para que esses remédios sejam eficazes devemos levar em consideração as dicas finais:
- Em primeiro lugar, use uma pasta de dente natural sem sulfato, feita com ingredientes como argila, xilitol, carvão vegetal, óleo de coco ou óleos essenciais.
- Também, limpe bem o espaço entre os dentes com fio ou fita dental.
- Por outro lado, tome um suplemento de vitamina C diariamente.
- Além disso, reduza o consumo de farinhas refinadas, laticínios e açúcares.
- Posteriormente, não se esqueça de ir ao dentista regularmente para fazer check-ups.
- Ademais, é recomendável combater o bruxismo, se você ranger os dentes.
- Finalmente, abandone os meus hábitos, como por exemplo fumar e roer as unhas.
Em conclusão, o sangramento das gengivas pode se dever a diversas causas que precisam ser analisadas para tratar o problema de forma adequada e a tempo, por isso é muito importante que recorra ao seu médico, ou dentista de confiança, regularmente para realizar os check-ups necessários.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Asokan, S., Emmadi, P., & Chamundeswari, R. (2009). Effect of oil pulling on plaque induced gingivitis: A randomized, controlled, triple-blind study. Indian Journal of Dental Research. http://doi.org/10.4103/0970-9290.49067
- Millán, A., Morales, O., León, M., & Bermúdez, J. (2017). Saberes culturales sobre prevencion y tratamiento de enfermedades bucales en la comunidad Warao del Delta del Orinoco. Revista Venezolana de Investigación Odontológica de La IADR.
- Schlueter, A. K., & Johnston, C. S. (2011). Vitamin C: Overview and update. Complementary Health Practice Review. http://doi.org/10.1177/1533210110392951
- Kahabuka, F. K., & Mbawalla, H. S. (2006). Oral health knowledge and practices among Dar es Salaam institutionalized former street children aged 7-16 years. International Journal of Dental Hygiene. https://doi.org/10.1111/j.1601-5037.2006.00215.x
- Darby, I. (2006). Drugs and gingival bleeding. Australian Prescriber. https://doi.org/10.18773/austprescr.2006.094
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.