Logo image
Logo image

Controle os sintomas da bronquite com esses 6 remédios caseiros

4 minutos
É importante combater os sintomas da bronquite o mais rápido possível para evitar que a infecção provoque outras complicações e se torne crônica
Controle os sintomas da bronquite com esses 6 remédios caseiros
Última atualização: 23 agosto, 2022

A bronquite é uma infecção aguda que se produz pela inflamação das vias aéreas, também conhecidas como brônquios.

Sua aparição pode ocorrer devido à infecção por alguns vírus ou bactérias, mas também como resposta do sistema imunológico a agentes que podem causar dano.

Seus sintomas principais são a tosse e a dificuldade para respirar, mas também podem ser acompanhados por quadros de febre, sensação de pressão no peito e catarro.

Em suas etapas iniciais, afeta a cavidade nasal e a garganta, mas, com o passar dos dias, estende-se para os pulmões.

Apesar de, na maioria dos casos, acontecer de forma leve e esporádica, é muito importante seguir algum tipo de tratamento para que não se converta em crônica.

Aqueles que ignoram seus sintomas e não fazem nada para tratar, podem chegar a desenvolver uma doença altamente mortal conhecida como pneumonia.

A boa notícia é que existem soluções de origem natural que, sem expor sua saúde a efeitos secundários, ajudam a combater esse problema antes que leve a outras complicações.

Nesse artigo queremos compartilhar, em detalhes, as 6 melhores soluções para que não tenha dúvidas em prová-las.

Anote-as!

1. Óleo de eucalipto

Some figure

A fragrância do óleo de eucalipto tem um interessante efeito calmante, que ajuda a limpar as vias respiratórias diante quadros agudos ou crônicos de bronquite.

Seus compostos voláteis têm propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que reduzem a irritação das vias e o excesso de produção de catarro.

Como utilizá-lo?

  • Adicione umas gotas de óleo de eucalipto em água quente e inale os vapores durante 5 ou 8 minutos
  • Você também pode aplicá-lo sobre o peito e nas costas, realizando uma massagem até que seja absorvido pela pele.

2. Óleo de orégano

O óleo de orégano é um produto antibiótico e anti-inflamatório que vem sendo utilizado há centenas de anos como complemento no tratamento da bronquite.

Seus compostos combatem os germes que ocasionam essa doença e, por sua vez, limpam as vias respiratórias irritadas.

Como utilizá-lo?

  • Adicione 8 ou 10 gotas de óleo de orégano em um copo com água quente e consuma essa infusão uma vez ao dia.
  • Aplique o óleo sobre o peito e as costas para obter um efeito relaxante.

3. Xarope de alho e mel

Some figure

O xarope natural de mel de abelhas e alho une dois potentes antibióticos naturais que, em pouco tempo, ajudam a combater os vírus e bactérias que afetam a saúde pulmonar.

Seus compostos emolientes e expectorantes diminuem a irritação dos brônquios e, ao mesmo tempo, promovem a eliminação do catarro.

Como utilizá-lo?

  • Pique vários dentes de alho e misture com mel de abelha em um pote hermético.
  • Deixe que o produto se macere durante uma semana e, com o passar desse tempo, pode consumi-lo.
  • Pode tomar até 4 colheres por dia.

4. Óleo de sândalo

O óleo de sândalo tem compostos orgânicos que ajudam a controlar os sintomas respiratórios que derivam da inflamação dos brônquios.

Sua ação antisséptica e antibacteriana promove a eliminação dos microrganismos e, com isso, cria uma barreira protetora contra outros compostos externos que irritam os brônquios.

Como utilizá-lo?

  • Adicione 10 gotas de óleo de sândalo em uma panela com água fervendo e, em seguida, inale seus vapores durante 5 minutos, com cuidado para não se queimar.
  • Repita o tratamento de 2 a 3 vezes ao dia.

5. Bebida de cúrcuma

Some figure

A curcumina, o composto ativo da cúrcuma, é uma substância anti-inflamatória e antibiótica que pode ajudar a melhorar os sintomas da bronquite.

Sua ingestão mediante infusões é um remédio calmante que ajuda a melhorar a respiração e a reduzir a inflamação.

Como utilizá-la?

  • Adicione uma colher de chá de cúrcuma em pó a uma xícara de água fervendo e consuma 2 vezes ao dia.
  • Opcionalmente, adoce com uma colher de chá de mel ou misture com gengibre fresco.

6. Chá de malva

A malva é uma planta com propriedades expectorantes, anti-inflamatórias e calmantes, o que é algo apropriado para o tratamento da tosse e dos brônquios.

Ingredientes

  • 1 copo de água quente (250 ml)
  • 1 colher de folhas de malva (10 g)

Como utilizá-la?

  • Esquente a água e, quando estiver em ebulição, adicione as folhas de malva.
  • Deixe que cozinhe por 15 minutos.
  • Passado esse tempo, filtre o líquido com um coador e consuma em goles.
  • Tome até 3 vezes ao dia.

Ao escolher qualquer um desses remédios, você poderá combater os sintomas mais incômodos da bronquite.

Entretanto, se eles persistirem depois de vários dias, consulte seu médico.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Albert, R. H. (2010). Diagnosis and treatment of acute bronchitis. American Family Physician. https://doi.org/10.1074/jbc.M808249200
  • Rantzsch, U., Vacca, G., Dück, R., & Gillissen, A. (2009). Anti-inflammatory effects of myrtol standardized and other essential oils on alveolar macrophages from patients with chronic obstructive pulmonary disease. European Journal of Medical Research. https://doi.org/10.1186/2047-783X-14-S4-205
  • Lu, X. Q., Tang, F. D., Wang, Y., Zhao, T., & Bian, R. L. (2004). [Effect of Eucalyptus globulus oil on lipopolysaccharide-induced chronic bronchitis and mucin hypersecretion in rats]. Zhongguo Zhong Yao Za Zhi. https://doi.org/10.1109/3DTV.2010.5506332
  • Singh, V. K., & Singh, D. K. (2008). Pharmacological effects of garlic (Allium sativum L.). Annual Review of Biomedical Sciences. https://doi.org/10.5016/1806-8774.2008.v10p6
  • Küpeli Akkol, E., Orhan, D. D., Gürubüz, I., & Yesilada, E. (2010). In vivo activity assessment of a “honey-bee pollen mix” formulation. Pharmaceutical Biology. https://doi.org/10.3109/13880200903085482
  • Duvoix, A., Blasius, R., Delhalle, S., Schnekenburger, M., Morceau, F., Henry, E., … Diederich, M. (2005). Chemopreventive and therapeutic effects of curcumin. Cancer Letters. https://doi.org/10.1016/j.canlet.2004.09.041
  • Jurenka, J. S. (2009). Anti-inflammatory properties of curcumin, a major constituent of Curcuma longa: A review of preclinical and clinical research. Alternative Medicine Review. https://doi.org/10.1002/ptr.4639

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.