Dicas e remédios para tratar e esconder as varizes

· 27 de março de 2014
Até que os remédios para acabar com as varizes façam efeito, é possível atenuá-las com maquiagem ou autobronzeador

As varizes são veias que se dilatam pela ação da má circulação sanguínea, estas veias crescem e podem ser vistas debaixo da pele, provocando um aspecto feio nas pernas.

Ainda que possam ser eliminadas com cirurgias ou terapias, estes procedimentos podem demorar um pouco.

Caso uma solução um pouco mais natural para eliminá-las, assim com não ter marcas enquanto desaparecem, mostraremos algumas recomendações para dissimular a aparência das varizes e realizar um tratamento natural.

Métodos para dissimular as varizes

Caso tenha algumas veias varicosas, assim como algumas marcas salientes e deseja ocultá-las, recomendamos acompanhar alguns truques simples que ajudarão a mantê-las escondidas; para que possa voltar a usar as saias e os vestidos que tanto agradam.

Além disso, conheça alguns remédios caseiros muito eficientes para eliminar as varizes e observe que combinando estes dois métodos não apenas manterá as varizes ocultas, como também auxiliará com seu desaparecimento.

Utilizar maquiagem para ocultar as varizes

A melhor dica e a mais efetiva para dissimular as varizes é uma boa maquiagem, para esconder as veias deve-se aplicar uma maquiagem cremosa, mas antes utilize um corretivo para olheiras.

Se as veias tiverem tons azulados, o corretivo deverá ser amarelo, mas se as veias possuem tons avermelhados, o corretivo deverá ser verde.

Depois disto, aplique uma base com um tom mais claro que a cor da pele, com o intuito de dar um aspecto mais natural à cor das pernas.

Saiba mais: Trate as varizes com estes 8 exercícios

Os cremes bronzeadores

Estes cremes são muito efetivos para ocultar algumas marcas, cicatrizes e varizes. Além disso, podem ser utilizados todos os dias.

Recomenda-se que também procure fazer alguns tratamentos caseiros que são muito efetivos para eliminá-las, visto que na maioria dos casos as varizes se inflamam provocando dores muito fortes. 

Remédios caseiros para aliviar as varizes

Varizes

Em primeiro lugar, é necessário seguir uma alimentação saudável, consumindo muitas frutas frescas e verduras cruas; o que é essencial para manter a pele saudável e hidratada, assim como um sistema circulatório sadio.

Ao dormir ou descansar, mantenha as pernas elevadas, isto ajudará o sangue a circular melhor e não permanecer estancado durante muito tempo em apenas um lugar; o que favorece a aparição de varizes.

Se o seu trabalho exigir que ficar muito tempo sentada ou em pé, procure movimentar as pernas e caminhar um pouco para ativar a circulação do sangue; isso evitará muitos problemas.

Se conseguir, procure usar meias que se ajustem um pouco às pernas e mantenham as veias comprimidas. Mas, atenção, não podem ser muito justas; tampouco use roupas apertadas, já que isto prejudica a circulação e pode provocar outros problemas como, por exemplo, a celulite.

Todos os dias depois de tomar banho faça massagens de forma circular e com água fria, isso ajuda a ativar a circulação sanguínea.

Também recomendamos tomar diariamente 2 colheres de extrato de castanha da índia diluído em 1 copo de água.

Unguento

Unguento com calêndula para tratar as varizes

Se desejar, pode-se fazer um unguento com algumas folhas e flores de calêndula; as quais devem ser refogadas com 2 colheres de manteiga.

Além disso, quando estiver fazendo espuma, desligue o fogo e deixe repousar de um dia para outro. Em seguida, esquente um pouco para facilitar na hora de filtrar.

Guarde a mistura em um local fresco para ser aplicada todos os dias nas áreas afetadas.

Leia mais: Alternativas para tratar as varizes

Lembre-se

Com estas simples dicas, é possível ocultar o aspecto das varizes enquanto se usa os tratamentos caseiros para eliminá-las.

Além disso, não se esqueça de movimentar de vez em quando para ativar a circulação sanguínea e evitar os estancamentos.

  • Seidel, A. C., Mangolim, A. S., Rossetti, L. P., Gomes, J. R., & Miranda Jr, F. (2011). Prevalência de insuficiência venosa superficial dos membros inferiores em pacientes obesos e não obesos. Jornal Vascular Brasileiro.
  • Marques Lins, E., Barros, J. W., Appolônio, F., Cavalcanti Lima, E., Barbosa Junior, M., & Anacleto, E. (2012). Perfil epidemiológico de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico de varizes de membros inferiores. Jornal vascular brasileiro11(4).
  • de Souza OLIVEIRA, I. M., & de Souza OLIVEIRA, G. S. (2012). 113-Calêndula no tratamento de lesão de pele. Cadernos de Agroecologia7(2).