Filho que chama os pais pelo nome é motivo de preocupação?

"Meu filho me chama pelo nome, devo me preocupar?"
Filho que chama os pais pelo nome é motivo de preocupação?

Última atualização: 01 junho, 2022

“Meu filho me chama pelo nome, o que posso fazer?” Essa preocupação é natural por parte dos pais quando a criança não os chama de papai ou de mamãe, mas não quer dizer que há algo errado.

As crianças costumam reproduzir os comportamentos e falas das pessoas com quem elas mais convivem. Preste atenção no seu comportamento e nas pessoas a sua volta para entender o comportamento do seu filho.

Esse hábito ocorre principalmente quando o filho é único e está aprendendo a se expressar. Se tem irmãos mais velhos que já chamam os pais de “pai” e “mãe”, a tendência é que a criança repita o comportamento dos irmãos.

Se as pessoas se referem a você pelo seu nome, é natural que a criança reconheça você dessa forma também. Por exemplo, se a pessoa que cuida dela se refere a você pelo seu nome e não como “mamãe” ou “papai”, a criança cresce escutando essas referências e naturalmente passa a reproduzir o que ouve com mais frequência.

Isso não quer dizer, necessariamente, que exista um distanciamento emocional entre vocês. 

Tem como mudar?

Com base na lógica de que a criança pequena começar a chamar os pais pelo nome quando ela percebe que eles se chamam assim quando falam entre si e que outras pessoas do seu círculo de convivência os chamam pelo nome também, a forma de mudar esse hábito é simples. Muitos casais se chamam por “pai” e “mãe” para que a criança se acostume a chamá-los assim.

Agora, se o seu filho está mais crescidinho, já sabe distinguir que, para ele, você é a mamãe e, para os outros, você é a Patrícia, por exemplo, e mesmo assim ele chama você de Patrícia, é interessante dar uma atenção extra.

Pergunte ao seu filho por que ele está usando seu nome para se referir a você. É importante que seja uma pergunta de fato, com tom de curiosidade, sem repreensões. A partir da resposta dele, você saberá se tem algum problema acontecendo ou se ele apenas acha divertido e logo vai se cansar da brincadeira.

Ouça com atenção a resposta do seu filho e, gentilmente, diga a ele que isso incomoda você e que gostaria de ser chamada de mamãe.

A forma como você se refere a si mesma diante da criança vai contribuir para o jeito que ela irá chamar você. 

Pode interessar a você...
Mãe gera polêmica ao dizer que o filho de 7 anos ajuda em casa e contribui nas contas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Mãe gera polêmica ao dizer que o filho de 7 anos ajuda em casa e contribui nas contas

Uma mãe está gerando polêmica na internet por dizer que o filho devolve a ela parte da mesada para contribuir com as contas domésticas. Veja!