Doenças transmitidas pela água

As doenças por água contaminada mais conhecidas são cólera, tifo e disenteria.
Doenças transmitidas pela água

Última atualização: 08 Julho, 2021

Atualmente, no mundo em que vivemos, é muito difícil aceitar a ideia de que existem lugares onde a água não aparece com o simples gesto de abrir a torneira. E, o que é pior, esquecemos que são inúmeras as doenças transmitidas pela água devido à sua má qualidade.

Infelizmente, embora não tenhamos conhecimento desses dados, estima-se que 250.000 pessoas ou mais morram a cada ano devido a doenças transmitidas pela água. Isso ocorre porque quase 30% da população mundial não tem acesso à água potável e de qualidade.

Costumamos falar sobre a falta de água potável e desidratação em lugares como a África. Porém, não lembramos que esse mesmo problema também tem consequências indiretas, como infecções derivadas do uso de água contaminada.

Portanto, neste artigo, queremos mencionar as doenças transmitidas pela água que são mais relevantes. Precisamos estar cientes disso e fazer um uso mais eficiente e econômico da água.

Quais são as doenças transmitidas pela água?

Vírus da cólera
Outra das doenças transmitidas pela água é a cólera. É uma infecção já que provocou fortes epidemias ao longo da história.

As doenças transmitidas pela água são decorrentes da falta de procedimentos de saneamento básico. Em muitos lugares, a água utilizada contém resíduos fecais. Em outros, apresenta uma alta concentração de produtos químicos prejudiciais à saúde.

A causa da maioria das doenças é a presença de microrganismos nessas águas. Isso, somado ao fato de muitas vezes serem locais onde a assistência à saúde é ineficiente, acaba causando a morte de um grande número de pessoas.

Em primeiro lugar, a patologia mais frequentemente associada à água é a diarreia. A diarreia aguda pode ser causada por uma grande variedade de microrganismos. O problema, nesses casos, é que se perdem ainda mais líquidos e eletrólitos através das fezes.

Episódios de diarreia são mais graves em crianças. Com frequência, causam desidratação, que pode ser fatal se não for tratada rapidamente. Atualmente, existem preparações em sachês com os eletrólitos necessários para a reidratação nesses casos. Os organismos de saúde estão tentando distribuir esse material nos países mais necessitados.

Outra das doenças mais conhecidas é a cólera. É uma infecção pela bactéria Vibrio cholerae, que provocou fortes epidemias ao longo da história. A doença consiste em diarreia e vômitos intensos. A consequência pode ser um quadro de desidratação e morte.

Outras doenças transmitidas pela água

A malária é uma doença transmitida pela picada de um mosquito. No entanto, considera-se que está relacionada à água. Isso porque esse tipo de mosquito só vive em áreas onde há águas estagnadas e de má qualidade.

A disenteria também está associada a águas contaminadas por bactérias. Causa diarreia muito agressiva que afeta principalmente crianças. Algo semelhante acontece com o tifo e a febre tifoide. Todas elas estão relacionadas à ingestão de água contaminada.

Doenças que ocorrem pelo contato com a água

Embora geralmente associemos esse tipo de doença ao consumo de água contaminada, nem sempre é assim. Existem certas patologias que se devem ao simples fato de se banhar em lagos ou rios infestados por algum microrganismo. É o caso da esquistossomose.

Muitas doenças são produto da falta de saneamento básico
A esquistossomose é outra das doenças relacionadas ao uso de água contaminada.

A esquistossomose é uma infecção causada por parasitas que entram no corpo através da pele. É comum em áreas onde as pessoas se lavam nas águas de lagos ou pântanos. O mesmo ocorre com o tracoma, que é uma infecção ocular decorrente do contato com esse tipo de água.

As doenças também podem ser causadas pela ingestão de alimentos cultivados em água contaminada. Na verdade, a intoxicação causada por certos vegetais que foram regados com água fecal é muito comum.

Conclusão

As doenças transmitidas pela água são inúmeras. O maior problema é que, até hoje, não sabemos a gravidade e a incidência que esse problema global continua tendo. Portanto, é muito importante que estejamos atentos.

Precisamos fazer um uso responsável e eficiente da água. Além disso, devemos ter cuidado ao viajar para áreas onde as condições não são tão boas como onde moramos.

Pode interessar a você...
Opções para tomar água de qualidade em casa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Opções para tomar água de qualidade em casa

Há várias opções para beber água de qualidade em casa que ajudarão a manter o seu corpo saudável, além de neutralizar a ação de agentes infecciosos...