Contratura muscular, como evitá-la?

16 de agosto de 2019
Para prevenir a contratura muscular o melhor é realizar um alongamento e um aquecimento adequado antes e depois do exercício. 

A contratura muscular é definida como uma contração muscular contínua e involuntária. É algo muito comum que já aconteceu com todos nós. Ela se manifesta como uma dor intensa em uma área específica que impede a movimentação adequada do referido músculo.

Geralmente afeta as costas, mas, na realidade, pode ocorrer em quase qualquer parte do corpo. Embora seja geralmente associada ao exercício, não afeta apenas pessoas ativas. De fato, ela tende a aparecer em pessoas sedentárias, ou naquelas que se exercitam de forma espontânea.

Como já mencionamos, as contraturas são desagradáveis e problemáticas. Por isso, neste artigo explicamos como prevenir a contratura muscular.

Em que consiste a contratura muscular? 

Como já dissemos, as contraturas musculares são uma contração persistente e involuntária de um músculo. Elas ocorrem geralmente devido a exercícios mal realizado. Elas também podem ser causadas ​​por um forte esforço, sem que o músculo esteja preparado para isso.

Manter uma postura incorreta por um longo período, também pode outra causa. E também estão associadas à pessoas com baixa elasticidade ou flexibilidade.

As contraturas musculares, da mesma forma, podem aparecer devido à tensão e ao estresse. Hoje em dia, frequentemente afetam a área do pescoço e do trapézio. Isso se deve tanto ao estresse quanto às posturas que adotamos diante do computador ou da televisão.

A dor causada por contraturas musculares se deve ao fato de que o sangue não pode fluir com normalidade. São formadas áreas de inflamação e resíduos de substâncias se acumulam. Essa dor também ocorre quando as fibras musculares não relaxam após o exercício.

Carregar muito peso provoca contratura muscular

Você pode estar interessado em ler também: 5 recomendações para melhorar a sua postura e aliviar a dor nas costas

Como podemos evitar a contratura muscular? 

As contraturas musculares se devem a várias causas facilmente evitáveis. Por isso, deixamos aqui algumas dicas para evitá-las:

Faça exercícios de alongamento e aquecimento 

Desta forma, você pode evitar o esforço excessivo nas fibras musculares. É aconselhável fazê-los antes e depois do exercício.

Exercite-se regularmente 

Se você realizar exercícios moderados diariamente e, além disso, gradualmente aumentar a intensidade, evitará a contratura dos músculos. Você pode começar caminhando em trajetos curtos e, depois, ir aumentando o tempo e a velocidade da marcha. Você também pode começar com exercícios com pouco peso, se você quiser exercitar a força.

Mantenha uma postura correta 

Como já mencionamos, grande parte das contraturas musculares ocorre atualmente devido à posturas incorretas. Passamos muito tempo em frente ao computador ou à televisão sem prestar atenção à nossa posição. Por isso, é aconselhável ser consciente disso e corrigir a postura.

Se você trabalha em um escritório ou passa muito tempo na mesma posição, o ideal é que faça pequenas pausas. Levante-se, ande ou mova-se um pouco. Assim, aliviará a tensão acumulada nos músculos.

A má postura provoca contratura muscular

Reduza o estresse para evitar a contratura muscular 

Hoje, estamos vivendo uma rotina frenética que enche nossas vidas de estresse e ansiedade. Esse estresse pode traduzir-se em uma tensão muscular contínua. Por isso, é necessário que você tente reduzi-lo ou aliviá-lo. Tente viver a vida de outra maneira. De forma mais relaxada e tranquila.

Você também pode fazer ioga, que além de ajudar você a controlar a ansiedade, será perfeita para os músculos. A ioga aumenta a flexibilidade e o relaxamento do corpo. Por outro lado é um dos exercícios mais eficazes para prevenir as contraturas musculares.

Da mesma forma, você pode tentar praticar métodos de relaxamento. Por exemplo, tente exercícios de mindfulness, aromaterapia ou meditação. Eles irão ajudá-lo a reduzir essa ansiedade, e a se sentir melhor consigo mesmo e com o seu entorno.

Talvez você goste do artigo: Como preparar álcool de alecrim e castanha da Índia para tratar a dor muscular e articular

Outras dicas 

Tente evitar mudanças bruscas de temperatura. Se estiver frio, tente sair bem agasalhado. Também é muito importante que conheça a técnica correta dos exercícios que você faz. Exercitar-se de forma inadequada pode lesionar o músculo e causar contraturas musculares.

Em conclusão 

Sem dúvida alguma, a melhor maneira de evitar as lesões e contraturas musculares é realizar exercícios moderados diariamente. Você deve aumentar a intensidade progressivamente. Também é importante que controle a técnica do exercício. Não se esqueça de se aquecer e alongar, antes e depois da atividade.

Em suma, se apesar de todos os conselhos você ainda sofre de contraturas musculares, não hesite em ir a um fisioterapeuta para ajudá-lo a resolver o problema.

  • ¿Cómo prevenir las contracturas musculares? (n.d.). Retrieved July 12, 2019, from http://muysaludable.sanitas.es/deporte/lesiones/prevenir-las-contracturas-musculares/
  • Tratamiento de contracturas musculares | Axa Healthkeeper. (n.d.). Retrieved July 12, 2019, from https://www.axahealthkeeper.com/blog/tratamiento-de-contracturas-musculares-infografia/
  • ¿Cómo aliviar una contractura muscular y evitar que vaya a más? (n.d.). Retrieved July 12, 2019, from https://www.sabervivirtv.com/medicina-general/como-aliviar-contractura-muscular_1850