Aprenda a preparar um creme decorativo para bolos

17 de julho de 2018
Se você quiser decorar seus bolos e outras sobremesas (muffins, biscoitos, etc.) com uma cobertura simples, mas com uma aparência bonita, a melhor opção é um creme. A seguir, mostraremos como prepará-lo.

O creme decorativo para bolos consiste em uma preparação muito simples. Não inclui muitos ingredientes e não requer um procedimento longo ou complicado. Pelo contrário, pode ser alcançado com grande facilidade e o resultado é excelente. Por esse motivo, muitas pessoas recorrem ao creme decorativo para finalizar suas sobremesas com pouco esforço.

Então, pegue o seu avental e prepare-se para decorar aqueles lindos doces que você deseja exibir. Você vai deixar o elogio passar? Certamente você não quer isso, muito menos se estiver orgulhoso do sabor incrível que conseguiu com seu bolo.

Hoje vamos mostrar como preparar um creme decorativo para bolos. Como você provavelmente já deve ter visto, há bolos que exigem muita experiência anterior. A opção que apresentaremos hoje é mais simples e você não precisa ser profissional. Ao preparar e usar essa deliciosa cobertura, você ganhará experiência.

Agora, é importante notar que a criatividade é crucial na decoração de um bolo. Desta forma, daremos um toque original e pessoal. Claro, isso a menos que você tenha tirado a ideia de alguma foto. Isto pode ser alcançado fazendo decorações ou adicionando outros ingredientes. A decoração é importante porque é o que fará com que o nosso bolo fique bonito e atrativo.

Receita de creme decorativo para bolos

Ao decorar nosso bolo, é necessário fazê-lo com ingredientes que não exijam refrigeração. Por isso, o chocolate e o leite condensado não são muito adequados, a menos que sejam consumidos em um curto período de tempo. Graças à sua textura cremosa e suave, o creme decorativo que vamos preparar é o mais utilizado na confeitaria. Ele é muito versátil e fácil de fazer.

Normalmente este creme inclui farinha, leite e ovos. O sabor é adicionado utilizando ingredientes como raspas de limão ou outras essências. As formas por meio das quais o creme decorativo para bolos pode ser preparado são muitas. A diferença entre elas está nos tipos de ingredientes e na maneira como são adicionados durante a preparação.

A receita que apresentaremos é feita para elaborar um creme básico usando ingredientes de fácil acesso. Assim, você pode adicionar outros sabores e ingredientes para deixá-lo mais diversificado.

Ingredientes

  • 3 gemas de ovo (90 g).
  • 4 xícaras de leite (1 litro).
  • 1/2 xícara de açúcar (80 g).
  • 1 colher de chá de baunilha (5 ml).
  • Raspas de limão (a gosto)
  • 1/2 xícara de amido de milho ou maisena (90 g).

Não perca estas receitas: 3 doces light que você não pode perder

Cupcakes

Preparação

  1. Coloque o leite em uma panela e coloque em fogo baixo.
  2. Adicione o açúcar ao leite e as raspas de limão. Mexa bem os ingredientes. Em outra tigela, misture as gemas com o amido de milho.
  3. Quando o leite começar a ferver, despeje esta mistura na tigela das gemas e amido de milho.
  4. Quando você tiver misturado bem, coloque essa mistura em fogo baixo e mexa até obter um creme espesso.
  5. Por fim, adicione a essência de baunilha e mexa vigorosamente. Deixe esfriar. Quando estiver frio, o creme estará pronto para ser aplicado em seu bolo.
  6. Quando estiver pronto, coloque o bolo sobre uma superfície estável. Com uma colher de pau, espalhe o creme por cima do bolo e passe por toda a superfície. Em seguida, com a ajuda de uma espátula, molde o creme ao redor do bolo na forma desejada.

Você provavelmente vai pensar que o seu bolo parece muito simples apenas com um creme branco, mas você pode usar corantes vegetais para adicionar um toque mais pessoal ao bolo. Vamos supor que o creme seja azul e, sobre ele, você espalhe faíscas de cores ou amêndoas fatiadas. O resultado será, sem dúvida, muito bonito.

Selecione as cores que você quer usar, dependendo da forma que você deseja dar ao seu bolo. Utilize um saco de confeitaria (se tiver) com vários bicos para colocar sua imaginação em prática. Vá em frente e crie figuras diferentes de flores, rosas, folhas, letras e tudo o que você puder imaginar.

Leia também: Como fazer um tiramisu de sobremesa?

Sobremesa individual

Algumas recomendações

Estas são algumas recomendações a serem levadas em conta quando fizer o seu creme, e também algumas ideias para melhorar a receita.

  • Sempre use as quantidades corretas de cada ingrediente. Durante o processo, você pode verificar se a consistência é a esperada e se o sabor está bom.
  • Evite fazer as misturas em recipientes de alumínio, pois isso pode levar a uma aparência indesejada. Use recipientes de plástico ou vidro.
  • Peneire o amido de milho ou maisena antes de adicioná-lo para evitar grumos.
  • É importante que a essência de baunilha seja adicionada no final, e não enquanto a mistura estiver no fogo, pois ela pode evaporar.
  • Existem muitos ingredientes que você pode adicionar ao seu creme decorativo para variar o sabor. Por exemplo, você pode usar manteiga, margarina, raspas de laranja em vez de limão, canela, ou até adicionar chocolate. O importante é que não ofusque o sabor do bolo.
Recomendados para você