Como seu metabolismo funciona na sua idade
Revisado e aprovado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
O metabolismo, e seu funcionamento, vai mudando de acordo com a idade.
Se quiser saber como funciona o metabolismo em função da idade que você tem, veja esses aspectos que permitem que você conheça mais de perto essa realidade.
Como seu metabolismo funciona aos 20
O funcionamento do metabolismo aos 20 anos funciona mais rápido do que nunca, ainda que isso dependa de cada pessoa, assim como de sua própria genética e do nível de atividade física.
É preciso considerar que as pessoas com uma massa muscular maior requerem mais energia.
Até os 25 o corpo termina de formar os ossos e é no final dessa década que perder peso leva um pouco mais de trabalho. Conforme nos aproximamos aos 30, o metabolismo começa a se desacelerar, 2% por década.
Apesar de nessa etapa ser fácil perder peso quando nos comprometemos, o melhor é evitar:
- Fastfood
- Bolos industrializados
- Bebidas alcoólicas
- Refrigerantes
Esses tipos de alimento apenas oferecem calorias vazias e nenhum tipo de nutriente que realmente proporcione algum tipo de benefício.
Se você for uma pessoa com tendência a aumentar de peso, opte por lácteos com pouca gordura e não se esqueça de que o melhor é fazer cinco refeições diárias e que o café da manhã seja a refeição mais importante.
Como seu metabolismo funciona aos 30
A partir dos 30 a capacidade inata de queimar calorias diminui. O corpo deixa de segregar o hormônio responsável pelo crescimento e a massa muscular já não é mais a mesma.
No entanto, se se trabalha a musculatura e se faz treinamentos de força, esse efeito pode ser compensado.
No caso de uma gravidez, o funcionamento do metabolismo também pode mudar por completo, tanto em um sentido como em outro. Acelerar ou desacelerar.
- Aos 30 é preciso começar a evitar o açúcar branco assim como todo tipo de alimento refinado.
- Consumir lácteos desnatados ou optar pelo leite de soja ou aveia fará com que se reduza a quantidade de calorias.
- Para facilitar a digestão, as frutas podem ser consumidas frequentemente: assim você evitará o inchaço intestinal.
É importante comer bastante proteína. Recomenda-se reduzir o consumo de carnes vermelhas e aumentar o consumo de peixe. Dessa forma, você manterá uma boa massa muscular e evitará a o aparecimento de estrias.
No que diz respeito aos exercícios mais recomendados para essa etapa, o melhor é fazer um trabalho aeróbico moderado e treinar os músculos com atividades como o pilates.
Como seu metabolismo funciona aos 40
Nessa década os níveis de estrogênio e progesterona reduzem consideravelmente, algo que provoca também a desaceleração do metabolismo.
O corpo entra em um estado chamado de “sarcopenia”, e é nesse momento também que a massa muscular começa a diminuir.
- Nessa etapa é importante cuidar muito do consumo de proteína para tentar não perder tanta massa muscular.
- Uma vez que se passa dos 45, é provável perder 10% da massa muscular por cada década seguinte.
O melhor modo de tentar não aumentar de peso é fazer pequenas refeições com alimentos que permitam que você não passe fome. Entre os mais recomendados estão:
- As frutas
- Os iogurtes com pouca gordura
- A proteína vegetal
- O chá verde
- As nozes
O melhor é que você adapte seu menu à atividade física que você desenvolve.
Nessa etapa é importante evitar os hidratos e consumir legumes, pelo menos, três vezes na semana, assim como boas doses de verduras e frutas.
Como seu metabolismo funciona aos 50
A partir da década dos 50 o mais comum é experimentar um aumento de peso e isso se dá porque o metabolismo é muito mais leto.
O corpo tem a tendência de substituir a massa muscular perdida pela gordura corporal.
Isso significa que o corpo requer menos calorias que antes, por isso começar a seguir uma dieta ou comer menos é o mais conveniente nessa etapa.
Nessa idade o mais recomendável é que a dieta seja controlada por um especialista.
Ninguém melhor do que um nutricionista para preparar um plano equilibrado na medida para você de forma que tenha todos os nutrientes que o organismo necessita.
Lembre-se de combinar tudo isso com a prática de exercícios físicos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cruz-Jentoft, AJ. Relevancia clínica de la pérdida de masa muscular. Nutrición Hospitalaria [Internet]. 2011;4(1):3-6. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=309226783002
- Esquivel-Solís Viviana, Gómez-Salas Georgina. Implicaciones metabólicas del consumo exesivo de fructosa. Acta méd. costarric [Internet]. 2007 Oct [cited 2018 Dec 07] ; 49( 4 ): 198-202. Available from: http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0001-60022007000400005&lng=en.
- Ortiz Genaro Gabriel, Árias-Merino Elva D, Velázquez-Brizuela Irma E, Pacheco-Moisés Fermín P, Flores-Alvarado Luis J, Torres-Sánchez Erandis D et al . Envejecimiento y metabolismo: cambios y regulación. ALAN [Internet]. 2012 Sep [citado 2018 Dic 07] ; 62( 3 ): 249-257. Disponible en: http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222012000300007&lng=e
- Piedmont Healthcare. How to increase your metabolism. Recuperado el 25 de abril de 2021. https://www.piedmont.org/living-better/why-metabolism-slows-as-you-age
- English, Kirk L; Paddon-Jones, Douglas Protecting muscle mass and function in older adults during bed rest, Current Opinion in Clinical Nutrition and Metabolic Care: January 2010 – Volume 13 – Issue 1 – p 34-39 doi: 10.1097/MCO.0b013e328333aa66
- The American College of Sports Medicine. Protein intake for optimal muscle maintenance. Recuperado el 25 de abril de 2021. https://www.acsm.org/docs/default-source/files-for-resource-library/protein-intake-for-optimal-muscle-maintenance.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.