Gelatina: a melhor aliada para as articulações

· 4 de agosto de 2014
O consumo regular de gelatina nos ajuda a fortalecer ossos, tendões, cartilagens e ligamentos graças ao seu conteúdo de colágeno.

Por muito tempo, a gelatina esteve na moda, sendo indicada para potencializar nossa saúde e trabalhar em prol de nossa beleza. Ela atua sobre nossos dentes e ossos, não contém colesterol, nem gorduras e combina com uma imensa variedade de pratos.

A gelatina é saborosa. Não é para menos que as crianças a adoram. Mas você sabia que também é uma excelente aliada quando o assunto é cuidar das articulações? Descubra o porquê!

Benefícios da gelatina para as articulações

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  • A gelatina é derivada da grenetina. Essa substância passa quase despercebida por nosso paladar, mas nos oferece uma sensação de frescor. Assim, torna a gelatina algo fácil de comer e digerir. Além disso, os benefícios que nos oferece são inúmeros.
  • O que mais merece destaque é que a gelatina é basicamente uma proteína pura, obtida a partir da extração e processamento do colágeno da pele e do tecido ósseo de origem animal. Ela contém 90% de proteínas, 2% de sais minerais e o restante é água.
  • A gelatina funciona como um “terapêutico” muito bom para cuidar e restaurar as articulações graças à sua capacidade de sintetizar o colágeno no organismo.
    • Além disso, e graças a isso, ela nos ajuda a fortalecer as unhas, o cabelo e os dentes. Seu teor ideal de flúor atua sobre o esmalte dos dentes e evita a formação de cáries. É simplesmente magnífica!
  • A gelatina também atua sobre os transtornos do tecido conjuntivo, tais como a artrose, reduzindo inflamações. Isso se deve principalmente à sua capacidade de regenerar a cartilagem das articulações.
  • Esse alimento dispõe de um aminoácido conhecido como “lisina”, que fortalece os músculos.
  • Talvez você se surpreenda, mas a gelatina é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um alimento com a mesma importância que o pão.
  • Ela dispõe de propriedades ideais para prevenir e tratar a osteoporose.

Qual é a quantidade correta a se consumir para tratar as articulações?

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Muito fácil! Para ajudar a reconstruir a cartilagem e os ossos e aumentar a velocidade de regeneração celular, precisamos apenas de 10 gramas de gelatina por dia.

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Ela pode funcionar como uma sobremesa mais do que ideal. Além disso, ao consumi-la não precisamos nos preocupar com o colesterol, por exemplo, como acontece com outros alimentos de origem animal que são ricos em proteínas.

Graças ao incrível teor de colágeno presente na gelatina, ossos, tendões, cartilagem e ligamentos, se fortalecem. Mas, claro, devemos consumi-la de forma regular, diariamente.

Além disso, lembre-se: ela contém poucas calorias, é saborosa e te ajudará a cuidar de sua saúde!

Como consumir a gelatina?

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Excelente, agora já sabemos que a gelatina é uma maravilhosa aliada para cuidar de nossas articulações, conseguindo, inclusive, reconstruir a cartilagem.

Como já dissemos anteriormente, basta consumir 10 gramas de gelatina por dia – e de forma regular – para que essa “terapia” comece a funcionar.

Claro que não é pecado consumir um pouco mais do que isso, mas, tê-la como sobremesa após o almoço, por exemplo, é uma maneira de consumi-la com regularidade e diariamente. E uma vez ao dia é o suficiente para atingirmos esse objetivo.

Nutricionistas dizem, além disso, que é recomendável consumir a gelatina acompanhada de frutas. Logo, uma boa ideia é fazer uma mousse ou algo leve no qual não incluamos muitos açúcares.

Um ponto a ressaltar é que, ao optarmos por comer a gelatina acompanhada de frutas, devemos sempre evitar frutas como o abacaxi, o mamão, o kiwi e o figo.

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Você seguramente se perguntará o porquê disso. A resposta é simples. Essas frutas contêm enzimas que impedem a solidificação da grenetina no organismo.

Ou seja, seria inútil misturar a gelatina com essas frutas, pois elas bloqueariam suas propriedades e não atingiríamos nosso objetivo, que é cuidar das articulações.

Não se esqueça! Inclua diariamente a gelatina em sua dieta e sua saúde agradecerá! E devemos admitir: quem não gosta dessa sobremesa de vez em quando?

  • Stevens, P. (2009). Gelatine. In Food Stabilisers, Thickeners and Gelling Agents. https://doi.org/10.1002/9781444314724.ch7