Horas mais saudáveis para fazer cada refeição
Perder ou ganhar peso não depende tanto do que se come, mas dos momentos em que comemos. Ainda que não se trate de seguir um regime estrito de horários, a não ser em dietas prescritas por especialistas, existem regras fundamentais na hora de fazer cada refeição.
Neste artigo, veja algumas recomendações sobre os horários mais adequados para ingerir cada alimento, em momentos específicos do dia.
É mais saudável fazer, pelo menos, cinco refeições por dia
A época em que se educava para comer três vezes por dia ficou oficialmente no passado.
Atualmente, de maneira unânime, os especialistas sustentam que as pessoas devem comer pelo menos cinco vezes ao longo do dia.
Isso inclui os tradicionais cafés da manhã, almoço e jantar, mais dois lanches, entre as refeições.
O anterior é complementado por outra ideia bastante arraigada dentro da área médica, que afirma que os intervalos entre uma refeição e outra nunca podem ser maiores do que três horas.
Do contrário, é bastante provável o aparecimento de problemas de sobrepeso ou a impossibilidade de perder os quilos em excesso.
A razão disso é que, uma vez superado esse tempo, o corpo notará que não está recebendo um suprimento energético suficiente e começará a armazenar toda a energia que puder.
Isso tornará o metabolismo mais lento e o corpo não queimará as calorias adequadamente.
Ver também: 9 bebidas que aceleram seu metabolismo
O café da manhã: a refeição mais importante do dia
A primeira refeição do dia tem que servir para repor todas energias utilizadas durante as horas de sono, assim como para preparar o organismo para a jornada de esforço físico e mental que está prestes a empreender.
Especialistas recomendam não pular nenhuma refeição, e essa regra, no caso do café da manhã, é fundamental. Por isso, é preciso começar o dia ingerindo os nutrientes necessários.
Compreende-se que o café da manhã mais saudável é composto por um alimento lácteo, uma fruta e cereais.
No entanto, essa não é uma regra fechada. Quanto aos horários, deve-se tomar café da manhã o mais cedo possível, nunca depois das 10 h da manhã.
A refeição ao meio-dia
Os especialistas recomendam que o melhor horário para ter a “terceira” (não a segunda) refeição do dia é entre as 13 e as 15 h.
Consumir alimentos super calóricos após as 15 h não é indicado, por causa dos quilos que o corpo pode acumular, já que o processo da digestão se torna menos eficiente.
À noite, é preciso se preparar para dormir
Assim como o café da manhã deve ser generoso, para abastecer o corpo com energia para a jornada que começa, o jantar deve ser a mais leve de todas as refeições.
É mais saudável jantar cedo e recomenda-se peixes ou carnes magras, acompanhados por algum laticínio (desde que não tenhamos nenhum problema gástrico).
Após as 22 h, se comermos algum alimento, corremos grande risco de aumentar de peso, além de provocar pesadelos e insônia.
Sobre os doces, frutas, café e lanches
Os doces e sobremesas podem estar sempre na mira quando falamos sobre dietas, baixar de peso ou engordar.
- Há quem assegure que devem ser retirados do menu sem dó.
- Mas também existem opções menos radicais, que sustentam que podem ser consumidas, com moderação, longe das três principais refeições do dia.
No caso dos doces, recomenda-se consumi-los nas primeiras horas da manhã, já que antes do meio-dia o corpo processa muito melhor os carboidratos.
Outro bom momento é bem antes de começar alguma atividade física: fornecerá energia ao organismo, sem forçar o estômago.
Um conselho que está ganhando popularidade é comer um pedaço de fruta antes das refeições e não como sobremesa. É uma boa maneira de diminuir a sensação de fome e, além disso, obter um efeito saciante.
Recomendamos ler: Dicas para consumir menos carboidratos
Hidratar-se bem: tão importante quanto comer
Não existe dieta saudável se não se consome água suficiente.
Os especialistas também definem alguns momentos para isso:
- Dois copos de água assim que acordarmos, para purificar o organismo.
- Um copo meia hora antes das principais refeições, assim como antes de tomar um banho e de dormir.
No total, é preciso ingerir um litro e meio a dois litros de água por dia. Existem diversos aplicativos gratuitos que podem ajudá-lo a alcançar essa meta e adotar esse hábito tão saudável. Confira!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Santos HO., Macedo RCO., Impact of intermittent fasting on the lipid profile: assessment associated with diet and weight loss. Clin Nutr ESPEN, 2018. 24: 14-21.
- Lopez Minguez J., Gomez Abellan P., Garaulet M., Timing of breakfast, lunch and dinner. Effects on obesity and metabolic risk. Nutrients, 2019.
- Srour B., Fezeu LK., Kesse Guyot E., Alles B., et al., Ultra processed food intake and risk of cardiovascular disease: prospective cohort study. BMJ, 2019.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.