Como perder peso sem esperar por um milagre?

Perder peso é um processo metodológico que deve ser realizado sem esperar por um milagre. Uma boa nutrição garante que você perderá os quilos extras, sem comprometer sua saúde física. Saiba mais sobre esse assunto.
Como perder peso sem esperar por um milagre?

Última atualização: 01 Março, 2021

Hoje em dia, o aspecto físico ganhou grande importância. Muitas pessoas passam por cirurgias de risco ou começam a se limitar drasticamente na hora de comer apenas para perder peso em poucos dias e obter um corpo magro com medidas perfeitas. Mas, a questão é: essas técnicas são saudáveis? A resposta é um sonoro não. Nesses casos, você tem que aprender a perder peso sem esperar por um milagre.

As dietas milagrosas prometem muito e estimulam a perda de massa corporal, mas não da gordura em si. Isso pode causar flacidez e, em alguns casos graves, problemas de desnutrição.

Perder peso sem esperar por um milagre é um processo que deve ser realizado através de métodos que garantam a boa nutrição do indivíduo, bem como a ativação de todos os seus músculos através do exercício. Só então poderemos obter resultados saudáveis ​​e duradouros.

É por isso que hoje trazemos alguns conselhos que você deve seguir para adotar hábitos de vida saudáveis ​​que ajudem a reduzir os quilos extras, sem comprometer sua saúde física e mental. Coloque-os em prática!

Recomendações para perder peso

A indústria e a mídia criaram a ideia de que podemos perder peso da noite para o dia, como em um passe de mágica. Em sua ânsia de vender produtos ou itens para perder peso, eles espalharam a crença de que perder peso é fácil.

Porém, nada mais longe disso, perder peso é um processo complexo no qual vários fatores estão envolvidos. Portanto, em vez de esperar por um milagre, é conveniente conhecer formas mais eficazes e duradouras de perder peso. Vamos ver as mais importantes abaixo.

Perder peso muito rapidamente pode afetar sua massa muscular.

1. Mantenha seu corpo ativo

Manter os músculos ativos é o melhor mecanismo para queimar a gordura acumulada. Por isso, os treinadores recomendam 30 minutos de exercício diário. Seja através de caminhadas, corridas, bicicleta, entre outros.

Além disso, um estudo realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que manter uma rotina de exercícios pode controlar os níveis de saciedade do organismo. Isso, complementado por uma dieta equilibrada, pode ser uma maneira de alcançar um peso ideal de forma saudável.

Segundo o coautor do estudo, Miguel Alonso, uma dieta saudável e a prática de atividade física muitas vezes andam juntas. Portanto, a prática de esportes pode servir como fator motivador para estimular o indivíduo a se alimentar de forma mais saudável.

2. Alimente-se de maneira saudável

Mantenha uma alimentação equilibrada, na qual todos os nutrientes que o nosso corpo necessita para funcionar corretamente sejam obtidos de forma proporcional. Como aponta um estudo publicado na revista Nutrients, modelos como a dieta mediterrânea podem ajudar nesse processo.

  • Laticínios
  • Carboidratos
  • Gorduras boas
  • Frutas e verduras
  • Cereais e leguminosas
  • Proteínas contidas em carnes, peixes e ovos

Além disso, não deixe de comer pelo menos os três pratos principais do dia (café da manhã, almoço e jantar). Se você não fizer isso, seu organismo vai manifestar uma sensação de fome excessiva, que pode resultar em um efeito rebote.

Por fim, evite o consumo excessivo de açúcares, álcool, frituras ou junk food, que podem se transformar em gordura acumulada.

3. Saboreie o que você come

Comer devagar, em um período de 20 e 30 minutos, nos ajudará a reduzir os desejos que surgem durante o dia, assim como mostra um estudo publicado em International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity

Ao mesmo tempo, comer devagar nos permite controlar melhor as porções que consumimos. Também favorece o processo digestivo e nos torna mais conscientes das coisas que comemos: seus sabores, texturas e odores.

Quando você come muito rápido, seu estômago se enche antes que a informação gástrica possa ser gerada em tempo hábil. Você pode até exceder a capacidade do seu estômago. Dito isso, a famosa regra alimentar “mastigar cada mordida 20 vezes" pode ser correta. Lembre-se: mastigar alimentos muito bem os alimentos gera efeitos positivos em seu organismo.

4. Hidrate-se bem

É amplamente sabido que o consumo de água é importante para o organismo. Isso porque ajuda a regular a temperatura, libera as toxinas e mantém os níveis de líquidos necessários.

No entanto, pouquíssimas pessoas sabem que esse líquido milagroso também pode ajudar a controlar o apetite e eliminar os quilos extras. Essa informação é endossada por Nicola Sorrentino, nutricionista italiano e professor de Higiene Nutricional da Universidade de Pavia, autor do livro A dieta da água.

Ela explica que tomar entre oito e dez copos de água por dia ajuda a acelerar o metabolismo, o que pode ajudar a aumentar a velocidade com que queimamos calorias diárias.

5. Zero estresse

Manter um ritmo acelerado de vida pode estar se transformando em sua condenação, quando se trata de perder peso. Um estudo realizado pela Universidade de Medicina de Viena mostrou que, quando uma pessoa sofre de estresse, ela segrega mais hormônios glicocorticoides. Esse hormônio desempenha um papel importante na regulação do excesso de peso. Por isso, um excesso desse hormônio pode colocar sua saúde em risco.

Além disso, o estresse pode contribuir para a formação de gordura extra que se acumula no abdômen. A recomendação nesse caso é fazer exercício e se livrar desse desconforto, que vai se acumulando em seu organismo.

Em conclusão, essas recomendações podem ajudar você a perder peso sem esperar por um milagre, de uma maneira efetiva e natural. Lembre-se de que se trata de um procedimento que você deve gerenciar de maneira controlada. Fazer isso de forma inadequada poderia trazer problemas para sua saúde. Se você tiver dúvidas, consulte um médico ou nutricionista.

Pode interessar a você...
Uma alimentação saudável e atividade física são a chave para perder peso?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Uma alimentação saudável e atividade física são a chave para perder peso?

Uma alimentação saudável e a prática de atividade física são decisivas para bons resultados? Confira neste artigo qual é a relação com o emagrecimento.



  • D’Innocenzo S, Biagi C, Lanari M. Obesity and the Mediterranean Diet: A Review of Evidence of the Role and Sustainability of the Mediterranean Diet. Nutrients. 2019;11(6):1306. Published 2019 Jun 9. doi:10.3390/nu11061306
  • Andrade AM, Kresge DL, Teixeira PJ, Baptista F, Melanson KJ. Does eating slowly influence appetite and energy intake when water intake is controlled?. Int J Behav Nutr Phys Act. 2012;9:135. Published 2012 Nov 21. doi:10.1186/1479-5868-9-135
  • Villarreal Ramírez SM. Prevalencia de la obesidad, patologías crónicas no transmisibles asociadas y su relación con el estrés, hábitos alimentarios y actividad física en los trabajadores del Hospital de la Anexión. Revistas de Ciencias Administrativas y Financieras de la Seguridad Social 2003;11(1):83-96.
  • Dennis EA, Dengo AL, Comber DL, et al. Water consumption increases weight loss during a hypocaloric diet intervention in middle-aged and older adults. Obesity (Silver Spring). 2010;18(2):300–307. doi:10.1038/oby.2009.235