Conheça Sofia Muxagata, a menina de 2 anos que come de tudo

Sofia tem só dois aninhos e já reúne mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais.
Conheça Sofia Muxagata, a menina de 2 anos que come de tudo

Última atualização: 26 maio, 2023

Sofia Muxagata Oliveira, tem chamado a atenção nas redes sociais ao experimentar um pouco de tudo: coração, rim e língua de boi, pé de galinha, carne de rã e coisas exóticas que nem todo mundo conhece.

Ela come de tudo mesmo, desde flores comestíveis até órgãos de animais, e está tudo certo. Nada é forçado, ela pede para experimentar e para comer seus alimentos preferidos, que incluem frutas, legumes, verduras, carnes variadas e coisas exóticas.

Sofia é uma criança alegre, muito falante e simpática, cativando cada vez mais seguidores, que já somam mais de 1 milhão no TikTok e mais de 300 mil no Instagram.

Em entrevista ao R7, Gabriela Muxagata e Gustavo Oliveira contam que se mudaram recentemente para São Paulo, após uma temporada em Portugal. Eles afirmam que a ideia inicial nas redes sociais seria contar o dia a dia do crescimento dela apenas para a família, que não havia acompanhado a transição devido à pandemia de covid-19.

@sofia.muxagata

TUDO QUE A SOFIA COMEU EM 1 DIA NA ITÁLIA 🇮🇹 (DIA 2)

♬ Che La Luna – Louis Prima

“A gente começou a produzir esses vídeos [com ela experimentando as iguarias]. E alguns desses vídeos começaram a viralizar. As pessoas gostam de vê-la comendo”, diz Gabriela. “Tudo isso é natural, ela gosta, e nada é forçado. Quando uma criança não quer comer alguma coisa, não existe nada que possa forçá-la”, argumenta Oliveira, que estava ao lado da mulher e da filha durante a entrevista.

Sofia Muxagata come de tudo

No dia em que seus pais a levaram para conhecer a Disney, também fizeram vídeos mostrando as escolhas da Sofia para se alimentar no parque. Ela comeu uma enorme coxa de peru, um pretzel, uma maçã, pipoca, purê de pera, fajita e o clássico macarrão com queijo norte-americano. Está bom pra você?

“O que me impressiona não é ela pedir as coisas, é ela conhecer cada uma dessas coisas que eu nunca nem tinha ouvido falar, disse uma seguidora. Outra brincou: “Só conheço o milho e aloe vera e pra que ela quer aloe vera”.

Uma terceira acrescentou o quanto Sofia é melhor do que ela. “Eu com mais de 30 anos não conheço quase nada do que ela comprou”.

Os pais contam que ela começou a comer com apenas 6 meses e, desde então, tem experimentado um cardápio amplo de iguarias. Eles incentivam Sofia a comer determinados alimentos porque dizem acreditar numa alimentação saudável.

Sobre eventuais críticas feitas por “fiscais de paladar” nas redes sociais, Gabriela afirma que eles existem, mas que a família prefere focar nos comentários positivos.

As crianças podem comer de tudo

Especialistas ouvidos pela reportagem do R7 elogiam a alimentação variada de Sofia e explicam que os primeiros dois anos de vida são fundamentais para desenvolver o paladar do adulto.

“Quanto maior a exposição à variedade de alimentos, maior a chance de comer bem e de forma saudável pelo resto da vida. Faz bem, sim, uma criança comer de tudo, inclusive vísceras. São justamente elas que possuem alta quantidade de ferro, zinco e vitamina B12, tão importantes para os pequenos (alta chance de anemia por ferro nessa idade!)”, avalia Giuliana Taralli, nutróloga pediatra.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.