Doença inflamatória pélvica: tratamento com equinácea

· 24 de dezembro de 2018
Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, a equinácea pode ser de grande ajuda para combater os sintomas da doença inflamatória pélvica e nos proporcionar um alívio rápido e eficaz.

Atualmente existem muitos efeitos benéficos atribuíveis à equinácea, entre elas aliviar os sintomas da doença inflamatória pélvica.

Esta planta originária da América do Norte é uma das mais estudadas devido à sua ação antibacteriana. É geralmente usada como uma terapia medicinal eficaz contra as doenças infecciosas.

A doença inflamatória pélvica é uma doença infecciosa bastante comum em mulheres. É sinônimo de desconforto ginecológico significativo se não for tratada a tempo. Não deixe que a dor afete você, e conheça as propriedades da equinácea para tratar a doença inflamatória pélvica.

Sobre a doença inflamatória pélvica

Equinácea para a doença inflamatória pélvica

Sintomas

Entre as principais características da doença inflamatória pélvica está a dor menstrual. Tome nota de alguns sintomas desta doença:

  • Dor na parte inferior do abdômen
    • Corrimento vaginal com odor desagradável
    • Dor e desconforto durante a relação sexual
    •Febre e calafrios

Qualquer um desses desconfortos pode passar despercebido e permitir a progressão da doença. Fique atenta a qualquer sinal de alarme que seu corpo lhe enviar.

Descubra: Você sabia que o estresse pode ser a causa do atraso no ciclo menstrual?

Causas

A doença inflamatória pélvica está relacionada, em grande parte, a doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e a clamídia. Também está associada ao uso frequente de duchas, e infecções urinárias recorrentes, como fatores predisponentes.

Quando a infecção se torna crônica, podem aparecer problemas de infertilidade e gravidez ectópica. É necessário que você vá ao seu ginecologista para que lhe forneça as ferramentas necessárias para tratá-la. O uso rotineiro de preservativos durante a relação sexual, e a realização de testes para a eliminação de doenças sexualmente transmissíveis são métodos preventivos eficazes.

Lembre-se de que as pílulas anticoncepcionais não impedem a transmissão de doenças. Recomenda-se que o seu parceiro visite o médico rotineiramente e, da mesma maneira, realize exames para descartar uma doença infecciosa. Decida sobre o que fazer com o seu corpo, e não deixe ninguém violar o seu direito de estar saudável.

O uso de antibióticos é o tratamento indicado por muitos médicos. Desta forma, os germes que causam a infecção são eliminados. Foram comprovados os múltiplos efeitos antibacterianos da equinácea como planta medicinal.

A equinácea é um remédio caseiro, econômico, e naturalmente eficaz. Teste os benefícios que esta planta natural lhe fornecerá para combater essas dores, e você verá os resultados.

Não perca: Quais as causas da irritação vaginal e como tratá-la de maneira natural

Contribuições da equinácea

Mulher com dores pela doença inflamatória pélvica

A equinácea é uma planta bastante peculiar. Pode atingir um metro de altura, com flores roxas muito semelhantes às margaridas. Existem 23 espécies adequadas para o consumo humano, que podem ser usadas desde a raiz até às folhas.

Entre suas propriedades, encontramos a de combater e destruir qualquer germe ou bactéria que tenha ingressado em nosso organismo. Estimula a produção de glóbulos brancos, para combater com maior rapidez o processo infeccioso. Por sua vez, é muito eficaz para estimular o nosso sistema imunológico.

Múltiplos estudos científicos europeus difundem seu uso rotineiro como medicamento antibacteriano. Estes também a prescrevem para doenças como a psoríase, eczema, herpes e candidíase, em pessoas com o sistema imunológico baixo.

Remédios caseiros com a equinácea

Ao consumir esta planta em pequenas proporções em um curto período de tempo, você estará dando ao seu corpo uma infinidade de benefícios. O extrato de equinácea é uma maneira fácil de consumi-la.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de raiz de equinácea (45 g)
  • 1 xícara de rum, vodca ou conhaque (250 ml)

Preparação

  • Adicione a equinácea em uma garrafa esterilizada juntamente com a bebida escolhida, e guarde em local seco e escuro, por 5 semanas para fermentar.
  • Após o tempo indicado, teremos pronto um remédio caseiro simples e eficaz. Vamos depositar o extrato em um frasco de vidro, e armazená-lo em uma local à temperatura ambiente.

Modo de consumo

  • Adicione uma colher de chá (5 ml) desse extrato em meio copo de água (100 ml), para desfrutar das propriedades curativas da equinácea.
  • Consumir esse remédio por, pelo menos, 2 semanas será suficiente para fortalecer seu sistema imunológico.
  • Você também pode tomá-lo na forma de cápsulas ou infusão, pelo menos 800 mg por dia.

Conheça as propriedades desta planta medicinal, e use a equinácea para tratar os problemas ginecológicos. Viva uma vida sexual plena e sem preocupações, cuide-se, e ofereça bem-estar ao seu corpo!