É possível eliminar os joanetes sem cirurgia?

Os joanetes podem ser muito incômodos em algumas situações. Você sabe como eliminá-los sem fazer cirurgia? Descubra mais detalhes a seguir.

Eles podem ser dolorosos, mas recorrer aos procedimentos cirúrgicos é ainda mais angustiante por causa do seu processo pós-operatório. Assim, muitas pessoas optam por tentar eliminar os joanetes sem cirurgia, de forma “natural”.

Muito além de uma questão estética, grande parte das pessoas afetadas pelos calos não tolera a dor que sentem ao caminhar ou ao usar um sapato fechado por várias horas.

Por isso, buscam qualquer remédio caseiro para eliminá-los, e felizmente é possível fazer isso. Com constância e disciplina, os métodos para combater os joanetes vão ajudá-lo a conseguir os resultados desejados.

Aprenda a eliminar os joanetes sem cirurgia

Sapatos confortáveis

Sapatos desconfortáveis

Para eliminar os joanetes sem cirurgia, é preciso começar dando conforto aos seus pés. Para isso, use sapatos leves e confortáveis, onde os calos não fiquem pressionados e nem em uma posição que cause mais dor.

Com os sapatos cômodos os joanetes não vão incomodar e, ao mesmo tempo, o pé poderá se flexionar sem problemas. Por sua vez, recomenda-se não utilizar sapatos de salto que apertem os dedos ou que sejam muito altos, pois pioram a posição dos joanetes. O melhor é usar sandálias que deem mais liberdade aos mesmos, caso seja necessário usar um traje que exija uma maior formalidade.

Pés descalços

Os joanetes são uma condição hereditária que geralmente afeta as mulheres, mas eles podem ser eliminados ou minimizados com bons hábitos. Em vez de usar sapatos apertados, é preferível caminhar em casa com os pés descalços. Isso ajuda a fortalecer as articulações dos dedos dos pés, reduzindo a dor que costuma surgir.

Além disso, é recomendável caminhar sobre a areia com os pés descalços, pois isso gera uma espécie de exercício articular que ajuda a curar os joanetes por completo, sem ter que optar pelas cirurgias.

Exercícios para os pés

Exercícios para os pés

Existem muitos exercícios ideais para eliminar os joanetes sem cirurgia. Eles conseguem retardar a sua evolução e o movimento do dedão na direção dos outros dedos.

O exercício de maior eficácia consiste em esticar o dedão e alinhá-lo com os demais dedos de forma correta. Posteriormente, flexione todos os dedos dos pés e pressione-os firmemente contra o chão, ou também contra a parede, deixando que se dobrem levemente para trás. Pratique este exercício por um período de 10 segundos, e faça 3 séries todos os dias.

Alinhar os dedos definitivamente

Um método infalível para curar os joanetes é alinhar os dedos. Para isso, envolva o pé inteiro com uma atadura (incluindo os dedos em uma posição normal) e separe o dedão dos demais com uma atadura cruzada sobre ele. Pouco a pouco, os dedos vão se adaptando à posição ideal, evitando que os joanetes progridam.

Este hábito manterá seus pés na posição adequada e de forma definitiva. É importante fazer isso diariamente para ir criando o costume e fazer com que os joanetes não provoquem dor ao caminhar. Se você não conseguir fazer isso, é recomendável consultar um especialista que indique a maneira correta de alinhá-los.

O que não se deve fazer

Pés de bailarina

Se você tem joanetes e quer eliminá-los por completo sem cirurgia, há atividades que devem ser evitadas. Uma delas é o balé, que embora seja uma dança muito elegante, deixa consequências sobre seus pés quando são afetados pela saída do osso do primeiro dedo.

Você deve prestar atenção às atividades que intensificam a dor nos pés com joanetes. Quanto mais cuidados colocar em prática, mais fácil e eficaz será o processo para eliminar os joanetes.

Você poderá eliminar estas protuberâncias com métodos que só funcionam se você tiver dedicação e constância. Assim, não precisará recorrer àquela que parecia a única alternativa válida: a cirurgia.

Recomendados para você