Como manter a forma após os 50

Chegando a uma certa idade, pode parecer mais difícil manter-nos em forma, mas é tudo é uma questão de se adaptar e encontrar uma atividade que nos preencha e nos encoraja a exercitar. Veja como manter a forma após os 50.

Homens e mulheres devem ter hábitos saudáveis ​​ao longo de suas vidas. No entanto, após os 50 e após a menopausa ou a andropausa, é essencial permanecer saudável para evitar doenças típicas da idade avançada.

Neste artigo, oferecemos algumas dicas para melhorar sua saúde se você já completou 5 décadas e como manter a forma após os 50.

Com 50 anos de idade… não está velho!

Anteriormente, uma pessoa que já formara sua família e estava perto da aposentadoria era considerada “velha”.

Felizmente, as coisas mudaram e, atualmente, 50 anos é o melhor momento para iniciar novas rotinas ou mudar certos hábitos.

E isso também mudou em termos de medicina, já que, anteriormente, pensava-se que, por exemplo, para uma mulher após a menopausa, era arriscado exercitar-se.

Agora sabemos que os benefícios dos esportes são muitos em qualquer idade.

A atividade física nesta fase da vida é usada para preservar certas qualidades que se deterioram ao longo do tempo.

Além disso, são recomendáveis ​​atividades que sejam agradáveis e em que é acompanhado por pessoas da mesma idade ou similares.

Desta forma, não só o corpo será treinado, mas também a mente. E, é claro, é aconselhável fazer atividades de lazer ao ar livre e também algum curso ou oficina para manter o cérebro em forma e fortalecer a memória ou o raciocínio.

Visite este artigo: Como fortalecer a memória praticando 7 exercícios simples

Dicas para manter a forma após os 50

Quer tenha praticado esportes toda sua vida ou nunca tenha colocado os pés em uma academia, é muito importante que você siga uma rotina de exercícios.

Manter a forma após os 50 não é uma missão impossível. Antes de começar, preste atenção a estas dicas:

1. Determine seus objetivos

Andar de bicicleta ajuda a manter a forma após os 50

Para que você deseja fazer ginástica? Pode ser para perder peso, melhorar o equilíbrio, ter boa saúde ou fortalecer certas partes do corpo.

Ou talvez para limpar a mente um pouco, deixar de lado o estresse ou conhecer novas pessoas. Este objetivo irá mantê-lo focado nos dias em que você não se sente motivado para sair de casa.

2. Procure uma atividade apropriada

Isso significa que você deve se adaptar à sua idade, sua constituição física, suas habilidades e sua experiência. Parece impossível, mas não é.

Experimente todas as atividades que você deseja até encontrar a certa. Você descobrirá qual é quando não perde nem uma aula.

3. Organize sua agenda

Caminhar ajuda a manter a forma após os 50

Determine quanto tempo você dedicará ao exercício por dia ou por semana. Combine suas atividades com esportes para que não tenha de prescindir de nada.

Organize uma agenda ou cronograma se você tiver outras obrigações.

4. Considere o exercício como um prazer

Manter-se em forma é uma tarefa a longo prazo. Portanto, se você não se exercita por um dia ou dois, nada de ruim acontecerá.

Não se atormente se não sentir vontade, se chover ou se está com gripe para sair de casa. Aproveite esses momentos para passar mais tempo com sua família, saia ou assista um filme.

5. Mude sua dieta

A dieta equilibrada ajuda a manter a forma após os 50

Não esqueça que, após a menopausa, as mulheres têm um metabolismo mais lento. Portanto, se você comer o mesmo que antes, você ganhará peso.

Consulte um nutricionista para fazer uma dieta de acordo com sua idade e necessidades. Adicione mais frutas, legumes, vegetais e grãos integrais à sua dieta diária para manter a forma após os 50.

Exercícios para manter a forma após os 50

Recomendamos que comece devagar e sem se esforçar demais, especialmente se você não faz esportes há muito tempo (ou nunca fez).

Essas atividades podem ser muito úteis após os 50:

1. Caminhar

  • É a base do exercício e é aconselhável em qualquer idade. A melhor parte é que você pode andar a qualquer hora e em qualquer lugar.
  • Embora seja melhor caminhar ao ar livre, você sempre pode usar a esteira de ginástica quando estiver frio ou chovendo.
  • Você pode aproveitar a oportunidade para caminhar com seus netos ou seu cachorro.
  • É aconselhável uma hora por dia. Use sapatos confortáveis ​​e caminhe ao seu ritmo.

2. Dança

Dançar ajuda a manter a forma após os 50

A vida sem música não seria vida. E, além disso, a dança traz muitos benefícios para a saúde.

Manter a forma após os 50 pode ser a coisa mais divertida do mundo se adicionarmos músicas em movimento. Você nem precisa sair da casa… dançar no meio da sala!

É um excelente exercício de coordenação que, além disso, melhora sua autoestima e oxigena o sangue.

Você quer saber mais? Leia: 5 benefícios de dançar

3. Fazer Ioga

Há muitos benefícios desta prática milenar que permite que você fique em forma após os 50.

Apenas para mencionar alguns:

Os exercícios são tão lentos como qualquer um queira ou possa e, além disso, eles o conectarão com seu “eu interior”.

4. Nadar

A natação ajuda a manter a forma após os 50

A natação é outro dos esportes que podemos praticar após a menopausa e a andropausa, porque nos beneficia sem fazer esforços excessivos.

Você vai se exercitar sem perceber, e isso graças à ação da água.

Se você não sabe nadar, este é um excelente momento para começar as aulas. Você também pode desfrutar de atividades que se façam na parte mais baixa da piscina (como o famoso aquagym).

Você também pode ir tanto no inverno como no verão, porque a água é aquecida de acordo com a época do ano.

Recomendados para você