Creme de banana e mel para aliviar a tosse e os sintomas do resfriado

Graças à sua suavidade, tanto o mel quanto a banana são ingredientes muito adequados para aliviar a dor de garganta, já que aliviam a irritação e nos oferecem vitaminas, minerais e antioxidantes

As contínuas mudanças de clima, especialmente quando começam as baixas temperaturas, conduzem a enfraquecimentos no sistema imunológico que nos torna mais suscetíveis a várias doenças.

Apesar de o frio não ser um sinônimo de resfriados ou gripe, está comprovado que ficar exposto a temperaturas baixas aumenta o risco de apresentarmos seus sintomas.

O problema é que nem sempre podemos evitá-lo e somos obrigados a lidar com uma série de incômodos que afetam nossa qualidade de vida.

E, ainda que no mercado haja uma ampla variedade de remédios que nos ajude a superar, eles nem sempre são a melhor opção para o organismo.

Visto que são preparados com substâncias químicas, seu consumo excessivo pode acarretar reações secundárias indesejadas.

Devido a isto é conveniente conhecer algumas alternativas naturais que, graças às suas propriedades medicinais, oferecem efeitos similares mas sem causar nenhum tipo de risco.

Felizmente, o catálogo de remédios caseiros é muito amplo e costuma estar baseado em ingredientes que estão à mão de todos.

Um destes é nada mais e nada menos do que um delicioso creme de banana e mel, ideal para aumentar as defesas e controlar a tosse.

Creme caseiro de banana e mel para combater a tosse e o resfriado

Este remédio natural para minimizar os sintomas do resfriado é bem popular, não só por sua efetividade, mas sim porque é fácil de preparar e tem um sabor muito agradável.

É recomendado principalmente para as crianças, já que seus nutrientes fortalecem suas defesas e criam uma barreira protetora contra a ação dos vírus.

Também é eficaz em adultos e, de fato, pode ser consumido em casos de bronquite, tosse forte e problemas pulmonares.

Veja também: Dicas para tratar a bronquite

Propriedades da banana

Banana para a tosse

A banana é uma fruta de sabor doce que se caracteriza por sua versatilidade e alto valor nutricional.

É um dos alimentos mais recomendados para lhe proporcionar energias ao organismo e, por sua vez, fortalecer o sistema imunológico.

Contém uma quantidade importante de fibra, além de açúcares naturais, antioxidantes e minerais essenciais.

Seu teor de ácido fólico intervém na produção de glóbulos vermelhos e brancos, o que é determinante para manter as defesas ativas.

Além disso, é muito suave com a garganta e contribui para reduzir a irritação causada pela gripe, os resfriados e outros problemas respiratórios.

Propriedades de mel

Mel para a tosse

O mel é um dos antibióticos mais poderosos que a natureza nos oferece.

Considerado como um “superalimento”, trata-se de uma importante fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e enzimas cuja ação no corpo melhora os mecanismos de defesa e a presença de anticorpos.

Desde a antiguidade é um dos remédios mais populares para o tratamento dos problemas respiratórios, já que minimiza seus sintomas e acelera a recuperação.

Lhes são atribuídas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes que são a chave para o tratamento deste tipo de patologia.

É uma fonte significativa de vitamina C e do complexo B, além de minerais como o potássio, o cálcio e o ferro.

Como preparar este creme natural de banana e mel?

 creme natural de banana e mel para a tosse

Para preparar este creme caseiro de banana e mel você deve se assegurar de adquirir ingredientes frescos e 100% orgânicos.

Este esclarecimento é muito importante, já que no supermercado há algumas apresentações de mel que foram submetidas a processos industriais ou de refinamento.

Isto indica que, ainda que o sabor seja similar, as propriedades medicinais são mínimas ou nulas.

Portanto, os benefícios do tratamento são reduzidos ou simplesmente o transformam em um fracasso.

Recomendamos também: 7 usos surpreendentes do mel de abelhas

Ingredientes

  • 2 bananas maduras
  • 2 colheres de sopa de mel (50 g)
  • 2 copos de água fervendo (400 ml)

Instruções de preparo

  • Descasque as duas bananas maduras e coloque a polpa em um recipiente.
  • Pegue um garfo ou colher e use para triturar a fruta até conseguir um purê espesso.
  • Verta a água fervendo sobre a pasta, cubra e deixe repousar por 30 minutos.
  • Depois desse tempo, adicione as duas colheres de mel e consuma.

Modo de consumo

  • Tome uma ou duas colheres de sopa de creme quente, no máximo quatro vezes por dia.
  • Armazene-a na geladeira e esquente-a sempre que quiser repetir a dose.

Tenha em conta que, ainda que este remédio não é milagroso contra a tosse e o resfriadoé uma boa opção para lidar contra os sintomas.

Consuma-o segundo as recomendações dadas e comprove todos os seus benefícios.

 

Recomendados para você