Cremes para dia e noite: quais são as diferenças?

Os cuidados com a pele mudam um pouco entre o dia e a noite. A diferença são as fórmulas para horários específicos.
Cremes para dia e noite: quais são as diferenças?
Leidy Mora Molina

Revisado e aprovado por a enfermeira Leidy Mora Molina.

Última atualização: 05 outubro, 2022

A saúde da pele tem muito a ver com o que você come, com seus hábitos e com os cremes de dia e de noite que fazem parte dos cuidados com a pele. Sobre este último ponto, há o erro de acreditar que ambas as substâncias são a mesma.

Se os produtos apresentam instruções para usá-los durante o dia ou à noite, é porque somente seguindo essas instruções você obterá os efeitos desejados. No caso particular dos cremes, seja de dia ou de noite, ambos têm uma função hidratante.

Como explica o Centro Médico da Universidade do Tennessee em uma publicação, a pele precisa de hidratação diária e cuidados regulares. Desta forma, mantém-se jovem, sem manchas e saudável. Você alcança esse objetivo se escolher os cosméticos que respondem às exigências da sua derme e se os aplicar no momento certo.

Creme de dia

Os cremes de dia são substâncias que contêm poucos ingredientes ativos. Como o nome indica, são formulados para uso diurno e intensa hidratação e nutrição durante este período.

Além disso, suas propriedades representam uma importante contribuição de vitaminas e antioxidantes. Previnem rugas, suavizam e promovem a elasticidade.

A consistência dos cremes de dia é mais líquida. Isso, para acelerar a absorção: Eles podem ser usados sob a maquiagem.

Apesar de serem cremes que contêm fator de proteção solar (FPS), isso não significa que substituem o filtro solar.

Confira: Os melhores ingredientes para cuidar da pele do pescoço

Creme de noite

Os cremes de noite são cosméticos que você aplica para que não haja interação com a luz solar, para que a regeneração celular ocorra sem problemas. Estas preparações contêm ingredientes ácidos.

As substâncias realizam um trabalho de recuperação e embelezamento enquanto você descansa. Colocar esses cremes durante o dia pode causar hiperpigmentação devido à exposição ao sol.

Os cremes de noite não têm FPS e demoram mais para penetrar. São ideais para o tratamento de peles secas, com manchas e afetadas por linhas de expressão.

Creme de noite para a pele.
Os cremes de noite não possuem protetor solar. Portanto, eles não protegem contra a radiação UV.

Principais diferenças entre cremes de dia e de noite

Para além do momento em que é conveniente aplicar ambos os produtos, outras diferenças entre os cremes de dia e de noite são as que expomos abaixo.

Constituição

A composição base dos cremes de dia inclui indiscutivelmente fator de proteção solar. A Fundação Contra o Câncer de Pele destaca que o fotoenvelhecimento é responsável por 90% das alterações visíveis na derme e que deriva diretamente dos danos solares acumulados ao longo da vida.

É a consequência que as fórmulas diurnas procuram prevenir. Para fazer isso, elas são feitas com ácido hialurônico, uréia, colágeno ou vitamina E. Por sua vez, os principais ingredientes dos cremes de noite são ingredientes ativos como vitamina C e retinol.

A revista Actas Dermo-Sifilográficos defende que o uso dermatológico da vitamina C afeta a produção de metaloproteinases após múltiplas exposições à radiação UV. Este micronutriente contribui para a pele, prevenindo o aparecimento precoce de sinais de envelhecimento, distúrbios de pigmentação e perda de tonicidade.

Quanto ao retinol, a Clínica Alemã destaca que é um ingrediente antienvelhecimento que oferece as seguintes vantagens:

  • Minimiza as manchas.
  • Promove elasticidade.
  • Reduz as rugas.
  • Reduzir as erupções de acne.

Objetivo

À noite, as peles aproveitam o descanso para se regenerarem. Durante o dia, o que elas exigem é proteção solar.

Isso significa que enquanto você dorme, os objetivos são nutrir e reparar. Ao longo do dia, o objetivo dos cremes é formar uma barreira para que a água não evapore da pele e assim neutralizar as agressões ambientais.

Textura

Os cremes de noite são mais pesados, enquanto os cremes diurnos têm menos componentes e não são tão espessos. Não quer dizer que um seja mais potente que o outro, mas sim que as texturas resultam da concentração dos ingredientes.

Absorção

Durante o dia, a pele absorve os cremes mais rapidamente, considerando que são substâncias leves. Por outro lado, à noite, a espessura torna o processo mais lento.

Independentemente de quanto tempo demorem para penetrar, espalhar na hora certa, os 2 tipos de cremes beneficiam a derme.

Aplicação

Os cremes de dia são aplicados em pequenas quantidades, massageando suavemente a pele. À noite, você as espalha movendo as pontas dos dedos em círculos sobre a pele e seguindo um ritmo ascendente.

Creme de dia aplicado com a ponta dos dedos.
Usar as pontas dos dedos em movimentos circulares é a maneira correta de espalhar cremes noturnos. A ampla distribuição permite a sua absorção durante a noite.

O que acontece com a pele se você alterar o uso de cremes diurnos e noturnos?

Mudar o horário dos cremes tem consequências. O que acontece é que a pele não recebe os benefícios de que necessita em determinados momentos e o combate aos sinais do envelhecimento torna-se difícil.

Lembre-se de que esses produtos são de composição especial e, se você inverter a ordem, não serão eficazes. Sua rotina de cuidados com a pele é positiva se você abordar seus objetivos separando os cosméticos diurnos e noturnos.

O aspecto econômico costuma ser um dos argumentos para usar o mesmo tipo de creme nos dois horários. Nesse cenário, pergunte ao seu dermatologista sobre um produto de uso duplo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.