Como saber se estou ovulando?

30 Agosto, 2020
Saber quando você está ovulando pode ajudar a evitar e a planejar uma gravidez. Você sabe em que dia do ciclo menstrual você ovula? Descubra tudo sobre o assunto a seguir.
 

Quando você quiser engravidar, deve aprender a determinar como funciona o seu ciclo menstrual. Saber se você está ovulando permite aumentar as chances de conceber, pois são dias férteis em que o corpo tem tudo de que precisa para que a fecundação ocorra.

Quais são os sintomas da ovulação? Em que ponto do ciclo menstrual ela ocorre? Primeiramente, faremos uma breve revisão das características do ciclo menstrual normal. Logo depois, veremos quando a ovulação ocorre e como saber se você está ovulando.

O ciclo menstrual normal

O ciclo menstrual da mulher
O ciclo menstrual pode durar entre 28 e 35 dias e varia de mulher para mulher.

O ciclo menstrual normal inclui uma série de mudanças que ocorrem na mulher em idade fértil, a cada mês, preparando-a para a possibilidade de uma gestação.

Essas alterações se devem à presença de diferentes hormônios femininos, que vão aumentando ou diminuindo no sangue, determinando os diversos momentos que vão ocorrendo durante o ciclo.

Esses hormônios são produzidos no cérebro (hipotálamo e hipófise) e nos ovários. Na maioria dos casos, o ciclo menstrual tem as seguintes características:

  • Dura entre 28 a 35 dias.
  • É composto por 2 períodos: fase folicular e fase luteinizante.
 
  • O dia número 1 é o primeiro dia da menstruação e é quando começa a fase folicular.
  • A fase folicular é o primeiro período, e dura entre 14 e 21 dias. Inclui a menstruação e termina na ovulação.
  • A fase luteinizante é o segundo período, que dura cerca de 14 dias.
  • A ovulação ocorre todos os meses.
  • Durante o ciclo menstrual normal, ocorrerão mudanças no corpo da mulher. Algumas delas incluem alterações na temperatura corporal, corrimento vaginal, menstruação e assim por diante.

Não deixe de ler: O que é o planejamento reprodutivo?

O que é a ovulação?

A ovulação é a liberação de um ou mais óvulos dos ovários e ocorre todos os meses. O óvulo liberado permanecerá por um curto período esperando para ser fertilizado por um espermatozoide.

Os ciclos menstruais variam de mulher para mulher e de mês para mês. Essa variação ocorre, sobretudo, na primeira fase, que é a fase folicular. Como mencionamos antes, é a fase que inclui a ovulação. Portanto, identificar o momento da ovulação pode ser difícil. Mais tarde, veremos como saber se você está ovulando.

Além disso, também existem variações de acordo com a etapa pela qual cada mulher está passando. Nos primeiros anos da idade reprodutiva, os ciclos serão mais longos e, depois, mais curtos.

Sabe-se que a maior possibilidade de gravidez ocorrerá entre três e cinco dias antes do dia da ovulação, incluindo o próprio dia da liberação do óvulo. Portanto, se pudermos determinar este período, que chamaremos de período fértil, poderemos aumentar as chances de concepção.

 

Como saber se estou ovulando?

A fecundação do óvulo
As chances de conceber aumentam de três a cinco dias antes da ovulação.

A primeira coisa que diremos é que não existem métodos caseiros confiáveis ​​para prever o dia da ovulação. Portanto, prever o período fértil também não será inteiramente confiável, a menos que se trate de identificar as alterações hormonais que ocorrem nesse período.

Devemos esclarecer que manter um calendário e contar os dias para identificar o período fértil não se mostrou um método confiável, pois, como já comentamos, isso muda de mês para mês.

Por outro lado, o método de controle da temperatura corporal basal também não é confiável. Existem novos aplicativos de telefones celulares que avaliam a temperatura corporal, mas não se mostraram 100% confiáveis.

Um método que demonstrou ser mais eficaz para determinar o período fértil é a identificação do corrimento vaginal antes e durante a ovulação. Sabe-se que um corrimento vaginal que aumenta de quantidade, torna-se mais claro, mais elástico e gelatinoso, é indicativo de período fértil (que inclui o dia da ovulação).

Existe a possibilidade de medir os hormônios femininos na urina, com um kit semelhante ao usado para detectar a gravidez; é chamado de kit de ovulação e serve como um indicador do período fértil. São bastante acessíveis em termos de preço, mas podem dar resultados falsamente positivos.

 

Descubra: Como reduzir a ovulação dolorosa?

Consultar um ginecologista é importante

Os métodos caseiros de controle de temperatura corporal e do fluxo vaginal podem funcionar juntos para saber quando você está ovulando, mas não são totalmente confiáveis. Ambos são superados pelo uso de kits de ovulação, embora não se deva esquecer que pode haver resultados falso-positivos.

Em caso de dúvida, é sempre aconselhável consultar um médico ou ginecologista para que o profissional avalie as diferentes possibilidades disponíveis.

 
  • Holesh JE, Lord M. Physiology, Ovulation. [Updated 2020 Mar 28]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK441996/
  • Wilcox, A. J., Dunson, D., Baird, D. D. (2000). La oportunidad del “período fértil” en el ciclo menstrual: estimaciones específicas por día desde un estudio prospectiv. British Medical Journal, 321(7271):1259-1262.
  • Su HW, Yi YC, Wei TY, Chang TC, Cheng CM. Detection of ovulation, a review of currently available methods. Bioeng Transl Med. 2017;2(3):238‐246. Published 2017 May 16. doi:10.1002/btm2.10058
  • Vigil P, Lyon C, Flores B, Rioseco H, Serrano F. Ovulation, a sign of health. Linacre Q. 2017;84(4):343‐355. doi:10.1080/00243639.2017.1394053