Decoração "cozy" ou aconchegante: o que é e como implementá-la?

O estilo “cozy” busca transmitir calma e conforto no lar. Para isso, use uma série de materiais macios, tecidos naturais e cores neutras.
Decoração "cozy" ou aconchegante: o que é e como implementá-la?

Escrito por Jonatan Menguez

Última atualização: 21 outubro, 2022

Muitas pessoas procuram decorar a casa de uma forma que transmita uma sensação de aconchego, naturalidade e calma. Uma das tendências mais indicadas para esse fim é a decoração aconchegante. Baseia-se no uso de elementos artesanais, luz natural e cores suaves.

A decoração aconchegante é um estilo derivado da tendência nórdica ou escandinava. Utiliza elementos simples, mas distribuídos de forma específica.

A paleta de cores, texturas e luz são essenciais para conseguir quartos confortáveis, intimistas e acolhedores. Sua aplicação não é complexa, embora uma série de disposições devam ser respeitadas.

O que é decoração “cozy” ou aconchegante?

É uma tendência com origens no estilo nórdico. A palavra cozy refere-se a uma expressão em inglês que remete ao conforto e aconchego. É usada em várias áreas da moda.

Quanto ao estilo decorativo, a tendência aconchegante busca criar ambientes acolhedores por meio da aplicação de cores suaves e acessórios naturais. A ideia principal é transmitir calma, tranquilidade e bem-estar, enquanto se desfruta de um espaço confortável, com muita luz.

Para isso, use algumas texturas específicas, como seda ou veludo, incluindo uma paleta de cores neutras. A decoração aconchegante transforma os ambientes com uma série de modificações simples e acessíveis.

Características e aplicação da decoração “aconchegante”

Realizar a tendência do cozy no lar é uma tarefa simples e não representa custos elevados. Baseia-se na presença de certos têxteis, elementos naturais, plantas, almofadas, mantas e materiais como vime ou madeira.

Estilo escandinavo.
O estilo cozy é um derivado do escandinavo. Leva alguns elementos conceituais nórdicos, como cores e linhas.

Paleta de cores

A gama de tons mais eficaz para gerar uma sensação de calma é a dos neutros. Entre eles estão bege, cinza claro, marrom e branco.

Para uma decoração cozy é importante incorporar alguns detalhes em verde, rosa ou azul pastel. Isso, com o objetivo de adicionar uma sensação de calor.

Plantas

Uma boa maneira de incorporar a cor verde é através das plantas de interior. São elementos que proporcionam a componente natural, ao mesmo tempo que melhoram as condições do ar e acrescentam estética visual.

Alguns exemplos de plantas para o estilo podem ser hera inglesa, gardênia ou língua de tigre. É importante que produzam um aroma agradável e que floresçam em determinadas épocas do ano.

Iluminação para uma decoração “cozy”

Um dos detalhes mais relevantes que compõem a tendência aconchegante é a presença da luz. Isso pode ser conseguido através da luz natural ou também através da luz quente. Trata-se de transmitir uma sensação de bem-estar e alegria.

A presença do fogo, seja com velas ou com lareiras, também se encaixa muito bem na decoração aconchegante. Nesta linha, as velas decorativas são amplamente utilizadas, tanto para gerar calor em móveis auxiliares quanto para centros de mesa.

Texturas

Assim como a gama de cores é importante, também são as texturas dos tecidos que são exibidos em casa. Tanto para roupas de cama, almofadas e acessórios para sofás, a decoração aconchegante inclui combinações de veludo, seda ou lã.

A presença desses elementos traz tranquilidade e elegância ao espaço. Por outro lado, a colocação de cortinas de linho colabora com essa sensação de calma e aconchego. Embora o material deva ser macio, o formato da cortina deve ser grosso.

Materiais

Outro aspecto para instalar esta tendência de forma inclusiva é o uso de determinados materiais. Devem seguir a premissa de trazer naturalidade ao espaço.

Por exemplo, madeira, vime ou pedra. São elementos de origem natural, que podem ser apresentados em decorações, móveis, prateleiras e outros acessórios.

Tapetes

Um item que ganha destaque na decoração aconchegante são os tapetes. Eles são usados para gerar comodidade e conforto nos pisos da sala.

Ao mesmo tempo, podem ser úteis para delimitar espaços e reorganizar móveis. É importante que se adaptem à gama de cores neutras.

Tapete para decoração aconchegante.
Os tapetes terão que ter cores de acordo com o estilo, portanto não serão aceitos tons fortes.

Tecidos que geram calor

Uma maneira muito simples de adaptar o espaço à decoração aconchegante é adicionando diferentes acessórios ao sofá da sala. Em particular, mantas de lã, que geram uma sensação de calma e aconchego.

Além disso, durante os meses de inverno, elas fornecem calor. As mantas, tanto para a poltrona como para a cama, são objetos típicos deste estilo decorativo, mas não os únicos.

Também é possível adicionar almofadas com cores neutras, para aumentar essa sensação de tranquilidade. O mesmo deve ser levado em consideração na hora de organizar os móveis. É aconselhável usar cadeiras e sofás confortáveis, com extremidades circulares em vez de retas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Balderrama Armendáriz, César Omar, Flores Figueroa, José de Jesús, Aguilera Ampudia, Germán,  El entorno cotidiano, la estética kitsch y su relación con los diseños. NÓESIS. REVISTA DE CIENCIAS SOCIALES [Internet]. 2016;25(49):98-120. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=85943066004
  • RODRÍGUEZ, MAURICIO BERMÚDEZ. “DISEÑO DE INTERIORES Y DECORACIÓN.” Anfitrión, como Deleitar a Sus Comensales. Universidad del Externado de Colombia, 2021. 101–122. Disponible en: https://doi.org/10.2307/j.ctv1ddcx02.8
  • del Olmo Barbero, Jesús,  El color como elemento comunicacional. Comunicar [Internet]. 2006; (26):112-116. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=15802617

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.