DIY Tie dye: 5 maneiras inovadoras de tingir suas camisetas em casa
Se existe um estilo jovial, descontraído e marcante, é isso que se consegue ao tingir camsietas com a técnica tie dye. O termo traduzido para o português é entendido como “amarrar-tingir”. E é isso mesmo: pegue uma peça de roupa, amarre e pinte.
Na verdade, o processo não tem muita ciência. Você só precisa de tempo e criatividade para começar a colorir qualquer tipo de roupa; até mesmo sapatos, bolsas e chapéus.
Chama sua atenção? Nós dizemos-lhe como aplicá-lo.
O que é “tie dye”?
A Fashion Magazine descreve o tie dye como a técnica na qual um pano é amarrado com cordas e depois tingido. O objetivo é que o tecido absorva a cor, exceto nas partes amarradas, para criar diferentes padrões.
Esta não é uma tendência recente ou antiga que esteve parada. Por outro lado, o tie-dye existe desde sempre.
Músicos e hippies foram expoentes da atualidade desde os anos 60. Atualmente, os designs são inovadores, sem perder a essência clássica.
De fato, a revista Patrones relatou em um artigo que a demanda por produtos tie-dye no mercado é rápida e continua dinâmica. A seu favor, você não precisa esperar que estilistas famosos lancem uma coleção. Com a ascensão do do it yourself (DIY ou “faça você mesmo”), você realiza o projeto tie dye que mais gosta em casa.
Tie dye é uma nova tendência seguida por crianças, jovens e adultos.
O que você deve ter em mente para fazer camisetas com a técnica “tie dye”
Antes de passar para a fase de tingimento da roupa, algumas medidas são essenciais. Quanto ao tecido a pintar, verifique se não apresenta manchas ou gordura. É melhor lavá-lo antes de colorir.
Se quiser, pode usar fixadores de corantes, para que o tie dye dure muito mais tempo. Outras considerações que merecem destaque são as seguintes:
- Espaço: escolha uma área para trabalhar que não seja na sala, cozinha ou quarto, pois há risco de manchas. Evite desastres cobrindo a área com plásticos.
- Pigmentos: o uso de corantes químicos é válido, mas é ainda mais válido trabalhar com pigmentos naturais. Além de serem orgânicos, eles apresentam menos riscos de problemas de pele. Peça-os nas lojas.
- Temperatura: embora o tie dye envolva um enxágue final com água fria, você usará água quente primeiro; então tome cuidado para não se queimar. E é na água em alta temperatura que você prepara os pigmentos.
O processo para camisetas estilo “tie dye”
Em roupas coloridas é possível fazer tie-dye sem usar pigmentos. O segredo é deixar a roupa amarrada descansar por 20 minutos em uma mistura de água e cloro.
Mas em si, a essência do tie dye está em brincar com a coloração variada e os desenhos gerados após a amarração. Você obtém os efeitos visuais do tingimento com o procedimento que indicaremos a seguir.
Você precisa
- Sal.
- Balde.
- Luvas.
- Uma camiseta.
- Corante em pó.
- Água quente e fria.
- Ligas ou elásticos.
O que você deve fazer
Encha o balde com água fria, adicione os corantes previamente diluídos na água quente e 2 colheres de sopa de sal para cada litro de água. Amarre as ligas na camisa, de acordo com a forma ou padrão que você deseja exibir.
O próximo passo é submergir a roupa na mistura de corantes e deixá-la descansar por pelo menos um dia inteiro, sem tirar as ligas. Não se esqueça de usar luvas ao manusear os pigmentos.
Após esse tempo, desamarre a camisa cortando os elásticos com a tesoura. Enxágüe em água fria, certificando-se de que após vários “mergulhos” o enxágue esteja limpo.
Depois pode colocar na máquina de lavar, sem nenhuma outra roupa. Deixe secar ao ar livre ou se quiser intensificar os tons, use o secador.
Em vez de um balde, você também pode encher um saco plástico com a mistura de tie dye.
Maneiras criativas de criar camisetas tie dye
A revista Patterns enfatiza que os motivos de tecido com aplicação de tie dye são fáceis de aprender, há variedade e permitem liberdade criativa. Quais são as técnicas mais frequentes? Nós as apresentamos a seguir.
1. Faça listras para tingir camisetas tie dye
Enrole a camisa da bainha até a gola, fazendo com que pareça um tubo. Ao redor do cilindro recém-formado, amarre algumas cordas ou ligas.
Quanto mais ajustes, mais listras horizontais. Se você preferir linhas verticais, enfie a camisa da direita para a esquerda ou vice-versa. A próxima coisa é tingir.
2. Monte espirais
As espirais são populares no tingimento, tanto pelo design quanto pela facilidade. O que você deve fazer é estender a camisa sobre uma mesa e colocar o dedo indicador e o polegar no meio do pano; a ideia é fazer um movimento circular para conseguir a hélice, sem amassar a peça.
Depois de completar pelo menos 5 voltas, prossiga para amarrar no mínimo 3 ligas, garantindo que a camisa fique com uma forma arredondada. Você pinta com um aplicador ou “afogando” o tecido em um balde contendo a tinta.
3. Amasse a peça
Pintar a partir de rugas é uma das estratégias do tie dye conhecidas como crumple. O padrão consiste em amassar a peça quantas vezes quiser, amarrando-a em rolinhos, formando várias seções.
Depois de segurar o suficiente com as ligas, você pode tingir. Nesse caso, use apenas uma tinta, pois o que você procura é um efeito marmorizado, em que o branco protegido pelos elásticos faça o contraste.
4. Forme rosetas
Esse método amarrar-tingir tem como objetivo pintar bolinhas com formato de flor, espalhando-as em diferentes pontos da camisa. Como em todas as estratégias de tie dye, use as ligas para separar cada bolinha.
O espaço que você deixa em cada laço define o tamanho da figura: quanto maior a distância, maiores serão as argolas. Depois de amarrar as ligas, mergulhe o tecido na cor. Dependendo do seu gosto, é possível usar um ou mais pigmentos.
5. Aperte o tecido
Localize o ponto central da camisa bem na área que geralmente cobre o peito. Comece a apertar e ajustar ligas a partir desse meio, formando uma corda vertical.
A parte superior desse tipo de corda será o centro ou alvo. Com muito cuidado, pinte cada seção em cores diferentes. O resultado chama-se bullseye e é um dos clássicos do tie dye.
Veja: 10 dicas de como estender roupa para não precisar passar
A vantagem de praticar o “tie dye” DIY
O tingido amarrado com o método “faça você mesmo” tem benefícios que vão além de personalizar sua roupa. Uma dessas vantagens é a diversão, já que é uma atividade que você pode fazer em família. Também é viável integrar a dinâmica como atração para festas infantis, para que as crianças aproveitem o processo.
E como se não bastasse, você aproveita essa arte para dar uma nova oportunidade a roupas que você já pensou em jogar fora. Encontre camisetas velhas e comece a praticar o tie dye; você verá que em pouco tempo dominará a técnica.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pratiwi, R. E., & Suhartiningsih. (2016). El efecto del tiempo de curado en el tie dye terminado en telas de algodón. Revista de Moda, 5(3), 60–80. https://www.mendeley.com/catalogue/da9cefc5-3922-35b2-9af1-c9c980c5b25f/
- Wardoyo, S., & Widodo, S. T. (2016). Innovación en el diseño del motivo Tie-Dye en la ciudad de Yogyakarta. Patrones, 5(1). https://doi.org/10.24821/corak.v5i1.2378
- Widodo, ST (2013). Tie-Dye textil artesanal (Tie Dye): Un medio de exploración estética popular. Patrones, 1 (2). https://doi.org/10.24821/corak.v1i2.347
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.