Galactorreia: quais são seus sintomas e causas?

A galactorreia pode ser causada por certos medicamentos, como antidepressivos, ou um tumor da hipófise, entre outras coisas.
Galactorreia: quais são seus sintomas e causas?

Escrito por Carmen Martín

Última atualização: 23 agosto, 2022

A galactorreia é uma descarga do mamilo que não está relacionada à amamentação. Pode ocorrer em homens e mulheres, embora geralmente afete mais as mulheres. Por si só, não é uma doença, mas geralmente está relacionada a um problema não diagnosticado.

Geralmente, a galactorreia é desencadeada por níveis aumentados de prolactina, o hormônio que estimula a produção de leite. As principais causas desse aumento são certos medicamentos ou um tumor na hipófise, que é a parte do cérebro que controla a formação de prolactina.

A galactorreia pode ser muito desconfortável para quem sofre com ela. Além de causar o aparecimento inesperado de leite através do mamilo, está associada à infertilidade. Portanto, é importante conhecer suas causas e sintomas para evitar maiores problemas. 

Quais são as causas da galactorreia?

A galactorreia, como mencionamos, é causada pelo excesso de prolactina. A prolactina é o hormônio que estimula a produção de leite materno. Geralmente aumenta durante a gravidez, a fim de alimentar o bebê após o nascimento.

Ocorre na hipófise, que é uma glândula no cérebro que controla vários hormônios. Portanto, qualquer alteração da hipófise, como um tumor, benigno ou maligno, pode causar  galactorreia. Além disso, existem outras situações que podem causar esta situação:

  • Alguns medicamentos, como certos antidepressivos e antipsicóticos. A galactorreia também pode ocorrer se você tomar opioides.
  • Pílulas anticoncepcionais. 
  • Curiosamente, a estimulação excessiva do peito pode provocá-la, mesmo que seja em um contexto sexual.
  • Hipotireoidismo ou doença renal.
  • Lesão no nervo decorrente de uma operação das mamas ou no tórax.
  • Estresse.
  • Certos cânceres de pulmão que produzem prolactina.
Pílula anticoncepcional

Em algumas ocasiões, a causa da galactorreia não pode ser identificada. Quando isso ocorre, ela é chamada de galactorreia idiopática. Está associada a situações em que os seios são especialmente sensíveis à prolactina.

Quando ocorre nos homens, a galactorreia pode ser decorrente da falta de testosteronaÉ acompanhada por um aumento no tamanho e na sensibilidade do peito. De fato, essa falta de testosterona pode fazer com que o homem perca o interesse sexual.

Quais são os sintomas da galactorreia?

A própria galactorreia é um sintoma, não uma doença. No entanto, como mencionamos anteriormente, geralmente ocorre devido a um tumor localizado na hipófise. É por esse motivo que pode ser acompanhada por outros sintomas ou sinais, que ajudam a orientar o diagnóstico.

O prolactinoma é o tumor da hipófise que causa aumento da prolactina. Ocasionalmente, pode apresentar-se apenas com galactorreia.

Algumas mulheres podem parar de menstruar ou ter períodos menos frequentes. De fato, essas mulheres tendem a ter um nível mais baixo de estrogênio, o que pode estar relacionado à secura vaginal, entre outras coisas. Portanto, a relação sexual pode ser incômoda.

Ciclo menstrual

Nos homens, um prolactinoma pode causar uma diminuição do interesse sexual. Eles podem até sofrer de disfunção erétil. Além disso, também experimentam galactorreia e ginecomastia, termo médico para o aumento do tamanho da mama.

Quando o tumor é muito grande, ele pode comprimir os nervos ópticos, localizados próximos à hipófise. Isso causa mudanças na visão e até cegueira. Esse quadro também costuma ser acompanhado por dor de cabeça.

Você pode se interessar: O que é adenoma hipofisário?

Como é diagnosticada?

A suspeita de um prolactinoma geralmente ocorre quando a mulher apresenta  galactorreia e alterações na sua menstruação. Nos homens, suspeita-se de um prolactinoma  na presença da galactorreia e de uma diminuição da libido.

Para confirmar o diagnóstico, é preciso medir a concentração de prolactina no sangue. Você pode até fazer exames complementares de imagem, como uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Esses testes ajudam a localizar o tumor, se ele existir.

Conclusão

A galactorreia, por si só, é apenas um sintoma que pode estar relacionado a outras patologias. A principal causa é o prolactinoma, um tumor localizado na hipófise.

Portanto, é importante consultar um médico se você notar uma descarga incomum de um ou ambos os mamilos. Ele fará os exames pertinentes para descartar qualquer doença ou complicação.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.