3 benefícios da melancia que você não imaginava

Há alimentos que são um verdadeiro presente da natureza, que além de nos encantar com o seu sabor, cuidam do nosso corpo com suas propriedades incríveis e seu alto valor nutricional. A melancia é um deles.
3 benefícios da melancia que você não imaginava
Elisa Morales Lupayante

Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Última atualização: 01 fevereiro, 2023

Você conhece os benefícios da melancia? Ela tem um alto teor de antioxidantes, nutrientes e vitaminas A e C.

É amplamente utilizada para fazer sucos e bebidas, assim como para acompanhar as refeições. Também contém licopeno e betacaroteno, duas substâncias que ajudam a prevenir e tratar o câncer.

Quanto mais madura for, mais benefícios ela traz para nossa saúde. 90% do conteúdo de uma melancia madura é composto por água. Portanto, é uma fruta amplamente utilizada como coadjuvante para tratar condições como desidratação severa, cólica renal e anemia.

A seguir, apresentaremos três dos muitos benefícios desta maravilhosa fruta.

Alguns dos incríveis benefícios da melancia

1. Fortalece o coração

 

Saúde cardiovascular

A melancia contém citrulina, que se transforma em arginina. Estes dois aminoácidos favorecem a saúde das artérias, o fluxo eficiente de sangue e a função cardiovascular em geral.

A arginina e a citrulina são necessárias para a produção de óxido nítrico, o que contribui para a elasticidade das artérias e vasos sanguíneos.

2. Melhora a disfunção erétil

 

Casal comendo melancia

Embora pareça surpreendente, a melancia tem propriedades semelhantes as dos dilatadores dos vasos sanguíneos utilizados para tratar a disfunção erétil.

A controvérsia em torno deste benefício da melancia é que não há detalhes sobre a quantidade exata que se deve consumir para melhorar esta condição.

No entanto, esse potencial da melancia está esperando por alguém que se atreva a testar seu efeito sobre a disfunção.

3. Fornece um ótimo teor nutricional

É bem conhecida por sua contribuição como diurético e como hidratante, mas seu extraordinário teor nutricional não é tão amplamente conhecido.

Além de ter um sabor delicioso e refrescante, a melancia contém grandes quantidades de nutrientes. 

Isso a torna um alimento de grande valor nutricional, como poucos outros.

A seguir, os nutrientes que uma porção de apenas 100 g pode fornecer:

  • Carboidratos: 8 g.
  • Proteínas: 0,6 g.
  • Gordura: 0,2 g.
  • Calorias: 30
  • Fibra: 0,5 g.
  • Vitamina A: 570 UI.
  • Vitamina C: 8,1 mg.
  • Potássio: 112 mg.
  • Magnésio: 11 mg.
  • Ferro: 0,2 mg.
  • Outras vitaminas: B1, B2, B3 e B6.
  • Outros minerais: manganês e fósforo.

É preciso mencionar que as quantidades que consumimos são muito maiores do que essa pequena porção, o que nos permite medir o benefício nutricional que esta fruta exótica é capaz de oferecer ao nosso organismo.

Portanto, a melancia é amplamente consumida e recomendada para atletas esportivos de prática esporádica, bem como atletas de alto desempenho.

Depois de conhecer esses benefícios da melancia é provável que na próxima vez em que você encontrar esta fruta, a enxergue de forma diferente e comece a consumi-la com a consciência de tudo o que ela pode proporcionar.

E o mais importante, que você a introduza em sua dieta diária como um alimento que não pode faltar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.