Diga adeus ao queixo duplo com estes exercícios simples
Escrito e verificado por a Doutora Karla Henríquez
O queixo duplo é uma formação bastante desagradável, geralmente produzida pelo acumulo de gordura no pescoço. Para eliminá-lo, mostraremos uma rotina de exercícios simples. Embora seja verdade que eles não foram validados pela ciência, a sabedoria popular e a experiência de pessoas ao redor do mundo os apoiam.
Causas do queixo duplo
O acumulo de gordura sob o queixo (coloquialmente denominado de “papada”) pode surgir por diversos motivos, como a passagem do tempo (perda de tensão e volume), fotoenvelhecimento, quilos extras e determinadas constituições físicas e estruturas ósseas. Este último significa que há pessoas que, mesmo quando não estão com sobrepeso ou obesas, têm papada.
Como em outros problemas de saúde e estéticos, vários são os fatores que afetam sua aparição, como tabagismo e alimentação inadequada.
Confira alguns Remédios naturais para a dor no pescoço
Dependendo da causa, o tratamento para resolver o problema pode variar. Portanto, não é totalmente verdade que a mentoplastia ou o lifting facial são as únicas opções.
Além disso, na esfera popular, os exercícios para reduzir o queixo duplo costumam ser recomendados por serem considerados benéficos. Também são recomendados como método preventivo.
Diante desse problema, não basta perder peso para eliminar parte da gordura do pescoço e de outras áreas do corpo. Por este motivo, considera-se que é necessário exercitar a área para recuperar a tensão da pele do pescoço.
Exercícios para reduzir o queixo duplo
A seguir, diremos quais são os exercícios para reduzir o queixo duplo que podem ser úteis se essa área do corpo te preocupa.
Exercício do beijo
Este primeiro exercício para eliminar o queixo duplo é baseado em estender o pescoço enquanto puxamos a cabeça para trás. Além disso, podemos ajudar olhando para o teto para obter uma postura melhor.
- Em seguida, devemos juntar nossos lábios como se fossemos dar um beijo. Vamos tentar estendê-los ao máximo, até notar um endurecimento nos músculos do pescoço e do queixo.
- Podemos manter essa posição por cerca de 15 segundos e repeti-la todos os dias.
Colocar a língua para fora
Este exercício é muito simples, pois você só precisa colocar a língua para fora da boca o máximo possível:
- Vamos tentar manter essa posição também por cerca de 15 segundos.
- Apenas cerca de 10 repetições por dia serão suficientes para que este exercício seja eficaz contra o queixo duplo.
Rotação do pescoço
Para este exercício, você precisa levantar o queixo e levá-lo de um ombro para o outro, sucessivamente. Devemos tentar fazer esse movimento em um semicírculo. A ideia é passar pelo peito para levar a cabeça de um lado para o outro do tronco.
Exercício das vogais
Este é outro exercício muito simples. Será o suficiente ficar de pé e com as costas totalmente retas. Depois disso, abriremos a boca o máximo que pudermos e começaremos a dizer as vogais, de maneira lenta e muito pronunciada.
Devido à sua facilidade e suavidade, podemos repetir este exercício quantas vezes pudermos ao longo do dia.
Elevação do queixo
Este exercício também deve ser realizado em pé e com as costas retas, como no caso anterior. Depois disso, vamos olhar para o teto levantando o queixo progressivamente e mantendo a posição por cerca de 10 segundos. Ao fazê-lo, sentiremos o esforço e a tensão nos músculos sob a mandíbula.
Devemos repetir o exercício cerca de 10 vezes por dia para alcançar resultados efetivos.
Movimentos da língua
Este exercício também é muito simples e especialmente discreto. Portanto, podemos fazê-lo a qualquer hora do dia, sem nos preocupar se alguém está olhando ou não.
Para realizá-lo, simplesmente mova sua língua em círculos, tentando alcançar o palato inferior e superior.
Como já dissemos, sua facilidade e discrição nos permitirão fazê-lo quantas vezes quisermos e em qualquer situação.
Fazendo beicinho
Este exercício para o queixo duplo é muito semelhante ao do beijo.
- Para realizá-lo, basta colocar a boca na posição de um sorriso invertido, simulando o beicinho de uma criança pequena.
- Com esta prática, poderemos trabalhar bem os músculos do pescoço, nos quais notamos uma grande tensão, principalmente nos laterais.
Confira também 7 exercícios dos mais efetivos para reduzir a papada
Mascar chiclete para reduzir o queixo duplo
Finalmente, outra prática interessante que podemos fazer a qualquer hora do dia é mascar um chiclete. Para evitar problemas, recomendamos que ele seja sem açúcar.
- Ao mascar o chiclete, vamos mover a mandíbula e trabalhar os músculos do pescoço para reduzir o queixo duplo.
Você quer reduzir o queixo duplo? Comece a praticar esses exercícios!
Como você viu, a prática regular desses exercícios para reduzir o queixo duplo pode ser útil para melhorar essa área do corpo. Mas lembre-se de que sua eficácia não é comprovada cientificamente e que se baseia apenas em anedotas. Portanto, não se esqueça de que além de incluí-los na sua rotina, você deve manter bons hábitos de vida e seguir as orientações do seu médico.
É fundamental manter hábitos saudáveis, já que o excesso de peso é um dos fatores que interfere no surgimento da papada. Portanto, siga uma dieta saudável.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Food and Drug Administration. (2015). FDA approves treatment for fat below the chin [Press release].
wayback.archive-it.org/7993/20170406032049/https://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm444978.htm - Health risks of being overweight. (2015).
niddk.nih.gov/health-information/health-topics/weight-control/health_risks_being_overweight/Pages/health-risks-being-overweight.aspx - Maruhashi, T., Kihara, Y., & Higashi, Y. (2017). Exercise. In Therapeutic Angiogenesis. https://doi.org/10.1007/978-981-10-2744-4_15
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.