4 esfoliantes corporais para a pele seca
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Os esfoliantes corporais para a pele seca se diferenciam de outros tipos de esfoliantes em sua composição, já que incluem ingredientes suaves para evitar arranhar ou machucar a pele.
A pele seca não conta com a oleosidade necessária para prevenir que o roçar arranhe, portanto, é necessário avaliar o tipo de pele antes de optar por um esfoliante ou outro.
A pele seca é um problema comum que, durante o inverno, é ainda mais evidente. Se o ressecamento ainda não é grave, você notará uma certa textura escamosa e manchas de descoloração. Caso o problema seja grave, você pode chegar a sentir uma coceira que pode causar sangramentos se arranhar a área em excesso.
Para evitar que o ressecamento se transforme em um problema, podemos optar pelos seguintes esfoliantes corporais que contam com múltiplas vitaminas. Estes são ideais para a pele seca já que, além de limpar profundamente, hidratarão e melhorarão a textura da pele em linhas gerais.
Esfoliantes corporais para a pele seca
1. Esfoliante de café e açúcar
O primeiro dos esfoliantes corporais para a pele seca vai deixá-la com um brilho surpreendente. O café é rico em antioxidantes, por isso combaterá a celulite. Por sua vez, o açúcar ajuda a eliminar as células mortas e favorece a criação de novas. O azeite de oliva e a vitamina E penetram profundamente na pele, nutrindo-a para que recupere seu aspecto saudável e brilho natural.
Ingredientes
- ¼ de xícara de café moído
- ¼ de xícara de açúcar granulado.
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 3 cápsulas de vitamina E
Preparo
Combine todos os ingredientes até obter uma pasta. Tome uma ducha e use um sabonete natural antes de aplicar o esfoliante. Quando tiver retirado o sabonete, pegue a pasta com os dedos e esfolie seu corpo com movimentos circulares. Depois de fazer uma massagem de 10 minutos, enxágue com água morna. Repita a esfoliação 2 vezes por semana.
2. Sais de banho de lavanda
O segundo dos esfoliantes corporais para a pele seca é perfeito para relaxar enquanto nutre sua pele. O sal marinho é rico em minerais e agentes esfoliantes que te farão parecer mais jovem. O azeite de oliva hidrata por vários dias e a lavanda oferece um aroma delicioso. Use estes sais 2 vezes por semana se o ressecamento for severo. Do contrário, basta 1 vez por semana.
Ingredientes
- 1 xícara de sal marinho
- ½ xícara de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de óleo essencial de lavanda
Preparo e aplicação
Assegure-se de que o sal tenha o tamanho correto para esfoliar. Se os grãos forem muito grandes, triture-os em um pilão primeiro. Combine todos os ingredientes. Limpe a pele e aplique a pasta. Faça uma massagem de 3 minutos cuidando para não tocar as regiões que tiverem feridas ou forem sensíveis. Lave com água morna e aplique um creme hidratante leve.
3. Esfoliante de óleo de coco
O seguinte dos esfoliantes corporais para a pele seca que recomendamos é perfeito tanto para o rosto quanto para o corpo. Use esta receita para eliminar a maquiagem diária só se sua pele for muito seca. Você descobrirá que já não precisa aplicar outros produtos depois.
O óleo de coco esfolia, limpa e nutre com um gasto mínimo. O açúcar facilita a eliminação das células mortas. Aplique este esfoliante três vezes por semana.
Ingredientes
- ½ xícara de açúcar granulado
- ½ xícara de óleo de coco orgânico
Preparo e aplicação
Combine os dois ingredientes e guarde o esfoliante em um frasco de vidro. Durante o banho, e depois de enxaguar o sabonete, faça uma massagem suave com a mistura. Enxágue com água morna.
4. Esfoliante de chocolate e laranja
O seguinte esfoliante corporal para a pele seca tem um aroma delicioso e proporciona uma hidratação perfeita.
O açúcar mascavo elimina as células mortas e deixa espaço para que os antioxidantes do cacau e os óleos hidratem a pele. Caso prefira outro aroma ao invés do de laranja, experimente o óleo essencial de hortelã ou canela.
Assegure-se de guardar muito bem este esfoliante em um lugar seco. Do contrário, os ingredientes poderiam se danificar um pouco ou perder suas qualidades.
Ingredientes
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- ¼ de xícara de óleo de amêndoas
- ½ colher de sopa de baunilha
- ½ colher de chá de raspas de chocolate amargo
- 1 colher de chá de vitamina E
- 1 colher de chá de óleo essencial de laranja.
Preparo e aplicação
Combine todos os ingredientes e guarde em um frasco de vidro com tampa. Esfolie 2 vezes por semana depois de remover o sabonete no banho. Faça uma massagem circular suave por 5 minutos e enxágue. Mantenha o esfoliante em um lugar fresco.
Outras recomendações
Ainda que sua pele possa tender a ser seca, na maioria das vezes este é o resultado de uma falta de hidratação. Alguns truques para reduzi-la são:
- Beba água. Recomenda-se consumir dois litros de água por dia, mas se estiver muito calor e você tiver um dia muito ocupado, pode precisar de mais.
- Reduza a temperatura e frequência de seus banhos. Algumas pessoas têm o costume de tomar banho 2 vezes ou mais ao dia quando faz muito calor. Se você notar que nesta época sua pele fica mais seca, limite seus banhos a 1 por dia e só com água morna ou fresca.
- Use roupas de algodão. O calor excessivo pode ressecar sua pele. Para facilitar a transpiração de sua pele e evitar a acumulação de suor, use roupa de algodão leve e fresca.
Gostou destas receitas de esfoliantes corporais? Todos são fantásticos, ainda que o de chocolate, sem dúvidas, seja muito atrativo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gutiérrez Maydata, A. (2002). Café, Antioxidantes y Protección a la Salud. MEDISAN 6, 72–81.
- Kappally, S., Shirwaikar, A., and Shirwaikar, A. (2015). Coconut oil – a review of potential applications. Hygeia Journal for Drugs and Medicines 7, 34–41.
- Viola, P., and Viola, M. (2009). Virgin olive oil as a fundamental nutritional component and skin protector. Clinics in Dermatology 27, 159–165.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.