Entenda o que é choque séptico, a condição que afetou Preta Gil durante o tratamento de câncer

Preta Gil atualizou os fãs sobre seu quadro clínico durante tratamento contra o câncer de intestino e disse que vivenciou um grande susto ao passar por um choque séptico. Saiba mais sobre essa condição que envolve risco de morte.
Entenda o que é choque séptico, a condição que afetou Preta Gil durante o tratamento de câncer

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 04 maio, 2023

Preta Gil apareceu no Instagram e atualizou os fãs sobre seu quadro de saúde. Ela, que está tratando um câncer de intestino, foi hospitalizada recentemente e explicou ter passado por um choque séptico que fez com que interrompesse o tratamento oncológico por algumas semanas.

“Infelizmente, nesse um mês eu não pude estar aqui para contar para vocês como eu estava porque eu realmente passei por um imprevisto, por um grande susto, que me impossibilitou de vir dar notícias para vocês”, disse a artista nas redes sociais.

Preta Gil explicou que em 22 de março começou a se sentir mal e seus médicos recomendaram que ela fosse ao hospital. No dia seguinte, 23 de março, ela teve um choque séptico provocado por uma bactéria que entrou em seu organismo.

“Eu já peço desculpas pelo sumiço, mas foi por uma força maior, eu realmente fiquei muito mal. No dia 22 do mês passado, me senti mal em casa e meus médicos pediram para eu ir ao hospital — eu estava com um quadro de desidratação a princípio. Mas, no dia seguinte, no dia 23, passei por uma septicemia, por um choque séptico causado uma bactéria que entrou no meu organismo“, revelou.

“Ainda estou fazendo uma reabilitação. Eu tive algumas sequelas por conta dessa assepsia, uma delas é no pulmão. Mas o pulmão está sendo tratado, estou tomando antibiótico, estou sendo assistida. Minha cabeça está bem, meu espírito está bem”, explicou.

O que é choque séptico?

O choque séptico é um estágio mais avançado e mais grave da chamada sepse, uma reação inflamatória mais conhecida como infecção generalizada, desencadeada por uma infecção grave.

O paciente com sepse tem um quadro infeccioso e começa a apresentar disfunções de alguns órgãos, com aumento dos leucócitos, elevação da frequência cardíaca, alteração da respiração e aumento de outros fatores inflamatórios.

“O paciente começa a perder a capacidade de manter a sua própria pressão, então fica com a pressão muito baixa e isso pode acabar evoluindo para uma complicação muito maior, que é, por exemplo, uma parada cardíaca. A pessoa pode até morrer”, explica Vicente Freire presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.

Sintomas do choque séptico

Os principais sintomas que os pacientes com sepse e, consequentemente, com choque séptico apresentam são:

  • Baixa pressão arterial.
  • Leucócitos aumentados.
  • Frequência cardíaca aumentada.
  • Foco infeccioso.

Tratamento

Primeiramente, para tratar o choque séptico é essencial encontrar o foco da infecção. Outra medida necessária é o uso de antibióticos mais potentes e de amplo espectro, ou seja, capazes de atingir vários tipos de bactérias.

O choque séptico é uma emergência médica e, por isso, deve ser tratado como tal.

Por fim, o tratamento do choque demanda a reposição de volume, com soro, e o uso de medicamentos vasoativos para controlar a pressão arterial.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.