Dicas para se livrar dos gorgulhos na cozinha

Os gorgulhos apareceram na sua cozinha? Embora seja uma praga irritante, não é impossível de controlar. Descubra algumas recomendações.
Dicas para se livrar dos gorgulhos na cozinha

Última atualização: 02 Dezembro, 2021

Você já encontrou alguns insetos avermelhados ou pretos na sua despensa? Essa pode ser uma experiência desagradável e impressionante. No entanto, é comum que eles apareçam em casa. A boa notícia é que essa praga poder ser facilmente controlada. Descubra como você pode se livrar dos gorgulhos de forma eficaz.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o gorgulho é um pequeno inseto que pode ser encontrado em grãos como o trigo, o milho ou o arroz. Pertencem à ordem Coleoptera e existem várias espécies . Têm dimensões entre 3 e 60 milímetros e são castanho-avermelhados ou pretos.

São consideradas uma das pragas mais comuns em lavouras e grãos já armazenados, conforme indicado no “manual de pragas em grãos armazenados”, do Centro Internacional de Melhoramento do Milho e do Trigo. Sua presença causa danos aos alimentos, favorece a presença de outros insetos e pode causar infecções. Ainda assim, eles não são tão perigosos para as pessoas. Como removê-los?

Recomendações para o tratamento de gorgulhos

Primeiro, localize a origem dos gorgulhos na cozinha e remova os pacotes de alimentos que os contêm. Da mesma forma, deve-se verificar se eles se espalharam nas gavetas. Posteriormente, no processo de eliminação, você pode seguir uma série de recomendações que te ajudarão a mantê-los afastados.

Elimine os gorgulhos

Obviamente, a primeira coisa a fazer ao encontrar gorgulhos é eliminá-los. O melhor é simplesmente jogar os pacotes com gorgulhos no lixo.

Alguns dos gorgulhos, como os gorgulhos do arroz, são muito ágeis e podem facilmente se esgueirar pela cozinha para procurar mais comida. Além disso, às vezes as larvas são difíceis de eliminar, pois geralmente não são detectadas a olho nu. Portanto, o ideal é aspirar o armário e dar uma passada com vinagre ou álcool para eliminar completamente a praga.

Recomendações para o tratamento de gorgulhos
Grãos e farinhas são os alimentos preferidos dos gorgulhos. Portanto, é conveniente revisá-los periodicamente.

Use repelentes naturais

Existem vários métodos populares de manter os gorgulhos afastados com plantas naturais. Folhas de louro, cravo-da-índia, pimenta-do-reino, folhas de alecrim e dentes de alho podem ajudar. Além disso, você pode colocar cabeças de fósforo e limpar com vinagre, pois esses componentes os afastam.

Faça uma limpeza profunda

Como última etapa, é necessário fazer uma limpeza profunda para que todos os insetos e ovos armazenados sejam eliminados. Como prevenção com os pacotes, você pode lavá-los e depois colocá-los na geladeira.

No caso das gavetas, se a infestação for muito grande, é conveniente aspirar as prateleiras. Você também pode usar vinagre para limpar áreas próximas e sob os eletrodomésticos. Se você tiver papelão ou papéis velhos no armário, é melhor jogá-los fora.

Use armadilhas

Se você mora em uma área onde os gorgulhos são comuns, existem algumas armadilhas muito úteis para atraí-los. São dispositivos que liberam feromônios para atrair gorgulhos. Uma vez lá, eles ficam presos e não podem escapar. Na verdade, isso servirá como um indicador de quantos insetos há em sua cozinha.

Cuide dos outros pacotes

Você pode temer que os gorgulhos estejam em outras embalagens. Para evitar surpresas desagradáveis posteriormente, você pode colocar os grãos e as farinhas no congelador. Armazená-los em uma temperatura baixa em recipientes herméticos evitará uma nova infestação.

Como prevenir o aparecimento de gorgulhos?

A melhor forma de prevenir o aparecimento de gorgulhos na despensa é evitar a compra de alimentos contaminados com eles. Portanto, é fundamental saber identificá-los. Se você comprar a granel, verifique atentamente os grãos. Lembre-se de que são pequenos insetos em uma gama de cores que vai do marrom claro ao escuro, dependendo do tipo de gorgulho.

Para produtos embalados, mova a sacola e tente identificar pequenos pontos através do plástico transparente. Este exercício é recomendado para grãos e farinhas provenientes do trigo, milho, quinoa, aveia, cereais, macarrão e cevada.

Embora os gorgulhos geralmente voltem para casa por meio de embalagens já infectadas, eles também podem entrar na despensa, dependendo do tipo de clima e da espécie de gorgulho. Para o evitar, é aconselhável fechar bem as gavetas ou o local de armazenamento.

Além disso, você deve tentar fazer uma limpeza completa para que os insetos não sejam atraídos. Portanto, se houver um pouco de farinha ou grãos na despensa solto, deve limpar imediatamente. Também é aconselhável comprar alimentos de alta qualidade que atendam aos protocolos de saúde. Entre outras coisas, isso ajuda a prevenir doenças.

Como prevenir o aparecimento de gorgulhos?
A limpeza regular das gavetas da cozinha é fundamental para evitar a presença de gorgulhos.

Tome cuidado com outras pragas

Embora os gorgulhos sejam um dos insetos que mais infectam os alimentos, existem outras pragas que não devem ser ignoradas. As baratas, os cupins, e as formigas são alguns exemplos.

Quanto ao próprio gorgulho, existem outras variedades da espécie que tendem a comer madeira e representam um perigo para os móveis da casa.

Pode interessar a você...
5 truques para repelir baratas sem usar inseticidas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 truques para repelir baratas sem usar inseticidas

Você sabia que é possível repelir baratas sem usar inseticidas? Se tiver interesse em conhecer esses métodos, não perca este artigo.