Faça seu próprio regador para o jardim

3 de agosto de 2018
Se você tem um jardim, mas não quer gastar dinheiro para comprar um regador, não se preocupe, propomos três formas muito simples de criar a sua. 

4Se você está começando no mundo da jardinagem e se deu conta que não tem um regador, não se preocupe, você pode fazê-lo com materiais reciclados.

A água é imprescindível em um jardim, e se não temos um sistema de rega muito potente, sempre podemos optar pelos regadores simples e bonitos feitos à base de produtos reciclados. Preste atenção e comece amanhã mesmo a colocar as mãos a obra.

Regadores com materiais reciclados para o jardim

Apresentamos uma série de conselhos para você possa seguir com facilidade e possa fabricar seu regador.

Sistema de gotejamento caseiro

Uma das melhores formas de manter nossas plantas e flores bem hidratadas é realizar um sistema de rega na forma de gotejamento, ou seja, com ajuda de uma mangueira e uma garrafa grande de pelo menos 5 a 10 litros.

Para prepará-lo precisará:

  • Uma mangueira do comprimento que considerar para cobrir todos os vasos e terrários.
  • Uma garrafa de alta capacidade. 

Depois, comece a fazer furos na mangueira onde for necessário para criar aberturas para as plantas. Coloque-a de tal forma que coincida com as raízes. Não se esqueça de tampar um dos extremos da mangueira. 

regador

Faça um corte ou um sulco na garrafa para poder conectá-la a mangueira. Além disso, faça outro furo para que seja mais simples preenchê-la com água.

Por último, pendure a garrafa no alto assim que tiver conectado-a com a mangueira e terá funcionando seu novo sistema de gotejamento. 

Garrafão com garrafas de plástico

É um dos sistemas mais simples que podemos usar. Obtenha algumas garrafas de água, pode selecionar as do tamanho que mais se ajustarem as suas necessidades.

Bastarão garrafas de meio litro ou de 5 litros, não tem problema. Primeiramente, limpe o fundo das garrafas, já que qualquer produto químico pode ser contaminante para as plantas.

Pode te interessar: 12 ideias para aproveitar as garrafas de plástico que não utiliza

Depois, guarde a tampa e faça, com a ajuda de uma punção, furos pequenos, com uma espiral bastará, ou mesmo faça o símbolo do S.

Tente fazer os furos do mesmo tamanho para que a água saia de maneira regular e constante.

Uma vez pronto, preencha a garrafa, feche com a tampa e terá pronto seu regador. Esta é sem dúvidas uma das formas mais econômicas de fazer nosso próprio regador.

Aspersores feitos com garrafas de plástico

Se você é um daqueles que tem um jardim grande e está pensando em colocar aspersores para que facilitar a tarefa de regar, deixe-nos mostrar primeiro estes aspersores caseiros.

Basta pegar uma garrafa, por exemplo, uma de um refrigerante de 2 litros. Limpe-a e depois perfure-a. 

Faça de forma linear, na vertical ou na horizontal. Conecte a mangueira na tampa da garrada e deixe que a força da água faça sair a pressão pelos furos feitos anteriormente.

Verá que sairá água em vários pontos e poderá regar as plantas, a grama e as árvores, tudo de uma vez.

regador

Decore seus antigos regadores

Se você conta com regadores antigos, mas não pode usá-los porque estão oxidados, não são nada confortáveis ou são muito pesados, deixamos algumas ideias para que possa usá-los para decorar seu jardim.

Pode dá-los um toque muito original e campestre. Poderão se converter nos protagonistas.

  • Podem ser utilizados como centros de mesa.
  • Converte-se em vasos pendurados.
  • Podem ser vasos bem originais. As plantas e as flores ficam maravilhosos neles.
  • Podemos guardar em seu interior cortiças de vinho ou pedras preciosas.
  • Podemos pintá-los de diferentes cores e dar pontos de cor ao jardim.
  • De acordo com o tamanho, se os restaurarmos, podem servir para decorar o interior da casa ou para colocar dentro os utensílios de cozinha.

Como você pode imaginar, estas são somente algumas das ideias para que faça regadores a partir de garrafas de plástico e de materiais reciclados.

Ter um jardim cuidado diz muito de uma pessoa. Certamente que como nós, você gosta da natureza e também de economia, por esta razão, buscamos os truques que podem tornar nossa vida um pouco mais simples.

Compartilhe com seus amigos estes truques aprendidos e não hesite em colocá-los em prática; todos em casa possuem uma ou outra garrada de plástico que podem ter um uso melhor ou uma segunda vida.

Recomendados para você