10 truques para aguentar de salto alto o dia todo

Diariamente, o mais aconselhável é dispensar o uso de salto. Mas se você não consegue resistir à tentação, tente pelo menos tomar alguns cuidados para evitar maltratar os pés.
10 truques para aguentar de salto alto o dia todo

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Existem alguns truques para usar salto por várias horas sem sofrimento. No entanto, isso não significa que seja aconselhável usar esse tipo de calçado diariamente ou por períodos prolongados. Portanto, esses truques devem ser usados apenas quando for estritamente necessário usar saltos por muitas horas seguidas.

O ideal é usar todos os dias sapatos confortáveis, que permitam ter estabilidade, mas que também deem um bom suporte para os pés e ofereçam espaço suficiente para os dedos. Isto é, m par de sapatos que não seja completamente plano, mas que também não seja muito alto e não tenha ângulos de inclinação que acabem causando dor.

10 truques para usar saltos e diminuir ou eliminar os incômodos

Ao usar saltos, o peso normalmente suportado pelo pé muda por completo seu ponto de apoio. Ao aumentar a altura do calcanhar, a parte anterior precisa suportar até 75% mais peso do que está acostumada. Por esse motivo, pode produzir danos no pé, nos joelhos e até mudar a postura da coluna vertebral.

A seguir, veja os truques que podem minimizar os efeitos adversos de usar saltos.

1. Acostume-se pouco a pouco

Não é nada aconselhável usar salto alto pela primeira vez durante todo o dia. De fato, os saltos devem ser usados por curtos períodos de tempo e, se possível, intercalando com descansos. ou seja, mudar de postura, sentar-se e tirar um pouco os sapatos.

Embora possam ser bonitos, os saltos que têm mais de 5 cm são os menos recomendados, sobretudo para quem não está acostumada a usá-los.

  • Quando são novos, é sempre aconselhável usá-los por curtos períodos de tempo e caminhar pequenas distâncias (dentro de casa).
  • Se você sentir incômodos na parte dos dedos, é melhor umedecer levemente um jornal, amassá-lo, transformá-lo em uma bola e colocá-lo nos sapatos por algumas noites. Esse é um truque para “amolecer" um pouco a área a fim de evitar o atrito.

2. Comece pelos saltos largos

Se você não está acostumada a usar sapatos de salto alto e deseja começar a usá-los, ou se você tem um evento pontual e deseja completar sua roupa com um par deles, é recomendável optar por aqueles que têm salto grosso.

Sapatos com salto muito fino (agulha) são difíceis de aguentar, ainda mais por períodos prolongados. Outra opção seria usar sapatos de plataforma em vez de salto alto.

3. Faça pequenos descansos

Mulher que não aguenta usar saltos altos

Com qualquer tipo de calçado de salto, é aconselhável fazer descansos, ainda que sejam breves. Isso evitará que os pés inchem e as pernas acabem ficando pesadas no final do dia.

  • É aconselhável que, durante os intervalos, você tente massagear um pouco os pés para reativar a circulação.
  • Se você estiver em casa, é recomendável tirar os sapatos e mergulhar os pés em água morna e sal por um tempo. Isso ajudará a aliviar o desconforto e a desinchar a área.
  • Também é recomendável que você levante os pés por pelo menos 15 minutos por dia antes de dormir.

4. Use sapatos do seu tamanho

Embora pareça óbvio, lembre-se de que os sapatos devem sempre ser do tamanho certo. Caso contrário, podem causar vários desconfortos.

Se o sapato for mais apertado, pode chegar a machucar e causar bolhas. Pelo contrário, se for maior, o pé vai deslizar e instintivamente você fará mais força com a parte anterior do peito do pé para evitar que escape.

5. Escolha modelos que fixam no tornozelo

Sapatos de salto alto com tiras no tornozelo e no peito do pé são muito mais fáceis de usar, porque o pé ficará bem preso. Por outro lado, modelos que não têm tiras e são praticamente descobertos, geralmente causam mais desconforto.

  • Outra dica: escolher modelos que têm um decote em forma de letra T.

6. Use proteções de pé

No mercado pode-se encontrar pequenas almofadas que devem ser colocadas em dois lugares diferentes do pé. Dependendo de qual região doa mais, pode-se colocar na parte debaixo dos dedos ou no calcanhar.

7. Hidrate os pés

É extremamente importante ter os pés bem hidratados com creme. Desse modo, conseguimos evitar o atrito.

  • Dica: aplique um pouco de creme hidratante por dentro do sapato, espalhe bem e deixe secar. Repita o procedimento por vários dias seguidos para amaciar um pouco o material.

8. Esfrie os sapatos, o melhor dos truques para usar saltos

Dentro dos sapatos, coloque os saquinhos cheios de água. Certifique-se de que estejam bem fechados e que não tenham furos. Depois, pegue outro saco e coloque os sapatos nele. Coloque o saco na geladeira e deixe por várias horas.

Ao mudar do estado líquido para o sólido, a água vai pressionar o sapato e “ampliá-lo" um pouco mais, o que vai impedir os machucados provenientes do atrito.

No verão, outro truque para aumentar e amaciar um pouco os sapatos é pegar várias folhas de jornal, amassá-las em bolas, umedecê-las com um pouco de água e colocá-las nos sapatos por cerca de 24 a 48 horas. As bolas de papel devem então ser removidas e os sapatos são deixados para secar ao sol.

9. Troque os saltos por plataformas

Optar por plataformas é aumentar alguns centímetros a mais a sola do sapato. Esse truque permite poder usar de maneira mais cômoda um salto que seja alto sem que o pé sinta muito. Como são eliminados 2 ou 3 cm, todo o pé e a perna sentirão um alívio.

10. Evite as solas finas

As solas finas proporcionam pouco apoio para a parte inferior do pé. Portanto, as plataformas de borracha são melhores já que absorvem a pressão ao caminhar, aliviando a dor causada na planta dos pés.

Siga esses conselhos e você ficará esplêndida sem incômodos ou dores.

Lembre-se sempre de que o uso contínuo de sapatos de salto alto não é recomendável. Sempre priorize sapatos confortáveis.

Pode interessar a você...
5 benefícios que se obtém ao parar de usar saltos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 benefícios que se obtém ao parar de usar saltos

Os saltos podem melhorar o aspecto das pernas, mas é um dos culpados pelo aparecimento de vários problemas. Conheça a vantagem de deixar de usá-los



  • Barnish MS, Barnish J“High-heeled shoes and musculoskeletal injuries: a narrative systematic review”, BMJ Open. 2016 Jan 13;6(1):e010053.
  • Spine Health Institute, Florida Hospital: “HOW HIGH HEELS AFFECT YOUR BODY“, s.f.
  • Sebastián Valderrama, Patricia Castaño Rivera, Sandra Milena Velásquez, “Revisión sobre la evolución del zapato de tacón según un contexto histórico y su efecto en la salud de sus usuarios”, ICONOFACTO VOL. 13 Nº 20 / PÁGINAS 160 – 177