É possível eliminar os joanetes sem cirurgia?

Existem várias medidas que podem ser aplicadas diariamente para reduzir o desconforto causado pelos joanetes, como o uso de calçados confortáveis.
É possível eliminar os joanetes sem cirurgia?

Última atualização: 19 Fevereiro, 2021

Muitas pessoas desejam eliminar os joanetes sem ter que passar por uma sala de cirurgia, pois consideram que esta não é uma opção que deva ser tomada em primeiro lugar.

No entanto, é preciso ter em mente que o tratamento dos joanetes depende muito de sua gravidade. Portanto, nem todos os casos é possível evitar a cirurgia. Existem casos em que a correção cirúrgica é a única solução eficaz.

Embora existam medidas que podem contribuir para o alívio do desconforto, não são uma solução definitiva para o problema. O uso de calçados confortáveis ​​no dia a dia, por exemplo, ajuda muito os pacientes, mas por si só não resolverá o problema.

Aqui vamos falar mais sobre como tratar o desconforto que os joanetes produzem diariamente.

Mais do que eliminar os joanetes, essas medidas ajudam a aliviar o desconforto

O hálux valgo ou joanete é uma protuberância que se forma perto da base do dedão do pé devido a uma deformidade óssea, muitas vezes hereditária.

Causa dor (de intensidade variável) e inchaço, vermelhidão e inflamação ao redor da articulação do dedão do pé. É preciso observar que a dor pode piorar com a pressão dos sapatos e pode até prejudicar os movimentos e impedir a caminhada normal.

Use sapatos confortáveis

Mais do que eliminar os joanetes, essas medidas ajudam a aliviar o desconforto

É sempre necessário, e mais ainda se tivermos joanetes. Para proporcionar conforto aos pés, para isso é conveniente usar calçado leve e confortável, para que os pés não fiquem pressionados ou numa posição que cause mais dor.

Com sapatos confortáveis, os joanetes não incomodam e ao mesmo tempo permitem que o pé se flexione suavemente.

Por outro lado, evite usar saltos pontudos ou altos, pois eles tornam os joanetes piores. Pode usar sandálias, sempre que o tempo permitir, pois dão mais liberdade. 

Pés descalços

Na esfera popular, é dito que outro hábito que pode ser adotado no combate aos joanetes é andar descalço em casa. Isso ajudaria a fortalecer as articulações dos dedos dos pés, reduzindo a dor que ocorre com frequência.

Da mesma forma, caminhar na areia com os pés descalços é recomendado, pois gera uma espécie de exercício articular.

Exercícios para os pés

Exercícios para os pés

Existem vários exercícios fáceis de fazer em casa que podem ajudar a eliminar o desconforto do joanete. 

  • Estique o dedão do pé e alinhe-o com os outros dedos corretamente.
  • Em seguida, flexione todos os dedos dos pés e pressione-os firmemente contra o chão ou parede, permitindo que dobrem ligeiramente para trás.
  • Pratique este movimento por 10 segundos e repita 3 séries todos os dias.
  • Após esses exercícios, você poderá fazer uma massagem e um banho relaxante com óleo essencial de lavanda.

Alinhar os dedos 

É dito que outra coisa que você pode fazer para eliminar os joanetes é alinhar os dedos dos pésPara isso:

  • Enrole uma bandagem ao redor do pé (incluindo os dedos em uma posição normal).
  • Separe o dedão dos outros com uma bandagem cruzada sobre ele.
  • Aos poucos, os dedos vão se adaptando à posição ideal, impedindo que o joanete avance.

Dizem que esse hábito mantém os pés na posição adequada. É importante que você faça isso diariamente. Se você não conseguir fazer isso ou se a dor no pé aumentar, consulte um médico especialista.

Evite certas atividades

Evite certas atividades

O balé é uma das disciplinas que mais pode prejudicá-lo se tiver problemas com os pés e joanetes. Você deve evitar essa e outras atividades que possam intensificar a dor, como correr, por exemplo. Em vez disso, você pode optar por fazer exercícios de baixo impacto.

Não é possível remover joanetes naturalmente de forma permanente. No entanto, é possível reduzir o seu desconforto de forma natural, através da prática de determinados exercícios e da utilização de calçado adequado.

O mais recomendado é consultar o seu médico e seguir todas as suas instruções para se sentir bem.

Pode interessar a você...
6 remédios caseiros para aliviar o ardor nos pés
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 remédios caseiros para aliviar o ardor nos pés

Graças às propriedades de certos ingredientes, podemos favorecer a circulação e assim aliviar a sensação de formigamento ou ardor nos pés.