Frutas adequadas para tratar a infecção urinária
Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Você sofre infecções urinárias com frequência? Além do tratamento que o médico prescrever, sempre é aconselhado seguir algumas regras em sua alimentação, onde as frutas podem ser suas aliadas. Quer saber quais são as mais recomendadas para tratar a infecção urinária? Continue lendo.
Benefícios das frutas para tratar a infecção urinária
As infecções urinárias são muito comuns nas mulheres. Tendemos a sofrer com esta problemática inflamação na bexiga, sentimos um ardor ao urinar, uma pressão no ventre e um cansaço que muitas vezes se evidencia também com alguma febre.
Já aconteceu alguma vez com você? Como você já sabe, a cistite tende a ser tratada com antibióticos, um tratamento que o médico prescreverá e que deverá ser cumprido. Nós aqui do Melhor com Saúde vamos ajudá-la informando algumas dicas que podem permitir complementar a sua medicação, sendo as frutas um elemento excelente.
Mas, por que as frutas são tão boas? Basicamente porque são ricas em vitamina C e determinados elementos naturais que irão ajudá-la a reduzir as bactérias presentes na bexiga. As frutas são ideais e te farão muito bem.
Também faremos uma relação simples da série de estratégias que podem ser seguidas, além, é claro, de sua medicação à base de antibióticos:
- Beba muitos líquidos: eles depuram a bexiga e as vias urinárias.
- Infusões de camomila, de canela ou de alecrim: também são ideais, visto que reduzem a inflamação.
- Consuma alimentos que possuam propriedades antibióticas. Você sabe quais são eles? Provavelmente sim. É o alho, o gengibre, a salsa… Você pode preparar infusões de gengibre à tarde, ou decocções com salsa adicionando 5 raminhos em um copo de água. Leve para ferver e depois coe. Fará muito bem para o seu problema urinário.
- Alimentos diuréticos: evitam a retenção de líquidos e ajudam a urinar. Exemplos: aspargos, pepino, aipo, beterraba.
- Evite os alimentos que possam irritar sua bexiga, como o café ou o chá verde.
- Evite os alimentos com farinhas refinadas, os fermentos e os doces. Tudo isso aumentará a retenção de líquidos e não ajudará a reduzir a infecção.
- Tome uma vez por dia um copo de água com uma colher de bicarbonato de sódio dissolvida. Ajudará a tratar a infecção urinária.
Frutas adequadas para tratar a infecção urinária
1. Os mirtilos
Você gosta dos mirtilos? Eles podem ser comprados facilmente em sua loja habitual ou no supermercado. Leve sempre em consideração os mirtilos quando estiver com algum problema no sistema urinário, já que os médicos e nutricionistas sempre falam de suas grandes propriedades antibióticas e antioxidantes.
Eles aumentam a acidez da urina, e com isso vão eliminando toda a classe de bactérias, além de evitar que as mesmas fiquem aderidas no trato urinário.
Como conselho: não compre os sucos preparados nos supermercados, já que eles carecem de seus princípios ativos, os que realmente curam e, além do mais, estes sucos possuem muito açúcar. É melhor comprar os mirtilos e fazer o suco em casa.
Leia também: 5 remédios com mirtilos vermelhos que você não conhecia
2. O mamão
O mamão é outro exemplo de fruta rica em acidez capaz de eliminar as bactérias e de tratar as infecções urinárias. É um tesouro natural de antioxidantes e vitamina C.
Outro elemento a se levar em consideração é que o mamão é um bom desintoxicante rico em fibras; tudo isso mais seu ótimo nível de antioxidantes nos ajuda a limpar a bexiga, os intestinos e o cólon.
O mamão nos ajuda também, graças às suas enzimas, à reduzir inflamações e a cicatrizar. Não tenha dúvidas em usar o mamão, pois ele é muito terapêutico no caso de uma infecção urinária.
3. Suco de laranja e limão para tratar a infecção urinária
Como você já sabe, poucas frutas são tão ricas em vitamina C e em antioxidantes como as laranjas e os limões. Seria excelente, por exemplo, que pela manhã você preparasse um suco com duas laranjas e meio limão.
Beba pouco a pouco e sem filtrar; a polpa também serve para limpar os intestinos. Basta um suco natural por dia de laranja com limão, depois complemente sua dose de frutas com aquelas aqui listadas.
4. Os benefícios do abacaxi
Você sabia que o abacaxi dispõe de uma enzima anti-inflamatória que acelera a recuperação no caso de inflamações urinárias? Logo, trata-se de uma fruta medicinal que vale a pena ser consumida todos os dias, na forma que você desejar, em deliciosas saladas com outras frutas ou em suco.
5. As uvas vermelhas para tratar infecções urinárias
As uvas vermelhas são ricos tesouros naturais que cuidam de nosso sistema urinário, quase com tanta intensidade que os mirtilos. Possuem um sabor agradável e são muito atrativas visualmente; uma fruta ideal para ser consumida todos os dias e com mais frequência no caso de uma infecção urinária.
Elas são ricas em antioxidantes que reduzem a inflamação, são diuréticas e nos proporcionam ótimas vitaminas. Desfrute!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Arkansas Urology. (7 de agosto de 2017). Top foods that can help a UTI. https://arkansasurology.com/top-foods-that-can-help-a-uti/
- Centros para el Control y la Prevención de Enfermedades (CDC). (5 de julio de 2022). Infección urinaria. https://www.cdc.gov/antibiotic-use/sp/uti.html
- Ispiryan, A., Viskelis, J., Viskelis, P., Urbonaviciene, D., & Raudoné, L. (2023). Biochemical and antioxidante profiling of raspberry plant parts for sustainable processing. Plants. 12(13): 2424. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10346148/
- Johns Hopkins Medicine. (s.f.). Urinary tract infections. Consultado el 16 de febrero de 2024. https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/urinary-tract-infections
- Maisto, M., Iannuzzo, F., Novellino, E., Schiano, E., Piccolo, V., & Tenore, G. C. (2023). Natural polyphenols for prevention and treatment of urinary tract infections. International Journal of Molecular Sciences. 24(4): 3277. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9966151/
- Miller, J. M., Garcia, C. E., Hortsch, S. B., Guo, Y., & Schimpf, M. O. (2017). Does instruction to eliminate coffee, tea, alcohol, carbonated and artificially sweetened beverages improve lower urinary tract symptoms: a prospective trial. Journal Wound Ostomy Continence Nursery. 43(1): 69-79. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4799659/
- PCRM’s Nutrition Guide for Clinicians. (14 de abril de 2023). Urinary Tract Infection. https://nutritionguide.pcrm.org/nutritionguide/view/Nutrition_Guide_for_Clinicians/1342042/all/Urinary_Tract_Infection
- Santos, D. I., Martins, C. F., Amaral, R. A., Brito, L., Saraiva, J. A., Vicente, A. A., & Moldao Martins, M. (2021). Pineapple (Ananas comosus L.) by-products valorization: novel bio ingredients for functional foods. Molecules. 26(11): 3216. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8198275/
- Tian, Y., Cai, X., Wazir, R., Wang, K., & Li, H. (2016). Water consumption and urinary tract infections: an in vitro study. International Urology and Nephrology. 48(6): 949-54. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26992936
- Valdevenito, P., & Álvarez, D. (2018). Infección urinaria recurrente en la mujer. Revista Médica Clínica Las Condes. 29(2): 222-231. https://www.elsevier.es/es-revista-revista-medica-clinica-las-condes-202-articulo-infeccion-urinaria-recurrente-mujer-S0716864018300282
- Zhuxuan, F., DeAnn, L., Talan, D., & Mei, Ch. (2017). Cranberry reduces the risk of urinary tract infection recurrence in otherwise healthy women: a systematic review and meta-analysis. The Journal of Nutrition. 147(12): 2282-2288. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022316622106334?via%3Dihub
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.