É ruim lavar o cabelo todos os dias?
Lavar o cabelo é essencial para mantê-lo saudável e com um aspecto fresco e brilhante.
É devido a este conceito que muitas mulheres submetem seu cabelo a uma rigorosa lavagem diária, utilizando não somente xampus muito fortes que, além de limpá-los profundamente, podem ressecar e maltratar o couro cabeludo.
Também o submetem a enxágues, condicionadores e toda classe de tratamentos com a firme convicção de que isto o manterá com o aspecto desejado.
Algo que se deve levar em conta é que todos os excessos são ruins, já que ao submeter o cabelo a uma limpeza tão rigorosa e desnecessária ele pode ressecar e provocar o efeito contrário, visto que a maioria dos produtos utilizados contêm grandes quantidades de químicos que podem afetar as fibras capilares.
Fique tranquila! Por este motivo, hoje nos ocuparemos de esclarecer algumas dúvidas com relação a se você deve lavar o cabelo todos os dias.
Leia também: Conheça a razão da queda do seu cabelo
É conveniente lavar o cabelo com xampu?
Sim, mas com pouca frequência. Existe uma grande diferença entre lavar o cabelo usando alguns produtos naturais e lavá-lo utilizando produtos comerciais.
Estes contêm grandes quantidades de substâncias químicas e, apesar de serem preparados com uma base natural (aloe vera, óleo de coco e similares), contêm ingredientes que lhes trazem aromas, cor e alguns conservantes para mantê-los em bom estado por mais tempo.
Muitos destes produtos químicos somente são incorporados para fazer com que o produto tenha um aspecto mais agradável para ser aceito pelo consumidor final, mas não trazem nenhum benefício para a saúde do cabelo.
É conveniente eliminar o xampu?
Não, não é necessário. Na verdade, não é necessário chegar a tal extremo, simplesmente recomenda-se reduzir o número de lavagens semanais e a quantidade de xampu utilizada em cada uma delas.
Por outro lado, recomenda-se o uso de xampus totalmente naturais.
Então, qual a frequência de lavagem do cabelo?
Neste ponto em especial é que, tanto os dermatologistas como as pessoas especializadas em cosmética, apresentam grandes diferenças de opinião.
Alguns dizem que é necessário e importante para a saúde do cabelo e do couro cabeludo lavá-los todos os dias, enquanto outros opinam e asseguram que somente é necessário e conveniente lavá-lo uma vez na semana.
Para equilibrar estas opiniões tão distantes, você pode optar por lavar o cabelo a cada dois dias, desta maneira, não estará abusando do xampu, evitando que os compostos deste se acumulem no couro cabeludo.
Você também pode aplicar os produtos aos quais você está acostumada, mas em menores quantidades, o que não afetará a rotina a qual o seu cabelo está acostumado, nem o estará saturando de produtos químicos.
Concluindo…
Para manter um cabelo saudável e bonito não é necessário abusar de produtos de limpeza, mas tampouco se deve chegar ao descuido. Para isso, é uma boa ideia estabelecer uma rotina mais conveniente, na qual a frequência das lavagens do cabelo seja normal, sem a necessidade de exageros.
Por outro lado, é preciso levar em conta que existem pessoas que não conseguem deixar com facilidade os hábitos adquiridos e praticados durante certo tempo e considerar que existem ofícios ou trabalhos nos quais as pessoas se expõem a fortes impactos provocados pelo meio ambiente (o pó, o sol, entre outros).
Também há alguns outros fatores que exigem uma limpeza frequente do cabelo, então recomenda-se utilizar tratamentos naturais como máscaras caseiras que o nutrem e revitalizam no lugar de causar dano aos fios.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
KINKADE, E., & Business Insider. (2015, 27 marzo). The truth about how often you should wash your hair, according to science. Recuperado 27 febrero, 2020, de https://www.businessinsider.com/how-often-should-i-wash-my-hair-2015-3?r=UK
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.