Como rejuvenescer a pele e mantê-la hidratada?

· 31 de julho de 2014
O melhor remédio para manter a saúde da nossa pele é dar a ela um descanso adequado e dormir no mínimo 8 horas, para que esteja sempre radiante.

Tratamentos faciais regulares, creme para a pele, loções antienvelhecimento, máscaras, recursos naturais; os entusiastas do cuidado com a pele tentam de tudo. Mas, como rejuvenescer a pele e mantê-la hidratada?

Mesmo que pareça mentira, a forma mais simples e essencial de rejuvenescer a pele é uma noite de sono reparadora de no mínimo oito horas. Além disso, uma boa noite de sono não é benéfica apenas para a pele, como também para o bem-estar físico e mental.

A melhor parte é que os benefícios para a pele são observados mais facilmente quando dormimos bem, em comparação com os benefícios gerais para a saúde. Nesse artigo entenderemos como o sono nos ajuda a rejuvenescer a pele e obter um brilho saudável para ela.

Para rejuvenescer a pele, deixe-a respirar

O primeiro passo é lavar o rosto de forma adequada todas as noites antes de dormir. Isso eliminará a sujeita e abrirá os poros da pele, permitindo que ela respire.

Se o rosto não for lavado todas as noites a pele se tornará propensa a acnes e rugas, pois os poros fechados evitarão a formação de colágeno na pele, que é necessário para que ela se mantenha jovem.

Hidrate-a antes de dormir

para rejuvenescer a pele é importante hidratá-la antes de dormir

Leia também: 4 dicas imprescindíveis para hidratar a pele

A pele tende a secar-se quando dormimos, logo, é importante que após a lavagem do rosto apliquemos uma quantidade abundante de creme hidratante.

Isso bloqueará todos os óleos essenciais na pele e a manterá suave e hidratada. Ao levantar, pela manhã, a pele estará mais radiante.

Preste atenção nos lábios

Uma das características marcantes no rosto são os lábios. Lábios secos e rachados são um péssimo sinal, a melhor opção para os lábios sensíveis é esfregá-los toda noite com uma escova de dente, suavemente.

Isso ajudará a se desfazer da pele morta e das rachaduras, tornando-os mais suaves e flexíveis.

Creme para o contorno dos olhos

Use um creme para o contorno dos olhos para rejuvenescer a pele dessa região

Um cuidado importante com a pele antes de deitar é aplicar um bom creme debaixo dos olhos, isso pode ajudar a evitar bolsas e rugas nessa região.

A pele debaixo dos olhos é mais fina, por isso é importante hidratá-la bem com cremes especiais para os olhos e deixar que reparem-na.

Aplique o creme fazendo movimentos circulares suaves, essa massagem ajudará o creme a agir e rejuvenescer a pele.

Também pode te interessar: 5 cremes naturais para o contorno dos olhos

Esfoliação suave

A esfoliação da pele é essencial, porém, quando esfregamos a pele ela se torna sensível e consequentemente mais propensa aos danos e vulnerável aos raios solares. A melhor opção então é esfoliar suavemente antes de dormir para prevenir esse tipo de dano.

Mãos e pés

Transpiracao-pes

Quando o assunto é a pele não devemos nos concentrar apenas no rosto e no pescoço. As mãos e pés também são importantes.

Por isso, aplique creme hidratante corporal nas mãos e nas pernas para mantê-las hidratadas. Assim evitará que com o tempo se tornem ásperas e secas.

Outra boa ideia é usar meias e luvas antes de dormir, pois ajudarão o sangue a circular devido a aderência nos pés, o que ajuda a aliviar o estresse.

Assim, além dessa dica ser ótima para manter os pés hidratados, também funciona para aliviá-los. Esse alívio te ajudará a dormir melhor e superar o cansaço, o que influenciará diretamente na melhora de sua pele.

Não durma de barriga para baixo

Dormir de barriga para baixo, com o rosto no travesseiro, acelera o aparecimento de rugas e o processo de envelhecimento.

Por isso, inclusive, se você se sente cômoda nessa posição procure evitá-la. Essa posição também atrapalha a circulação do sangue e faz com que o rosto fique mais inchado e cansado.

Assim, é importante fazer um esforço para dormir com o rosto para cima.

Máscaras para dormir

Se você não tem tempo para hidratar ou esfoliar o rosto antes de deitar, durma com uma máscara facial. Isso pode te ajudar.

Assim, hidratará a pele e ajudará a abrir os poros. Em seguida, depois de acordar, lave o rosto com água fria para que os resultados sejam melhores.

Velasco, M. V. R., Ribeiro, M. E., Bedin, V., Okubo, F. R., & Steiner, D. (2004). Rejuvenescimento da pele por
peeling químico: enfoque no peeling de fenol Facial skin rejuvenation by chemical peeling: focus on phenol peeling. An Bras Dermatol, 79(1), 91-99.
TESTON, A. P., NARDINO, D., & PIVATO, L. (2017). Envelhecimento cutâneo: teoria dos radicais livres e
tratamentos visando a prevenção e o rejuvenescimento. REVISTA UNINGÁ REVIEW, 1(1).