Como a meia de compressão funciona?

As meias de compressão podem ser de diferentes tamanhos e tipos para se adequar a cada paciente. Aprenda neste artigo tudo que você precisa saber sobre elas.
Como a meia de compressão funciona?

Última atualização: 04 Março, 2021

A meia de compressão é um tipo especial de meia que, nos últimos anos, vem ganhando destaque no tratamento da insuficiência venosa crônica. Ou seja, costuma ser usada ​​para prevenir ou melhorar as veias varicosas típicas das pernas.

São meias-calças mais justas e resistentes do que as normais. Elas podem ser feitas de diferentes tipos de materiais, da seda ao náilon ou lycra. Além disso, são projetadas de acordo com cada paciente e suas necessidades.

As meias de compressão funcionam por elastocompressão. Ou seja, elas comprimem as pernas para estimular o fluxo do sangue que retorna dos pés para o coração. Neste artigo, explicaremos tudo que você precisa saber sobre elas.

Insuficiência venosa

Insuficiência venosa leve

A insuficiência venosa é uma doença que atinge quase 25% da população e cuja incidência vem aumentando gradativamente. Afeta quase cinco vezes mais mulheres do que homens e também aumenta com a idade.

Essa patologia ocorre quando as veias das pernas perdem a capacidade de levar o sangue dos pés para o coração. Isso acontece, entre outras coisas, porque as válvulas que estão presentes nas veias e que impedem o refluxo do sangue falham.

Quando isso acontece, o sangue tende a se acumular nos pés e causar diversos problemas. Em primeiro lugar, as pernas tendem a inchar e o cansaço se acumula nessa área. É normal sentir cãibras ou formigamento.

No entanto, o mais impressionante sobre essa doença é a presença de varizes. São manchas arroxeadas na pele que, na verdade, são veias dilatadas. A principal causa de tudo isso é o sedentarismo, já que a atividade física e a movimentação dos músculos ajudam as veias a empurrar o sangue.

Portanto, é muito comum ver isso em mulheres mais velhas que passam muito tempo sentadas. Da mesma forma, estudos associam a insuficiência venosa ao tabaco, obesidade, álcool e certos medicamentos.

Como funciona uma meia de compressão?

As meias de compressão tornaram o tratamento da insuficiência venosa mais confortável, discreto e eficaz. Elas ajudam a melhorar a circulação venosa, aliviando os sintomas das varizes.

A forma como uma meia de compressão funciona é baseada no fato de que, como o nome sugere, ela comprime as pernas. No entanto, elas não o fazem igualmente em toda a perna, mas exercem diferentes pressões em cada parte.

A pressão é máxima na região dos pés e diminui à medida que se aproxima da coxa. Assim, elas ajudam o sangue a seguir seu caminho rumo ao coração. Além disso, evitam que as veias continuem a dilatar.

Isso pode parecer muito desconfortável, mas hoje em dia os avanços científicos tornaram as meias de compressão fáceis de usar. Na verdade, elas não são todas iguais; são projetadas sob medida para cada paciente, ajustando-se de acordo com sua doença e suas características.

Varizes

Que tipos de meia de compressão posso encontrar?

Em primeiro lugar, deve-se notar que as meias de compressão não são todas do mesmo formato e tamanho. A escolha depende da patologia a ser tratada.

As meias curtas de compressão vão até abaixo do joelho. O principal diferencial em comparação com as meias normais é o tecido, já que estas últimas costumam ser mais grossas e adequadas para o inverno. As meias compridas se ajustam ao meio da coxa, enquanto os modelos “panties” vão até a cintura.

Dependendo do efeito desejado, as meias de compressão também podem variar na pressão que exercem. As de pressão mais baixa, em torno de 14 mmHg, costumam ser usadas ​​em pessoas que têm predisposição ou princípios para a doença.

À medida que a insuficiência venosa progride e os sintomas aumentam, as meias de compressão também aumentam em resistência. O mais importante a lembrar é que elas devem ser feitas sob medida para atender às necessidades de todos.

Conclusão

As meias de compressão são resistentes, projetadas para estimular o retorno do sangue dos pés ao coração. Elas são usadas ​​em pessoas com insuficiência venosa como um dos tratamentos mais eficazes da atualidade.

Pode interessar a você...
Será que melhor dormir de meias?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Será que melhor dormir de meias?

Dormir de meias ajuda a estabilizamos nossa temperatura corporal. Assim, evitamos sentir frio no meio da noite e acordarmos por causa dele.