Diga adeus às infecções parasitárias com 6 remédios naturais

Segundo crenças populares, o consumo de alguns remédios naturais, dentro de uma dieta adequada, poderia ajudar a eliminar os parasitas intestinais.
Diga adeus às infecções parasitárias com 6 remédios naturais

Última atualização: 15 Fevereiro, 2021

As infecções parasitárias intestinais são frequentes em áreas rurais ou em regiões que estão em desenvolvimento do que em regiões desenvolvidas. Eles podem entrar facilmente no organismo por meio da boca ou pele (dependendo do tipo de parasita).

A infecção geralmente ocorre quando as pessoas consomem alimentos ou água contaminados. No entanto, também pode ocorrer durante a atividade sexual que envolva o contato entre a boca e o ânus.

A seguir, recomendaremos quais são os remédios geralmente indicados para eliminar esses patógenos.

Remédios para infecções parasitárias

De acordo com crenças populares, os seguintes remédios podem ajudar a eliminar os parasitas intestinais. No entanto, não há evidências científicas para apoiar essas crenças.

Mais uma vez, a melhor forma de tratar um problema de saúde de qualquer tipo é fazer um check-up médico e seguir as recomendações do profissional.

1. Alho

Alho para combater infecções parasitárias.

Diz-se que o consumo de alho dentro de uma dieta saudável, devido ao seu teor de alicina, pode ajudar a eliminar os parasitas.

Uma das dietas mais conhecidas do mundo tem o alho como principal ingrediente: a dieta mediterrânea. Pergunte ao seu médico se esta é a opção certa para você.

2. Sementes de mamão

Diz-se que as sementes de mamão em pó podem ajudar a eliminar os parasitas intestinais, pois contêm propriedades antiparasitárias.

  • Para utilizá-las como remédio, devemos amassá-las ou deixá-las em pó e consumi-las em jejum por vários dias seguidos.
  • Nós também podemos misturá-las com o mesmo suco de mamão.

3. Sementes de abóbora

Por outro lado, diz-se também que o consumo de sementes de abóbora (naturais, não torradas, fritas ou salgadas) pode favorecer o trânsito intestinal e, ao mesmo tempo, facilitar a eliminação de parasitas. Isso ocorre porque são atribuídas propriedades antiparasitárias às sementes.

Se você já estiver infectado, recomenda-se consumir 30 sementes de abóbora cruas todos os dias em jejum. Também podemos comê-las moídas como parte do café da manhã.

4. Gengibre

A raiz de gengibre é conhecida por suas aplicações gastronômicas e medicinais. Em geral, melhora a qualidade da dieta devido aos seus nutrientes.

De acordo com um estudo publicado em 2015, o gengibre tem propriedades antiparasitárias eficazes contra Toxoplasma gondii, Giardia lamblia, Trypanosoma brucei brucei e Blastocystis.

  • Caso o médico autorize seu consumo, pode-se beber a infusão de gengibre pela manhã, após o café da manhã.
  • Como medida preventiva, diz-se que pode ser utilizado com moderação para dar sabor a todos os tipos de pratos, tanto doces quanto salgados. Ele realça o sabor e aumenta a suculência dos alimentos.

5. Cravo-da-índia

O cravo-da-índia é uma especiaria de odor e sabor poderosos. Pode ser incluído em diversas receitas mas ainda não se sabe se pode efetivamente ajudar a combater micro-organismos, bactérias, vírus e parasitas. No entanto, popularmente, recomenda-se seu consumo para eliminá-los.

Mastigar pela manhã e em jejum, todos os dias, um cravo, supostamente nos ajudará a eliminar parasitas e seus ovos.

6. Vinagre de maçã

Acredita-se que beber um pouco de vinagre de maçã diluído em água todos os dias pode eliminar os parasitas. No entanto, não há comprovação se é eficaz ou que possa ser recomendado. Mesmo assim, há quem queira experimentar.

Diz-se que é aconselhável escolher um vinagre de maçã puro, que não seja pasteurizado. Assim, suas enzimas e probióticos estarão intactos.

E o tratamento farmacológico para infecções parasitárias?

Em relação ao tratamento contra infecções parasitárias, o Dr. Richard D. Pearson comenta que “alguns medicamentos (antiparasitários) são especialmente formulados para eliminar os parasitas. Além disso, alguns antibióticos e antifúngicos são eficazes contra algumas infecções parasitárias”.

No entanto, não existe um medicamento eficaz contra todos os tipos de parasitas, portanto, nem todos os casos podem ser tratados da mesma forma. Daí a importância de fazer um check-up médico e seguir as orientações do profissional.

Em alguns casos, não é necessário tratar a infecção, já que ela pode desaparecer por conta própria.

Pode interessar a você...
Como limpar o intestino naturalmente?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como limpar o intestino naturalmente?

O intestino, também conhecido como cólon, acumula muitos dejetos que prejudicam o funcionamento do corpo. Confira como limpar o intestino naturalmente.



  • Werner Apt, B. (2014). Infecciones por parásitos más frecuentes y su manejo. Revista Médica Clínica Las Condes. https://doi.org/10.1016/S0716-8640(14)70065-3
  • Apt, W., Condes, L., & Biom, C. (2014). Infecciones Por Parásitos Más. Revista Medica Clinica Condes. https://doi.org/10.1016/S0716-8640(14)70065-3
  • Macedo, M., & Blanco, J. (2008). Infecciones hospitalarias. Control. https://doi.org/10.1177/0886260518756117
  • Perez-Arellano, J., Hernandez, M., Pisos-Álamo, E., & Carranza-Rodríguez, C. (2007). Tratamiento de las enfermedades parasitarias (I): Protozoosis. Informacion Terapeutica Del Sistema Nacional de Salud.
  • Turnbaugh, P. J., Ley, R. E., Mahowald, M. A., Magrini, V., Mardis, E. R., & Gordon, J. I. (2006). An obesity-associated gut microbiome with increased capacity for energy harvest. Nature. https://doi.org/10.1038/nature05414
  • Jenq, R. R., Ubeda, C., Taur, Y., Menezes, C. C., Khanin, R., Dudakov, J. A., … R.M. van den Brink, M. (2012). Regulation of intestinal inflammation by microbiota following allogeneic bone marrow transplantation. The Journal of Experimental Medicine. https://doi.org/10.1084/jem.20112408