Dicas básicas para aliviar a colite de forma natural

19 Março, 2019
Para evitar a desidratação, devemos ingerir líquidos com frequência e manter uma dieta leve durante dois ou três dias.

Em síntese, a colite é a inflamação do cólon, também chamado intestino grosso e pode causar sintomas muito incômodos. Assim, é bom conhecer formas de aliviar a colite de forma natural.

Apesar de que em alguns casos a medicação seja necessária para aliviar ou curar a colite, também é verdade que os remédios naturais podem ajudar a evitar a inflamação.

A seguir, mostraremos os diferentes tipos de colite, os sintomas mais frequentes e alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os desconfortos, seja qual for a causa da inflamação.

O que provoca a colite e quais são seus sintomas?

Pode-se dizer que, basicamente, existem dos tipos de colite: a aguda e a crônica.

A colite aguda é frequentemente causada por bactérias ou vírus, enquanto a colite crônica pode ter diferentes causas, como o estresse, o intestino irritável, doenças auto imune, etc.

Se você tem um ou vários dos sintomas que citaremos a seguir, é provável que você esteja sofrendo de algum tipo de colite:

  • Dor abdominal aguda, crônica ou “em ondas”;
  • Retorção intestinal;
  • Diarreia;
  • Flatulência;
  • Tenesmo (sensação permanente de vontade de mobilizar o intestino);
  • Presença de mucosidade ou sangue nas fezes;
  • Febre;
  • Náuseas ou vômitos.

Na presença destes sintomas, é importante consultar um médico para obter o diagnóstico correto, pois é ele é quem decidirá a necessidade ou não de tomar algum tipo de medicação.

Apesar dos remédios naturais também ajudarem a melhorar a colite, nunca deixe de usar a medicação prescrita pelo seu médico.

Leia também: Remédios naturais com gengibre para náuseas

Dieta à base de líquidos para aliviar a colite

Especialmente quando a colite se manifestar com diarreia líquida, é bom evitar os alimentos sólidos. Sendo assim, ingira somente líquidos por 2 ou 3 dias, em boa quantidade de íons e minerais.

Desse modo, estes são alguns dos remédios caseiros que podem ajudar a impedir a diarreia:

Água de arroz

Pode-se dizer que este é um dos remédios caseiros “de vó”. Para fazer água de arroz, pegue um copo de arroz e coloque-o para ferver em seis copos de água, até que os grãos estejam moles. Então, coa e beba, morno ou frio.

O chá de camomila pode ajudar a aliviar a colite

 

Chá de camomila

A camomila tem efeito anti-inflamatório, por isso, é um remédio natural ideal para a colite. Sendo assim, pegue alguns ramos de camomila e ferva-os em uma panela com água. Quando esfriar, sirva tudo em um copo. Em vez de açúcar, adoce com mel ou estévia.

Água de repolho

Obtém-se simplesmente pegando algumas folhas de repolho e colocando-as para ferver em uma panela durante 10 minutos. Beba quando estiver frio.

Sendo assim, leia também: A água de arroz: um poderoso tônico facial

Dieta suave

Quando os sintomas começarem a desaparecer, pouco a pouco podem ser incorporados alimentos sólidos à sua dieta.

Comece, então, comendo um pouco de arroz, farinha de milho cozida, carnes magras, iogurte e queijo magro. Sempre em pequenas quantidades, pois é preciso ver como seu intestino reage.

Outras boas opções de alimentos sólidos para incorporar à dieta podem ser a compota de maçã (maçã cozida), assim como a cenoura cozida. Esta última é um ótimo remédio natural para a colite, já que tem um efeito antiácido no intestino.

Evite os açúcares

Em primeiro lugar, quando o intestino está inflamado, não cumpre com suas funções corretamente. Por isso, é importante seguir uma dieta com alimentos leves, que não aumentem a inflamação.

Na presença de sintomas da colite, o melhor é evitar todos os alimentos que contenham açúcares refinados (bolos, chocolate, guloseimas) e o pão branco.

Além disso, deve-se evitar também as comidas muito temperadas, o álcool, o café e as bebidas gasosas, por exemplo.

Nos casos de colite por estresse, ansiedade ou cólon irritável, sugere-se fazer exercícios de relaxamento com frequência. Dessa forma, a yoga ou a meditação também podem ajudar a melhorar os sintomas da colite.

Por último, lembre-se sempre de consultar seu médico se acaso os sintomas persistirem.

  • MedlinePlus. Colitis. https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/001125.htm
  • Aaron E. Walfish, MD, Mount Sinai Medical Center; Rafael Antonio Ching Companioni , MD, Icahn School of Medicine, Elmhurst Hospital Center. Colitis ulcerosa. https://www.msdmanuals.com/es/hogar/trastornos-gastrointestinales/enfermedad-inflamatoria-intestinal/colitis-ulcerosa
  • American Society of Colon and Rectal Surgeons. COLITIS ULCEROSA. https://www.fascrs.org/patients/disease-condition/colitis-ulverosa
  • Diagnosis and treatment of inflammatory bowel disease: First Latin American Consensus of the Pan American Crohn’s and Colitis Organisation. (2016). Diagnóstico y tratamiento de la enfermedad inflamatoria intestinal: Primer Consenso Latinoamericano de la Pan American Crohn’s and Colitis Organisation.http://www.revistagastroenterologiamexico.org/es-diagnostico-tratamiento-enfermedad-inflamatoria-intestinal-articulo-S0375090616300829
  • Int J Mol Sci. 2019 May; 20(10): 2588. Published online 2019 May 27. The Anti-inflammatory Effects of Dietary Anthocyanins against Ulcerative Colitis. doi: 10.3390/ijms20102588
    Int J Mol Med. Author manuscript; available in PMC 2010 Dec 1.
    Published in final edited form as: Int J Mol Med. 2010 Dec; 26(6): 935–940. Chamomile, an anti-inflammatory agent inhibits inducible nitric oxide synthase expression by blocking RelA/p65 activity. doi: 10.3892/ijmm_00000545
  • MedlinePlus. Diarrea. https://medlineplus.gov/spanish/diarrhea.html
  • WebMD. Carrot. https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-1472/carrot