Experimente esta salada russa nas suas refeições
A salada russa é uma salada composta de batatas e legumes com um molho à base de maionese. É usada como acompanhamento de muitos pratos típicos da América Latina. A verdade é que esta salada é deliciosa e, o melhor de tudo, muito fácil de preparar.
Também conhecida como Salada Olivier, a salada russa é um prato típico em vários lugares da Europa e da Ásia. Cada tradição culinária acrescenta seu toque cultural à salada, mas sem afetar a essência que a identifica como tal.
Breve história da salada russa
A tradição sugere que esta salada teve sua origem em Moscou (Rússia). A receita original foi preparada neste lugar por um chef francês por volta de 1860. No entanto, antes deste evento, já havia uma salada com o nome de “russa”.
De fato, existem muitas referências antes de 1860 que sugerem a existência de uma “receita russa”. No entanto, quem tornou a salada russa popular em outras partes do mundo foi um chef russo de origem franco-belga, Lucien Olivier, daí a salada ter recebido esse nome.
Ingredientes para a salada russa
Como indicamos anteriormente, os ingredientes das variedades da salada russa sofreram mudanças. No entanto, os fãs dela continuam a desfrutar de uma base de batatas e legumes e tempero.
Leia também: Mais saúde através dos temperos
Com as seguintes medidas, conseguiremos cerca de 20 porções:
- 8 batatas (aproximadamente 1,5 kg)
- 6 cenouras descascadas e cortadas em cubos
- 1 xícara de ervilhas (150 g)
- 6 talos de aipo
- 1 ou 2 maçãs
- ½ cebola branca picada
- 1 dente de alho amassado
- O suco de 1 ou 2 limões
- 1 xícara de maionese (240 ml)
- 1 colher de sopa de coentro, endro ou salsa (15 g)
- Sal (a gosto)
Modo de preparo
- Descasque as batatas e coloque-as para cozinhar. Em seguida, corte-as em pequenos cubos. Tente não cozinhar muito as batatas para que elas não se despedacem ao misturar todos os ingredientes da salada.
- Repita o procedimento com as cenouras: descasque-as, cozinhe e corte-as em pequenos cubos.
- Lave bem as ervilhas e cozinhe-as. Se você quiser, pode misturá-las com milho.
- Pique os talos de aipo, cebola e coentro, endro ou salsa.
- Em seguida, pique a maçã em pequenos cubos.
- Quando você tiver todos os ingredientes prontos, coloque-os em uma tigela grande junto com a maionese e misture bem.
- Refrigere a salada até estar pronta para servir.
- Você pode comer esta salada como um prato único ou como um acompanhamento para outras refeições.
Algumas variantes
- Devido à variedade de lugares que popularizaram a salada russa, existem vários ingredientes que omitimos em nossa receita.
- Para a sua salada, você pode perfeitamente adicionar milho (como sugerimos em uma das etapas para preparar a salada), vagem, feijão-fradinho ou beterraba. A beterraba, na verdade, também contribuirá para uma cor rosada na salada.
- Muitos amam o sabor doce que a maçã proporciona. Caso esteja se sentindo aventureiro, você pode experimentar adicionar pedaços de abacaxi, misturando com a salada ou para decorá-la.
- Outras variações da receita adicionam pedaços de frango ou frango desfiado. Você também pode adicionar ovo cozido, pepinos em conserva ou pedaços de presunto. A verdade é que esta salada permite flexibilidade sem deixar de lado o sabor e a base de batata, legumes e molho.
Outros ingredientes que as pessoas adicionam à salada são o atum enlatado, azeitonas, ovos cozidos, aspargos, pimentões e pepinos em conserva picados. Esta salada é ótima porque permite todos os tipos de ingredientes, o que é bom para quem gosta de experimentar.
Como compartilhar esta salada
Graças à sua versatilidade, esta salada russa pode acompanhar praticamente qualquer tipo de alimento. Um dos pratos favoritos para acompanhar a salada russa é o frango, que, como você sabe, pode ser preparado de mil maneiras.
Você também pode levar sua salada a um piquenique para acompanhar seu lanche favorito. Nós o convidamos a experimentar esta salada de mil maneiras diferentes e se divertir na cozinha!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.