6 erros para evitar ao limpar seus óculos
Há uma série de erros que você deve evitar ao limpar seus óculos. Se pretende manter eles em bom estado, deve dar-lhes uma manutenção adequada, com os elementos destinados a esse fim. Caso contrário, sua vida útil tende a ser reduzida.
Desde passar pano nas lentes até usar produtos nocivos, é bastante comum ter decisões erradas na hora de higienizar os óculos. Isso sem contar que muitos negligenciam sua desinfecção regular para evitar possíveis infecções.
6 erros na hora de limpar seus óculos
O uso de óculos pode ser uma necessidade ou um complemento para o dia a dia. Esses objetos são delicados e, portanto, requerem cuidados específicos. Porém, há quem cometa alguns erros na hora de limpá-los, sem considerar que isso diminui sua durabilidade. O que você deve evitar ao higienizá-los? Continue lendo!
1. Pouca frequência
Os óculos são acessórios usados em diversas ocasiões e lugares. Portanto, sua limpeza deve responder a isso. Limpá-los uma vez por semana ou com menos frequência não é suficiente para ter óculos desinfetados.
Se possível, a limpeza diária deve ser aplicada para melhorar a visão e reduzir o risco de contágio de vírus e bactérias. Estes últimos geralmente estão alojados tanto nas lentes quanto na armação.
2. Aplicar produtos domésticos
Um dos erros que você definitivamente deve evitar ao limpar seus óculos é usar produtos como limpa-vidros domésticos, desinfetantes e removedores de gordura. Sua composição costuma ser forte, o que tende a danificar o revestimento do vidro.
3. Usar o tecido das roupas
Muitas pessoas tendem a passar por cima dos óculos com partes da camiseta, camisa ou qualquer tecido. Seja por comodidade, por pressa ou por não dar a importância necessária, é uma prática frequente.
O contato do tecido com os cristais pode ser prejudicial a ele. A superfície é geralmente arranhada levemente, mas continuamente. Portanto, se essa ação for realizada com frequência, é possível que o item esteja se deteriorando mais rápido do que deveria.
4. Limpar com guardanapos
O papel não é muito amigo dos óculos. Em geral, muitas pessoas fazem sua limpeza passando guardanapos, papel higiênico ou panos de cozinha. Essa é uma prática a ser evitada, pois pode riscar, manchar ou inserir fiapos. Em vez disso, é recomendável usar panos de microfibra limpos, que são lisos e não deixam partículas.
5. Limpar com a boca
Quem costuma higienizar os óculos com a roupa costuma colocá-los na boca alguns instantes antes para umedecer a lente. Outro dos erros graves que você deve evitar ao limpar seus óculos. A umidade da respiração não cumpre a mesma função que a água ou produtos específicos.
6. Querer esconder arranhões
Por mais cuidado que se tenha com os óculos, é comum que apareçam pequenos arranhões. Com o uso constante e o passar do tempo, são gerados danos superficiais. Há quem busque soluções em remédios caseiros e ceras comerciais.
No entanto, querer removê-los é outro erro. Por mais decepcionante que pareça, não há muito o que fazer sobre arranhões. O mais importante é evitar que se estendam, algo que pode acontecer se você tentar limpá-los com substâncias agressivas. Existem ceras que os escondem, mas a maioria não é tão eficaz.
Técnicas corretas a aplicar na limpeza dos óculos
Por se tratar de um acessório em contato permanente com partes sensíveis como os olhos, a higienização adequada é fundamental. Os óculos funcionam para melhorar a visão ou para cobrir o sol, objetivos que são alcançados se o vidro estiver limpo.
Mas não é o único aspecto ao qual se deve prestar atenção. Aplicar as técnicas corretas de limpeza reduz o risco de contágio e aumenta a proteção contra diversos vírus.
- Água e sabão. Embora possa parecer simples, o uso de água fria e sabão neutro é um desinfetante indicado para a higienização dos vidros. Eles trabalham para todos os setores do objeto.
- Limpar tudo. As lentes não são a única parte dos óculos que devem ser limpas. Também é importante passar por cima do suporte, pois pode alojar sujeira e bactérias diversas.
- Usar cotonetes. A limpeza dos óculos exige delicadeza, algo que se consegue aplicando o líquido por meio de cotonetes, principalmente nas partes mais profundas.
- Lenços umedecidos. Ao contrário do papel higiênico e dos guardanapos de cozinha, eles são uma boa alternativa para passar suavemente sobre as lentes.
- Produtos específicos. Existem soluções específicas que são criadas para higienizar os cristais. Se água e sabão não estiverem disponíveis, eles são uma boa alternativa. Você deve se certificar de que o produto é compatível com a camada antirreflexo, se tiver.
- Solução caseira. Você também pode fazer o produto em casa, à base de álcool, água e sabão.
- Guardar. Embora possa parecer apenas um detalhe, ter um bom estojo para guardar seus óculos contribui para sua limpeza e proteção. Evite apoiá-los em superfícies com a lente voltada para baixo.
Verifique as partículas para evitar erros ao limpar seus óculos
É importante verificar se os vidros não apresentam vestígios de poeira, sujeira ou outras partículas no vidro. Passar panos sobre eles pode causar danos às lentes, mesmo que sejam usados panos de microfibra limpos, altamente recomendados para essa tarefa.
Por outro lado, antes de higienizar este objeto, suas próprias mãos devem estar limpas. Caso contrário, é provável que fiquem vestígios de gordura ou algum creme aderido ao vidro.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fritz B, Jenner A, Wahl S, et al. A view to a kill? – Ambient bacterial load of frames and lenses of spectacles and evaluation of different cleaning methods. PLoS One. 2018;13(11):e0207238. Published 2018 Nov 28. doi:10.1371/journal.pone.0207238
- Guerra, Daniel, Uso de antisépticos y desinfectantes. Revista del Hospital Materno Infantil Ramón Sardá [Internet]. 2005;24(4):201-203. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=91204113
- Pérez Mogollón, Jose Fernando. Una visión histórica de la óptica (segunda entrega). Revista ciencia y tecnología para la salud visual y ocular. Universidad de la Salle. Bogotá, Colombia. (2006); nº7, julio-diciembre, pp 91-105. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/950/95000713.pdf