Logo image
Logo image

Cuidados caseiros para a pele oleosa – Parte 2

3 minutos
Cuidados caseiros para a pele oleosa – Parte 2
Última atualização: 06 março, 2019

Ontem começamos a falar aqui sobre os cuidados que se deve ter com a pele oleosa. Para tratá-la é preciso mantê-la bonita, saudável e livre de acne.

Em nosso primeiro post sobre o assunto falamos sobre o ritual de limpeza básico próprio para a pele oleosa e demos receitas de loções adstringentes e esfoliantes caseiros.

Hoje continuaremos a falar sobre o assunto com mais dicas e receitas naturais simples capazes de reduzir o excesso de oleosidade da pele e fazer você economizar muito dinheiro com cremes e fórmulas de beleza.

O óleo da sua pele já é suficiente

São muitas as recomendações para manter a pele hidratada, mas elas não se aplicam a quem tem pele oleosa. O óleo que sua pele produz já é suficiente e muitas vezes precisa ser “controlado” porque a produção é excessiva.

Sendo assim, nada de aplicar hidratantes sobre o rosto! Limite-se a usar protetor solar e opte pelas versões em gel ou específicas para pele oleosa.

Além disso, cuidado com a oleosidade de outras partes do corpo, que podem contribuir para deixar sua pele mais oleosa.

Procure manter os cabelos longe do rosto, especialmente em dias quentes. Evite franjas ou outros cortes e penteados que deixem mechas de cabelo em contato com a pele.

Evite também levar as mãos ao rosto. Além de aumentar a oleosidade da pele, as mãos carregam impurezas que contribuem para agravar inflamações. Assim, pioram os quadros de acne.

Leia também: 7 dicas para se livrar da acne nas costas

Maquiagem x pele oleosa

Pode aplicar maquiagem em pele oleosa? O ideal é recorrer o mínimo possível à maquiagem, especialmente em casos no qual haja inflamação causada por acne.

A dica para diminuir os danos que a maquiagem pode causar por aumentar a oleosidade da pele é escolher cosméticos à base de água, que são mais leves e abafam menos a pele.

Outra dica importante é evitar o uso de bases.

Para a maquiagem durar mais: para evitar que a maquiagem fique irregular nas regiões mais oleosas do rosto ao longo do dia, antes de aplicá-la limpe essas regiões (geralmente testa, queixo e nariz) com suco de pepino. Seque cuidadosamente e depois aplique a maquiagem.

Máscaras caseiras

Assim como loções adstringentes e esfoliantes, as máscaras caseiras podem ajudar bastante e reduzir a oleosidade da pele se aplicadas regularmente e as receitas são bem simples. Separamos duas para você!

Máscara de argila

Primeiramente, misture uma colher de sopa de argila verde (que pode ser adquirida em casas de produtos naturais) a uma colher de chá de mel. Em seguida, aplique sobre o rosto – evitando a região dos olhos – e deixe agir por 15 minutos. Por fim, enxágue bem com água morna. Você pode aplicar esta máscara até três vezes por semana.

Tanto o mel quanto a argila possuem propriedades calmantes e cicatrizantes. Além disso, a argila verde é a mais indicada para combater a oleosidade da pele e acne.

E veja mais: Máscaras para eliminar os cravos

Máscara de manga

A máscara de manga possui efeito secativo e tonificante e a ajuda a limpar os poros. Ela é muito usada na Indonésia e sua receita é bem simples.

Primeiramente, amasse a manga até que se forme uma polpa macia e, em seguida, aplique sobre a pele. Deixe secar e quando estiver seca remova-a com água. Por fim, aplique semanalmente.

Imagem cortesia de Foundry Park Inn


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Fernandes, A. I. P. (2012). Cuidados dermocosméticos para uma pele saudável: aconselhamento farmacêutico nos casos mais comuns (Doctoral dissertation).
  • Fernandes, A. I. P. (2012). Cuidados dermocosméticos para uma pele saudável: aconselhamento farmacêutico nos casos mais comuns (Doctoral dissertation).

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.