Mitos e verdades da depilação a laser
Alguma vez você já pensou em fazer depilação a laser? Provavelmente sim, mas no final não teve coragem de fazer por determinados mitos que rodeiam este tipo de depilação.
O problema está no desconhecimento e no fato de que existem outros métodos que conhecemos e que não geram dúvidas, talvez porque as pessoas mais próximas a nós os utilizam com frequência.
Por este motivo, e para ganhar um pouco de luz sobre este método de depilação desconhecido para algumas pessoas, vamos descobrir alguns mitos e verdades da depilação a laser. Desta forma, resolveremos as dúvidas que possam surgir. Vamos lá!
Mitos sobre a depilação a laser
Começaremos resolvendo alguns mitos sobre a depilação a laser bastante espalhados e que não são verdade. Mitos que geram medo e dúvidas e que impedem que pessoas que poderiam se interessar recusem este tipo de depilação.
1. A depilação a laser causa câncer de pele
Existem pessoas que acreditam que a depilação a laser causa câncer de pele, pois consideram que é um método muito agressivo. No entanto, a depilação com laser destrói os pelos, mas não danifica a pele em nenhum momento.
No entanto, é verdade que aquelas pessoas que tenham um histórico de câncer de pele devem procurar um médico antes, para que ele aprove este tipo de depilação.
Devido aos antecedentes, talvez não seja bom se expor à depilação a laser.
2. A depilação a laser é muito dolorosa
Muitas pessoas acreditam que a depilação com laser é muito dolorosa porque escutaram que algumas pessoas colocam um creme antes, para notar menos a dor. No entanto, isso depende da sensibilidade de cada pessoa. Contudo, a realidade é que os incômodos são mínimos.
A depilação com laser não é dolorosa nem vai provocar muita dor. Nota-se uma leve sensação de calor, mas nada que não possamos tolerar.
3. A depilação a laser é muito cara
Pode ser que no início consideremos que fazer depilação a laser é caro. No entanto, temos que ver os benefícios que obteremos a longo prazo.
Estamos consciente do quanto gastamos mensalmente em tiras depilatórias ou ceras? E aqueles que se cortam quando se depilam com lâmina? No tempo que perdemos ao nos depilarmos com o depilador elétrico?
A depilação a laser é uma invenção muito boa que nos faz ganhar tempo e dinheiro a longo prazo. Com o passar do tempo e depois de várias sessões, só teremos que ir uma vez por ano para retocar, e às vezes nem isso!
Tudo depende da grossura de nossos pelos e de seu crescimento.
Verdades da depilação a laser
Agora que vimos os mitos da depilação a laser mais comuns, vamos descobrir as verdades.
Certamente agora estamos mais tranquilos sobre muitas dúvidas que tínhamos e entendemos melhor no que consiste este método de depilação.
1. Não funciona em pessoas com pelo fino e louro
É verdade que o tratamento depilatório com laser não funcionará com todas as pessoas. É provável que as pessoas que têm o pelo fino e muito louro não possam se submeter a este método, por que seria uma perda de dinheiro.
O motivo pelo qual este método não funciona neste tipo de pele está no fato de ter pouca melanina. Assim, precisará de um maior número de sessões para obter resultados, e ainda sim, não serão perfeitos.
2. Antes de cada sessão, temos que nos depilar
Esta é outra verdade sobre a depilação com laser, e mesmo que pareça chato, sempre antes de procurar uma sessão de depilação temos que raspar a área. Ainda que tenhamos poucos pelos, temos que fazê-lo.
É importante saber que não devemos arrancar o pelo. O motivo está no fato de que o laser tem que agir no pelo enfraquecendo-o, para que se desprenda e não volte a crescer. Se não existe pelo, a depilação a laser não vai funcionar.
3. Temos que ter cuidado com o sol
Muitas pessoas acreditam que não devem se expor ao sol depois da depilação, mas não sabem que tampouco devem fazê-lo antes. No geral, recomenda-se não se expor ao sol nem 3 dias antes nem 3 dias depois.
Também será importante utilizar um protetor solar com alta proteção e evitar utilizar qualquer tipo de bronzeador. A pele estará sensível e exposta, e se a colocarmos ao sol sem atenção a estas medidas, podemos lesioná-la.
Se alguma vez você fez depilação com laser, gostaríamos de conhecer sua experiência. Se ainda não o fez, está animado para realizá-la? Considera que seria uma boa opção para você?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gan, S. D., & Graber, E. M. (2013). Laser hair removal: A review. Dermatologic Surgery. https://doi.org/10.1111/dsu.12116
- Lim, S. P. R., & Lanigan, S. W. (2006). A review of the adverse effects of laser hair removal. Lasers in Medical Science. https://doi.org/10.1007/s10103-006-0377-y
- Drucker, A. M., & Rosen, C. F. (2011). Drug-induced photosensitivity: Culprit drugs, management and prevention. Drug Safety. https://doi.org/10.2165/11592780-000000000-00000
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.