Fritadeira ou micro-ondas: o que é melhor para aquecer alimentos?

Tanto a fritadeira elétrica quanto o micro-ondas apresentam vantagens na hora de preparar e aquecer alimentos. Qual deles você deve escolher?
Fritadeira ou micro-ondas: o que é melhor para aquecer alimentos?

Última atualização: 24 abril, 2024

Na hora de equipar a cozinha, escolher eletrodomésticos que ofereçam conforto, eficiência e praticidade pode não só ajudar você a economizar tempo, mas também a implementar um estilo de vida mais saudável. Nesse sentido, a fritadeira elétrica e o forno de micro-ondas ganharam popularidade. Mas qual é a melhor opção?

Ambas as ferramentas revolucionaram a forma como aquecemos os alimentos, pois proporcionam tempos de cozimento mais rápidos e permitem preparar pratos com menos calorias. Por outro lado, possuem diversas funcionalidades que os tornam melhores ou não em determinadas tarefas.

Fritadeira elétrica vs. forno de micro-ondas: características e diferenças

A fritadeira e o forno de micro-ondas surgiram como alternativas rápidas e eficientes aos fornos convencionais. Ambos os dispositivos otimizam o tempo de preparação dos alimentos e oferecem um método de cozimento mais saudável em comparação com a fritura típica.

Mas será que um é melhor que o outro? Para resolver essa questão, é necessário rever brevemente como funcionam e qual tecnologia utilizam.

A fritadeira elétrica, também chamada de airfryer, é um aparelho de cozinha que submete os alimentos a um ar muito quente que circula constantemente, graças à ação de uma fonte de calor elétrica e de um ventilador.

Dessa forma, oferece um cozimento com características semelhantes às da fritura tradicional, mas com menor número de calorias, pois requer um mínimo de gordura. Por conta disso, tornou-se uma das opções preferidas para fazer preparações crocantes, douradas e saudáveis.

Por sua vez, os fornos micro-ondas geram calor através de ondas eletromagnéticas que agitam as moléculas de água dos alimentos, para permitir um cozimento ou aquecimento rápido.

Não necessitam de gordura, mas dificilmente permitem obter texturas crocantes. Pelo contrário, os alimentos costumam ficar moles. O micro-ondas é frequentemente usado para descongelar alimentos, reaquecê-los e fazer preparações vegetais.

Outras diferenças entre a fritadeira e o micro-ondas

Para além da tecnologia utilizada por cada um desses aparelhos e das suas respetivas funcionalidades, existem outras diferenças que vale a pena ter em conta na hora de escolher um ou outro. Detalhamos as mais importantes abaixo:

  • Cozinhar diferentes tipos de alimentos: embora uma fritadeira seja ideal para fazer batatas crocantes, asas de frango, empanar e assar, o micro-ondas é melhor para descongelar produtos, reaquecer sobras, cozinhar vegetais e aquecer bebidas.
  • Consumo de energia: a airfryer consome mais energia que um micro-ondas – embora isso dependa do modelo e da sua potência – devido aos seus aquecedores e ventiladores.
  • Capacidade: ambos os aparelhos vêm em tamanhos diferentes. No entanto, o micro-ondas costuma ter uma capacidade maior em comparação com as fritadeiras.
  • Limpeza: a fritadeira possui elementos removíveis (cestos ou bandejas) que são fáceis de limpar na máquina de lavar louça. O forno micro-ondas requer uma limpeza interna cuidadosa, principalmente se houver respingos.
  • Refeições mais saudáveis: a airfryer é adequada para preparar uma grande variedade de pratos convencionais de forma mais saudável e com menos calorias. Requer pouca ou nenhuma gordura para obter texturas crocantes e sabores intensos. Você também pode cozinhar alguns pratos no micro-ondas, mas a textura final é macia, por isso pode não ficar tão agradável. Mesmo assim, também é uma boa opção, pois não necessita de gordura adicional para cozinhar.

Qual é o melhor para aquecer alimentos?

Quando se trata de aquecer alimentos, ambos os aparelhos funcionam bem. Mesmo assim, considere que no micro-ondas o processo é mais rápido e adequado para introdução de líquidos. Sua desvantagem? Alguns ingredientes tendem a amolecer após serem submetidos às altas temperaturas do aparelho.

Na airfryer você pode aquecer pizza, sobras de comida, empanadas, frango frito e afins. Geralmente preserva bem as texturas, mas requer mais tempo.

Nesse último caso, deve-se ter cuidado com os tipos de alimentos que se pretende introduzir. Não devem conter líquidos, pois se vazarem pelas grades podem causar curto-circuito.

Uma fritadeira elétrica é melhor do que um micro-ondas?

A airfryer é o “aparelho da moda” quando se fala em alimentação saudável. Por isso, muitos consideram que é uma opção melhor do que o micro-ondas. Porém, desde que utilizados de forma adequada, ambos são úteis para preparar refeições mais leves e saudáveis. Então, qual escolher?

A escolha depende muito do que você costuma consumir. Se você gosta de massa, batata frita e outras preparações crocantes, a airfryer será sua melhor aliada na cozinha. Você pode fazer versões mais saudáveis dessas refeições, com o mínimo de gordura e menos calorias.

Na verdade, você também pode usá-la para assar. Alimentos como frango, carne, peixe, vegetais, cereais e outros são adequados para cozinhar nesse aparelho.

Agora, se o que você quer é economizar tempo de cozimento, ou se costuma preparar os pratos com antecedência e depois reaquecê-los, o micro-ondas é mais indicado. Nele você também pode introduzir bebidas, caldos e alguns alimentos pré-cozidos que não podem ser aquecidos na airfryer.

Resumindo, se você tiver a oportunidade de adquirir os dois aparelhos, essa é a melhor opção. Suas funções são diferentes, mas ambas ajudam a deixar seus preparos mais práticos e saudáveis. Se só puder escolher um, opte por aquele que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.