Como saber se você está retendo líquidos no seu corpo?

A retenção de líquidos é mais provável que ocorra em pessoas obesas, sedentárias ou com uma má alimentação.  

A retenção de líquidos é uma condição muito comum entre as mulheres. Esta condição tende a se desenvolver quando o corpo começa a reter líquidos mais do que deveria eliminar.

É comum que seus sintomas aparecem com outras condições: problemas renais, cardiovasculares, ou hepáticos.

Muitas vezes a retenção de líquidos é causada por obesidade, estilo de vida sedentário, menstruação irregular, e uma dieta desequilibrada com alto teor de sódio.

Também ocorre em condições mais específicas, como a menopausa e a gravidez.

Os sintomas serão mais ou menos leves, dependendo da gravidade da retenção de líquidos. Se você se sentir inchado ou tem dificuldade em perder peso, e até ganhou alguns quilos, é muito provável que esteja sofrendo dessa doença.

Se você suspeitar que está retendo líquidos, hoje revelaremos a forma de detectá-la e como prevenir isso.

Sintomas de retenção de líquidos

Dependendo de quanto líquido é retido, e em que parte do corpo, os sintomas podem variar; no entanto, estes são os mais comuns:

Inchaço nas pernas pode indicar que você está retendo líquidos

O inchaço nas pernas pode indicar que você está retendo líquidos

  1. Olhe atentamente para seus pés e pernas. Estes são os primeiros lugares a ser detectada a retenção de líquidos. Se você sentir suas pernas inchadas, cansadas, e mais pesadas do que o normal, é um sinal de aviso.
  2. Os tornozelos inchados são um sinal de retenção de líquidos. Eles são uma área que tende a ser suscetível a essa patologia, é por isso que é muito comum ver que eles ficam inchados, e que os sapatos ficam muito mais apertados, ou oferecem maior dificuldade para colocá-los.
  3. As mãos são outro sinal importante. Se seus anéis estiverem mais apertados, e for difícil colocá-los, é porque seus dedos estão inchados, e isso pode ser porque você está retendo líquidos. O mesmo acontece no caso de pulseiras e relógios na parte do pulso.
  4. O rosto inchado pode ser outro sintoma. Se você sua contextura for magra, e começa a notar que vai engordando, pode ser um sinal de que algo está acontecendo.

Dores nas articulações

O principal ponto deve ser o inchaço das articulações e certas áreas como comentamos antes. Veja se estas áreas ou as articulações em geral doem. Se a dor for constante, ou se é gerada por estar muito tempo em pé ou muito tempo sentada, é um sinal de retenção de líquidos.

Marcas

As marcas na pele podem indicar que você está retendo líquidos

Quando falamos sobre marcas, queremos dizer que, quando você pressiona a pele, elas permanecem ali. Um exemplo disso é se você usa meias. Se elas costumam caber bem em seu pé e você notou que há marcas visíveis quando as retira, é muito provável que suas pernas ou tornozelos estejam inchados.

Também acontece que, se você tiver uma área inchada e ao pressioná-la, não retorna ao seu estado natural, mas depois de alguns segundos, pode ser devido à retenção de líquidos. Isso é conhecido como edema foveal.

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Peso

O ganho de peso pode indicar que você está retendo líquidos

Quando você está retendo muito líquido, o peso pode ser afetado. Se você mantiver uma rotina diária e não comer nada irregular e ganhou peso, é alerta de retenção de líquidos. Pese-se diariamente, especialmente nas manhãs e tardes, e veja se há alguma mudança. Se você parece mais “gordinho”, é importante que fique atento.

Prevenir a retenção de líquidos

  • Mantenha uma dieta baixa em sódio. Os alimentos com alto teor de sal e muitos condimentos tendem a torná-lo mais propenso à retenção de líquidos.
  • Nada de fast food. Esses alimentos são ricos em sal.
  • Evite o estilo de vida sedentário e comece uma rotina de exercícios. A atividade física permite que seu corpo se livre das toxinas. Estas podem ser a causa do agravamento desse problema.
  • Se você tende a se estressar ou viver sob muita pressão, recomendamos que comece a trabalhar nisso. Esses dois fatores ajudam a manter a retenção de líquidos muito mais agressiva.
  • Em seu trabalho, especificamente se você trabalhar sentado, é aconselhável que levante a cada 30 minutos. Isso ajuda a evitar a retenção nas pernas, pés e tornozelos.
  • Se você achar que está sofrendo com esse problema é melhor que vá ao médico, e examine com ele os sintomas que está apresentando, para buscar tratamento imediato.
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