Conselhos que te ajudarão a aliviar as hemorroidas

Muitas pessoas sofrem com as hemorroidas, mas poucas falam sobre o assunto. As hemorroidas são um mal comum que podem ser aliviadas facilmente com alguns conselhos. Tome nota!

Última atualização: 09 Fevereiro, 2021

Ter hemorroidas pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Para quem sofre delas, atividades normais como sentar, andar ou ir ao banheiro são desconfortáveis ​​e dolorosas. Portanto, aliviar as hemorroidas é uma necessidade imperativa quando elas aparecem.

As hemorroidas são pequenas veias encontradas no ânus e são uma parte normal da anatomia. Assim, a sua função é proteger a pele anal da passagem das fezes. A complicação ocorre quando essas veias ficam inflamadas no ânus ou dentro do reto.

Aliviar as hemorroidas pode ser muito simples e rápido, seguindo algumas dicas. No entanto, essas dicas devem ser aprovadas por um médico e em nenhuma circunstância devem substituir o julgamento especializado.

O que causa as hemorroidas?

As hemorroidas são um problema muito comum. Dois tipos podem ser distinguidos: interno e externo.

Quando são internas, ou seja, incham dentro do ânus e do reto, geralmente não doem, embora possam sangrar e causar coceira. Por outro lado, quando são externas, projetam-se para fora do ânus e são mais problemáticas, pois coçam, doem e incomodam com o contato com a roupa ou com a pressão ao sentar.

A constipação é uma das principais causas que inflamam os vasos sanguíneos retais e levam a hemorroidas.

Não se tem certeza do motivo pelo qual as hemorroidas são produzidas. No entanto, sabe-se que há alguns fatores que as desencadeiam.

  • A prisão de ventre e o esforço que se realiza ao defecar originam a inflamação das veias do reto e do ânus. Além disso, a diarreia também pode provocar o aparecimento das hemorroidas.
  • Ficar em posição sentada por longos períodos pode favorecer o aparecimento das hemorroidas. Isso acontece especialmente quando a pessoa fica mais tempo que o necessário sentada no vaso sanitário.
  • A gravidez. A extensão do útero causa pressão nas veias e pode provocar hemorroidas.
  • A obesidade faz com que se exerça mais pressão sobre o ânus e pode ser um fator de risco para o aparecimento das hemorroidas.
  • O sexo anal pode provocar hemorroidas devido ao contato e à pressão.

Não deixe de ler ademais: Descubra quem é o culpado pela obesidade

Como aliviar as hemorroidas

As hemorroidas podem ser facilmente aliviadas, mas se ocorrerem com frequência, não cicatrizarem, coagularem ou prolapsarem, é melhor consultar um especialista, que pode determinar a melhor forma de curá-las.

Embora a ciência continue pesquisando a eficácia de alguns remédios, esses são os tratamentos populares que tendem a ser mais eficazes.

Banhos de água morna

A água morna ameniza a dor e ajuda a reduzir a inflamação. Recomenda encher uma banheira com água morna, até uns 15 centímetros, e se sentar por períodos de 15 minutos 3 vezes ao dia. Os sintomas serão aliviados na hora, e as hemorroidas vão desinflamar em poucos dias.

Se você não tiver uma banheira, pode usar um recipiente para banhos de assento a fim de aliviar as hemorroidas.

Compressas de gelo

O frio ajuda a reduzir a inflamação. Por isso, recomenda-se aplicar compressas de gelo. Se você não tiver uma compressa especial para tratamentos, pode colocar gelo em um saco plástico e envolver com um pano fino. Nunca aplique gelo diretamente sobre a pele.

Aloe vera para aliviar as hemorroidas

A aloe vera possui ativos anti-inflamatórios e calmantes que, além disso, promovem a cicatrização das hemorroidas e a hidratação da região.

O gel de aloe vera é muito recomendado para quase todos os tratamentos de pele e para as hemorroidas. O uso desta planta é recomendado para ajudar a reduzir a inflamação das veias hemorroidais.

Você pode encontrar o gel em lojas de produtos naturais ou farmácias. Para extraí-lo diretamente da planta, corte uma folha de aloe vera no sentido do comprimento e retire o gel com a ajuda de uma colher. Você pode aplicar diretamente no ânus em pequenas quantidades. O resto da aloe vera extraída da folha pode ser armazenado na geladeira.

Se você nunca utilizou aloe vera antes, primeiro experimente aplicando um pouco na pele de outra parte do corpo para saber se você não tem alergia. Deixe por 24 horas para observar se provoca irritação.

Folhas de Hamamelis 

As folhas de Hamamelis são conhecidas por suas propriedades para atenuar problemas de varizes, vasos sanguíneos e urticária. Assim, uma infusão pode ser preparada seguindo as seguintes etapas:

  1. Faça uma infusão, fervendo por 10 minutos um copo de água com duas colheres de folha de Hamamelis.
  2. Deixe esfriar e umedeça um algodão.
  3. Aplique no ânus delicadamente várias vezes ao dia.
  4. O resto da infusão pode ser armazenado na geladeira.

O Hamamelis pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou, até mesmo, em formato de pomadas em farmácias.

Comer alimentos com fibra para prevenir e aliviar as hemorroidas

Uma boa saúde digestiva sempre nos ajudará a prevenir o aparecimento de hemorroidas e a facilitar a cura.

Os alimentos com fibras facilitam a evacuação e suavizam as fezes. Por essa razão, são recomendados não apenas para aliviar a dor ao defecar, mas também para evitar o aparecimento das hemorroidas.

Além de alimentos com fibras, também pode-se optar por suplementos de fibras quando as hemorroidas já estão presentes. Deve-se evitar outros tipos de laxantes, pois muitos deles causam idas ao banheiro com mais frequência que o normal. Beber muita água também ajudará a ter fezes mais macias.

Leia mais: Laxantes caseiros eficazes para a constipação

Caminhar

Caminhar ou fazer exercícios leves também são atividades que favorecem os movimentos intestinais, ajudando a ir ao banheiro sem necessidade de fazer muita pressão. Além disso, é preciso ter cuidado com o tipo de exercício que se pratica quando se sofre de hemorroidas, visto que algumas atividades físicas provocam pressão sobre o reto de maneira imperceptível.

Para aliviar as hemorroidas: controle o uso do banheiro!

Ir ao banheiro apenas quando se sente vontade é uma forma de não fazer pressão desnecessária sobre o reto e o ânus. No entanto, não se deve segurar a vontade quando ela aparecer. Isso porque o ato de segurar também causa pressão sobre o ânus.

Quando você for utilizar o banheiro, não é preciso ficar mais tempo que o necessário esperando ou se distraindo com outra atividade, pois isso também exerce pressão sobre o reto. “O banheiro não é lugar para ler ou fazer palavras cruzadas”, alertam alguns médicos.

Não se coçar

Certamente coçar proporcionará alívio imediato, mas o efeito é contraproducente. Ao tocar e pressionar as hemorroidas, elas ficam mais irritadas e correm o risco de se abrir. Nesse caso, vale dizer que o remédio é pior do que a doença.

É preciso consultar o médico quando houver sangramento, pois pode não ser produto de hemorroidas e sim de outra complicação. Neste e em todos os casos em que a saúde está comprometida, o julgamento médico e o diagnóstico são essenciais na prevenção e tratamento das diferentes patologias.

Pode interessar a você...
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Como tratar as hemorroidas naturalmente?

As hemorroidas são, sem dúvidas, um problema incômodo e doloroso, mas ainda que não acreditemos, podemos tratálas. Saiba como!



  • Alberto Hernández-Reyes. Beneficios para la salud de la fibra dietética. Conference: Máster en Nutrición Humana. December 2015.
  • María Emilia Carretero Accame. PLANTAS MEDICINALES PARA ALTERACIONES VASCULARES. III.
  • Mukherjee, P. K., Nema, N. K., Maity, N., Mukherjee, K., & Harwansh, R. K. (2014). Phytochemical and therapeutic profile of Aloe vera. Journal of Natural Remedies14(1), 1–26.
  • Rubbini M, Ascanelli S. Classification and guidelines of hemorrhoidal disease: Present and future. World J Gastrointest Surg. 2019;11(3):117‐121.
  • Hemorrhoid treatments cost hundreds of millions in US each-year. Carolyn Crist. Agencia Reuters. (2019).
  • Sun, Z., & Migaly, J. (2016, March 1). Review of Hemorrhoid Disease: Presentation and Management. Clinics in Colon and Rectal Surgery. Thieme Medical Publishers, Inc.