Como preparar comidas saudáveis para o bebê
Para preparar comidas saudáveis para o bebê, os alimentos devem ser incluídos seguindo as recomendações do seu pediatra. Vale ressaltar que, nesses primeiros momentos, a criança desenvolve gosto pelos sabores. Por isso, você deve expor seu filho a uma grande variedade de sabores.
Claro, você pode adaptar as receitas aos alimentos que seu filho já provou. Lembre-se de que geralmente é recomendado que, ao adicionar alimentos, você faça com um de cada vez para detectar possíveis alergias alimentares.
Faça refeições saudáveis para o bebê
A lista apresentada é meramente ilustrativa. Siga as recomendações específicas do seu pediatra ao introduzir alimentos na dieta do seu filho.
Antes de começar a trabalhar e preparar comidas saudáveis para o bebê em casa, é importante que você tenha claro quais alimentos pode adicionar de acordo com a idade do seu filho. Vamos ver algumas sugestões gerais:
- Até 6 meses: alimentação exclusivamente com leite materno. Caso o bebê tome mamadeira, adicionar de alimentos pode ocorrer entre 4 e 6 meses.
- Entre 6 e 12 meses: frutas, legumes, cereais, leguminosas, ovos, carne, aves, peixe e azeite.
- Entre 12 e 24 meses: queijo mais mole, iogurte e leite integral.
- A partir dos 3 anos: nozes, maçã em pedaços, cenoura crua em pedaços e qualquer alimento que possa causar risco de asfixia.
Dicas para cozinhar saudável para o seu filho
Na hora de comprar:
- Compre frutas e vegetais frescos: tente usá-los em um máximo de três dias para que eles não percam as propriedades.
- Escolha carnes magras: uma boa maneira de preparar refeições saudáveis para seu bebê é comprar carnes magras para evitar o excesso de gordura. Se necessário, tire a gordura antes de cozinhar. Consulte o seu pediatra para descobrir as melhores opções e quantidades.
- Se você optar pelo Baby Lead Weaning em vez de purê, lembre-se de apresentar carnes macias e pequenos pedaços. Não se esqueça de conversar com o médico sobre sua decisão para que ele possa aconselhá-lo.
Na hora de cozinhar:
- Lembre-se de lavar bem os vegetais e frutas, limpe sua superfície de trabalho e use utensílios limpos para cada alimento. É importante evitar a contaminação cruzada dos alimentos.
- Minimize o uso de sal ao cozinhar: a quantidade de sal deve ser mínima para que os rins das crianças não sejam sobrecarregados. Assim, até um ano, o consumo não deve exceder 1 grama de sal por dia e entre um ano e os três anos, os 2 gramas por dia.
- Escolha o azeite de oliva contra outras gorduras: o azeite de oliva fornece ácidos graxos monoinsaturados, ácidos graxos insaturados e também, vitamina E. Além disso, seu consumo é recomendado desde o início da alimentação complementar, sempre em pequenas doses e usado cru.
- As melhores opções de cozimento são cozido, assado ou grelhado (contanto que você use um mínimo de gordura).
Outras ideias
- Use o caldo do cozimento: o caldo de cozimento de legumes, por exemplo, pode ser maravilhoso para cozinhar arroz ou outros cereais, como a quinoa. Ele dará um sabor diferente (e saboroso) aos cereais. Não desperdice!
- Adicione leite aos purês: se você está preparando a papinha de seu bebê e perceber que está muito sólida, em vez de adicionar água, opte pelo leite. Você pode consumir o leite consumido habitualmente pelo seu filho, incluindo o leite materno.
- Congele a comida que você não usa durante o dia: uma boa ideia é usar um balde para congelar pequenas porções de comida.
Leia também: Quando um bebê deve começar a beber água?
10 ideias de refeições saudáveis para o seu bebê
Comidas saudáveis para o bebê:
- Arroz com frango e legumes: escolha os legumes de sua preferência e cozinhe-os com o frango em pedaços pequenos até que estejam cozidos. Em seguida, remova e reserve. Cozinhe o arroz no caldo de cozimento. Quando estiver pronto, você pode passar pelo liquidificador se quiser um purê, amassar com o garfo ou servir com pedaços.
- Creme de abobrinha: ferva uma batata grande, uma abobrinha grande e meia cebola (todos os vegetais devem ser descascados e cortados) até que estejam cozidos. Em seguida, use o espremedor de batatas ou um garfo, dependendo da textura desejada.
- Lentilhas com verduras: ferva as lentilhas juntamente com uma cenoura descascada e picada, meia cebola picada e 2 tomates, descascados e sem sementes. Por fim, quando o prato estiver pronto, você pode triturar ou servir como está.
- Macarrão com molho de tomate: primeiramente, prepare um molho com cebola, tomate e cenoura em pequenos pedaços para adicionar nutrientes ao macarrão.
- Omelete de verduras: se você já adicionou o ovo, pode preparar uma omelete com uma variedade de verduras cozidas e um ovo. Fácil e delicioso!
- Purê de verduras com peixe: ferva uma abobrinha, uma batata pequena, um alho-poró e meia cebola, juntamente com 80 gramas de peixe magro. Por fim, quando tudo estiver cozido, passa pelo liquidificador.
- Bolinhas de carne e verduras: estas almôndegas podem ser congeladas para sempre ter refeições saudáveis para o bebê prontas em um minuto. Primeiramente, ferva uma cenoura, um alho-poró, 40 gramas de feijão verde e 40 gramas de carne magra. Em seguida, retire o excesso de água, triture e modele suas almôndegas. Em vez de fritar, cozinhe no forno.
Não perca: 8 alimentos que nunca podemos dar a um bebê
Sobremesas para o bebê
- Papinha de maçã, pera e banana: primeiramente, cozinhe uma maçã com uma pera, descascada, sem sementes e cortada em cubos. Em seguida, quando eles estiverem macios, remova-os e misture-os com a banana. Por fim, se você quiser uma papinha de frutas mais líquida, adicione o leite que seu filho bebe regularmente. Não adicione açúcar.
- Banana e laranja: esta sobremesa é super fácil. Amasse uma banana com o garfo e misture com o suco de meia laranja. Pronto!
- Iogurte com frutas: inclua uma papinha de frutas dentro do iogurte ou, simplesmente, pequenos pedaços de algumas frutas frescas. Seu filho vai adorar!
Considerações gerais
Preparar comidas saudáveis para o bebê não é complicado. Você só deve escolher ingredientes saudáveis, escolhendo principalmente frutas e legumes frescos, carnes magras e grãos integrais, e cozinhá-los sem adicionar gordura, excesso de sódio ou açúcares.
Por fim, lembre-se de que o estômago do seu filho é pequeno, então você não deve forçá-lo a comer. O que parece pouca comida para você pode ser mais que suficiente para ele. Os médicos recomendam deixar a criança guiar a entrada de acordo com suas necessidades.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- WHO. (n.d.). Lactancia materna exclusiva. Organización Mundial de la Salud. https://www.who.int/nutrition/topics/exclusive_breastfeeding/es/
- Moreno Villares, J. M., Galiano Segovia, M. J., & Dalmau Serra, J. (2013). Alimentación complementaria dirigida por el bebé («baby-led weaning»).¿ Es una aproximación válida a la introducción de nuevos alimentos en el lactante?. Acta Pediátrica Española, 71(4). https://www.researchgate.net/profile/Jaime_Dalmau/publication/286953814_Baby-led_weaning_a_valid_approach_to_complementary_feeding/links/58a2d145a6fdccf5e9748e8b/Baby-led-weaning-a-valid-approach-to-complementary-feeding.pdf
- Valmaña, I. (1992). Cómo alimentar al bebé. Necesidades alimenticias. Lactancia materna o natural. Santiago de Cuba: Edit. Oriente, 3-58. http://alexlib.com/bebe/bebe-ebook-muestra.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.