Como eliminar o tártaro de forma natural

· 5 de setembro de 2014
Você sabia que o carbono ativado, de origem vegetal, é um dos melhores remédios para clarear e limpar os dentes? Utilize-o com moderação para não danificar o esmalte.

O tártaro é uma placa bacteriana de cor amarelada que se acumula e endurece no esmalte dos nossos dentes, principalmente junto à gengiva, devido a vários motivos, causando um mau aspecto aos dentes. Neste artigo, falaremos sobre as causas do problema e como eliminar o tártaro de forma natural.

Causas do tártaro

  • O motivo principal do tártaro é uma alimentação excessivamente ácida, rica em açúcar, alimentos refinados e gorduras prejudiciais. Apesar de muitos acreditarem que a primeira causa seja uma má higiene dental, se consumíssemos a quantidade suficiente de frutas e verduras cruas, certamente esse incômodo surgiria com menos frequência.
  • Uma má higienização dental contribui para a aparição da placa bacteriana.
  • O café, o chá preto e o tabaco.

Recomendamos a leitura: Dê adeus ao tártaro, à gengivite e ao mau hálito com este óleo comestível

eliminar o tártaro

Por que temos que prevenir o tártaro?

O tártaro não é somente uma questão de estética. Se você não o prevenir ou não o tratar, a longo prazo essa acumulação de bactérias provoca uma inflamação na gengiva, podendo ocasionar gengivite.

Alimentos e suplementos benéficos

  • Os alimentos mais recomendados são as frutas e os vegetais crus, principalmente as maçãs e os vegetais de folha verde como o espinafre, a acelga, o alface, a rúcula, etc.
  • O gergelim, pelo seu alto teor de cálcio.
  • A estévia é uma planta que atua como adoçante natural e que é muito benéfica para os nossos dentes.
  • A água do mar é um suplemento remineralizante que nos ajuda a limpar e fortalecer os nosso dentes, além de ser alcalinizante.
  • A coenzima Q-10 é recomendada quando o tártaro estiver causando a gengivite.
  • A argila branca de uso oral nos ajuda a alcalinizar o nosso organismo e também o pH da nossa boca.

Elimine o tártaro com elementos naturais

Os enxágues de óleo

O enxágue com óleo de girassol é um método de cura da cultura ayurvédica da Índia. Nos permite limpar os nossos dentes, tratar de problemas bucais, além de permitir jogar as toxinas para fora e assim limpar a nossa boca profundamente.

É especialmente recomendado nos casos de infecções na boca, problemas na gengiva, placa dental, gengivites, dentes escurecidos e dentes soltos.

Necessitaremos somente do óleo de girassol ou de gergelim comprimido a frio.

Leia também: Óleo de girassol ou gergelim para limpar o organismo

O carbono ativado para eliminar o tártaro

O carbono ativado é um remédio excelente para branquear e limpar os nossos dentes, assim como para prevenir doenças bucais. Podemos consegui-lo em lojas de produtos naturais, e bastará escovar bem os dentes com este pó durante dois minutos.

Apesar da cor preta, quando limparmos bem os dentes com água, os veremos muito mais limpos.

É fundamental que seja o original vegetal (madeira, coco, etc) e não procedente do petróleo.

Conselhos finais para eliminar o tártaro

Como já comentamos neste artigo, também é fundamental fazer uma boa higiene dental diariamente para eliminar o tártaro:

  • Escove os dentes depois de cada refeição, durante ao menos dois minutos, insistindo bem em todos os dentes e molares.
  • Use preferencialmente uma pasta de dente ecológica e natural, já que as convencionais contêm substâncias muito agressivas para o nosso pH bocal.
  • Use o fio dental todas as noites antes de ir dormir para eliminar os resíduos de comida que ficam entre os dentes.
  • Você também pode usar um enxágue bucal. Se quiser um enxaguante natural, faça usando uma infusão de tomilho e hortelã, ou com água do mar diluída em duas partes e meia de água natural.
  • Caso você tenha tártaro antigo, visite o dentista para realizar uma limpeza dental. Não é recomendado fazer essa limpeza com muita frequência, já que poderá danificar o esmalte dos dentes.