Como limpar as folhas das plantas em casa?
A limpeza doméstica é uma tarefa que requer habilidade; os elementos que a complementam precisam dos seus próprios cuidados, assim como as plantas e as suas folhas.
Limpar as folhas das plantas também é importante. Isso ocorre porque mantê-las em boas condições e tomar o devido cuidado favorece a respiração da mesma. A poeira ou até mesmo a contaminação do ar pode se acumular sobre elas e, assim, reduzir consideravelmente a quantidade de luz solar que elas recebem.
Isso pode fazer com que a planta desenvolva menos clorofila e, portanto, acabe ficando doente. Dessa forma, a planta ficará amarela e parará de crescer. De fato, com o tempo, ela poderia até mesmo morrer.
Portanto, limpar as plantas que não recebem água da chuva é muito importante para manter a sua saúde. É melhor repetir esse procedimento pelo menos duas vezes por mês.
Métodos para limpar as folhas das plantas
De acordo com as informações publicadas no Smart Garden Guide, os métodos para limpar as folhas das plantas podem variar de acordo com o tipo de folha e a natureza do solo. Em geral, é uma tarefa simples, mas nem sempre rápida. Vamos ver algumas opções:
1. A água como primeiro recurso
A água é um bom recurso para limpar as folhas das plantas. De fato, é o mais comum.
Uma boa dica é levar a planta para o chuveiro e abrir a torneira. Verifique se a água não está muito quente e que o jato não saia muito forte. Assim, você receberá jatos suaves em vez de um jato mais intenso e direto que pode danificar as folhas. Usar uma mangueira ou pulverizador também pode funcionar muito bem.
Caso a sujeira da planta for muito abundante, você poderá misturar um litro de água com algumas gotas de gel de banho. Pulverize as folhas com esta preparação e depois lave com água limpa. Quem recomenda esse método sugere que é melhor cobrir o substrato ou deitar a planta para que essa mistura caia apenas nas folhas.
2. Brilho natural
Esta é uma técnica muito eficaz, com exceção daquelas plantas com folhas encaracoladas ou com pelos pequenos; não use nelas. No restante das plantas, pode dar resultados muito bons.
Passe pelas folhas uma esponja com água e sabão para fazê-las brilhar. Outra opção é fazê-lo com azeite. De ambas as maneiras, você terá mais brilho em suas plantas.
3. Limpe as plantas com uma escova de dentes
Aqui enfatizamos uma cautela em relação às plantas aveludadas ou com pelos pequenos. Elas são mais frágeis e podem ser danificadas mais facilmente. Para limpá-las, você pode usar uma escova de dentes velha.
Primeiro, segure a folha com a mão por baixo e passe a escova suavemente sobre ela. Comece pela base e mova com cuidado até a ponta da folha. Lembre-se de lavar a escova de vez em quando e deixe secar antes de usá-la novamente para limpar as folhas das plantas.
Alguns outros objetos que podem servir para esta técnica são pincéis suaves ou limpadores de cachimbo. Além disso, até mesmo uma folha da mesma planta pode ser útil para remover a poeira do resto delas.
Outras dicas
Além de ser importante limpar as folhas das plantas, você também precisa oferecer outros cuidados. Um deles, talvez o mais importante, tem a ver com a eliminação de partes não saudáveis.
Se a planta tiver flores murchas ou folhas secas, amarelas ou fracas, será melhor removê-las. Desta forma, você pode dedicar todos os seus recursos para a conservação e crescimento das partes saudáveis.
Da mesma forma, é aconselhável levar em conta as características das plantas para o cuidado apropriado. Por exemplo, há algumas que não são favorecidas quando suas folhas ficam molhadas; alguns exemplos são os cactos e as suculentas. Para eles, é melhor optar pela limpeza a seco.
Limpar as folhas das plantas é algo que levará apenas alguns minutos. No entanto, isso pode ter efeitos muito positivos. Se você usá-las como parte da decoração de interiores, uma aparência saudável e brilhante mudará totalmente a vitalidade de seus ambientes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kylin, A. (1988). Plant Physiology. Physiologia Plantarum. https://doi.org/10.1111/j.1399-3054.1988.tb09206.x
- Cowan, M. M. (1999). Plant products as antimicrobial agents. Clinical Microbiology Reviews. https://doi.org/10.1128/CMR.12.4.564
- How Do You Clean Indoor Plant Leaves?. (n.d.) Smart Garden Guide. https://smartgardenguide.com/how-do-you-clean-indoor-plant-leaves/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.