Como saber se você está retendo líquidos no seu corpo?

02 Dezembro, 2019
A retenção de líquidos é mais provável que ocorra em pessoas obesas, sedentárias ou com uma má alimentação.  

A retenção de líquidos é uma condição muito comum entre as mulheres a partir dos 40 anos. Esta condição tende a se desenvolver quando o corpo começa a reter líquidos que deveria eliminar.

Muitas vezes a retenção de líquidos é causada por obesidade, estilo de vida sedentário, menstruação irregular, e uma dieta desequilibrada com alto teor de sódio. Também ocorre em condições mais específicas, como a menopausa e a gravidez.

Os sintomas serão mais ou menos leves, dependendo da gravidade da retenção de líquidos. Se você se sentir inchado ou tem dificuldade em perder peso, e até ganhou alguns quilos, é muito provável que esteja sofrendo dessa doença.

Por precaução, você deve se consultar com um médico. Principalmente se você associa a situação a alguma das questões que mencionamos anteriormente ou se ela surgiu de maneira muito brusca. Enquanto isso, te explicamos os sintomas típicos para detectar a retenção de líquidos e alguns conselhos para preveni-la.

Sintomas de retenção de líquidos

Dependendo de quanto líquido é retido e em que parte do corpo, os sintomas podem variar; no entanto, estes são os mais comuns:

Inchaço

O inchaço nas pernas pode indicar que você está retendo líquidos

  1. Olhe atentamente para seus pés e pernas. Estes são os primeiros lugares a ser detectada a retenção de líquidos. Se você sentir suas pernas inchadas, cansadas, e mais pesadas do que o normal, é um sinal de aviso.
  2. Os tornozelos inchados são um sinal de retenção de líquidos. Eles são uma área que tende a ser suscetível a essa patologia, é por isso que é muito comum ver que eles ficam inchados, e que os sapatos ficam muito mais apertados, ou oferecem maior dificuldade para colocá-los.
  3. As mãos são outro sinal importante. Se seus anéis estiverem mais apertados, e for difícil colocá-los, é porque seus dedos estão inchados, e isso pode ser porque você está retendo líquidos. O mesmo acontece no caso de pulseiras e relógios na parte do pulso, mas nesse caso a retenção já será bem maior.
  4. O rosto inchado pode ser outro sintoma. É fácil perceber mudanças nessa área, principalmente nos olhos e bochechas.
  5. O ventre é uma das áreas mais afetadas. E nessa zona o inchaço costuma ser muito chamativo e aumentar ao longo do dia.

Dores nas articulações

A dor ou incômodo ocorre em um ponto específico entre os ossos, ou seja, uma articulação. Costuma ser constante e aparece quando se fica muito tempo em pé. Assim afirma os dados obtidos pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

Marcas na pele

As marcas na pele podem indicar que você está retendo líquidos

Ao notar uma zona do corpo inchada, faça pressão sobre ela. Se ao retirar os dedos a pele demora para voltar ao normal, está indicando uma retenção de líquidos. Essa marca chama edema fovea, conforme as informações extraídas da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Quando não notamos a zona do corpo inchada, ainda assim a aparição de outros tipos de marca podem chamar a nossa atenção. Por exemplo, ao tirar uma meia depois de horas ficará uma marca se suas pernas ou tornozelos estiverem inchados.

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Aumento de peso

O ganho de peso pode indicar que você está retendo líquidos

Quando você está retendo muito líquido, o peso pode ser afetado. Se você mantiver uma rotina diária e não comer nada irregular e ganhou peso, é alerta de retenção de líquidos.

Isso também pode ser produzido por mudanças no metabolismo, como ocorre na menopausa, tal como afirma esse estudo realizado pela empresa farmacêutica CINFA. Por isso, é interessante contatar um médico para identificar a causa.

Pese-se diariamente, especialmente nas manhãs. Se você notar mudanças de penso ou sensação de inchaço, deve prestar atenção para alguma mudança metabólica ou uma retenção de líquidos.

Conselhos para prevenir a retenção de líquidos

  • Mantenha uma dieta baixa em sódio. Os alimentos com alto teor de sal e muitos condimentos tendem a torná-lo mais propenso à retenção de líquidos, tal como afirma este estudo realizado pela Universidade Diego Portales (Chile).
  • Nada de fast food. Esses alimentos prejudicam a nossa saúde em muitos aspectos por seu alto conteúdo de aditivos. Além disso, esses alimentos costumam ter uma elevada dose de sal e já vimos que isso favorece a retenção de líquidos.
  • Evite o estilo de vida sedentário e comece uma rotina de exercícios. A atividade física permite que seu corpo se livre das toxinas. Estas podem ser a causa mais comum desse problema, tal como afirma esta pesquisa da Universidade Austral de Chile.
  • Se você trabalha sentado, é aconselhável que levante a cada 30 minutos. Isso ajuda a evitar a retenção nas pernas, pés e tornozelos. Esse fato não conta com evidências científicas, mas não custa nada dar uma volta.

A retenção de líquidos é um problema muito comum principalmente em mulheres de meia idade. Se você achar que está sofrendo com esse problema é melhor que vá ao médico, e examine com ele os sintomas que está apresentando, para buscar tratamento imediato.

Enquanto isso, tente seguir alguns dos conselhos que trouxemos hoje.

Baffet, H., Robin, G., & Letombe, B. (2015). Menopausia. EMC – Ginecología-Obstetricia. https://doi.org/10.1016/S1283-081X(15)72832-8

Pavón De Paz, I., Alameda Hernando, C., & Olivar Roldán, J. (2006). Obesidad y menopausia. Nutricion Hospitalaria.